Frases de Benjamin Franklin repletas de sabedoria

5 frases de Benjamin Franklin repletas de sabedoria

Março 14, 2018 em Curiosidades 0 Compartilhados
Frases de Benjamin Franklin repletas de sabedoria

Algumas das frases de Benjamin Franklin são verdadeiras pílulas de sabedoria sobre as quais queremos refletir hoje. Falamos de um dos pais fundadores dos Estados Unidos, uma façanha que conseguiu apesar de só ter estudado até os 10 anos de idade.

Sua sede insaciável de saber e sua curiosidade alimentaram sua paixão autodidata e permitiram que se convertesse, por exemplo, no inventor do aquecedor em 1744 e do para-raios no ano de 1753. Grandes invenções que fizeram dele um personagem reconhecido.

No entanto, não podemos esquecer outras facetas de Franklin, como seu trabalho como político, autor, escritor, diplomata, estadista, ativista… Definitivamente, Franklin foi uma pessoa muito inquieta e com grandes habilidades para atuar em diferentes áreas profissionais. Hoje compartilhamos sua sabedoria em 5 de suas melhores frases.

Melhores frases de Benjamin Franklin

1. A prevenção dos maus hábitos

“É mais fácil prevenir maus hábitos do que eliminá-los.”
Compartilhar

A primeira das frases de Benjamin Franklin nos permite abordar um tema muito importante: os maus hábitos. Diariamente diversas pessoas se propõem a parar de fumar, não beber mais uma gota de álcool ou não recorrer a um novo tipo de droga. Mas, diariamente, muitas dessas mesmas pessoas voltam a cair no seu vício.

Como bem diz a frase de Franklin, é muito mais simples prevenir os maus hábitos. Quando não experimentamos algo, seja por pressão social ou por curiosidade, temos certeza de que não ficaremos dependentes dessa substância. Porque romper um hábito que traz determinadas sensações agradáveis pode ser uma tarefa muito complicada e requer muita energia e recursos.

Uma síndrome de abstinência pode ser tão insuportável para o nosso corpo e nossa força de vontade tão fraca que, às vezes, apenas um ultimato por parte de um médico – “se continuar fumando/bebendo/se drogando você vai morrer” – poderia fazer com que deixássemos o nosso vício. A chave para não chegar a esse extremo está na prevenção.

Mulher tomando bebida alcoólica

2. Falar mal dos outros

“Não falarei mal de nenhum homem e falarei tudo de bom que souber de cada pessoa.”
Compartilhar

Se fizéssemos uma análise do que as pessoas falam dos outros, certamente nos surpreenderíamos com a frequência com a qual aparecem as críticas, os julgamentos e as palavras repletas de inveja. Talvez seja uma conduta aprendida. Talvez sejam nossas inseguranças e medos que nos levam a agir assim. Essa segunda das frases de Benjamin Franklin nos incita a fazer o contrário.

Modificar o conteúdo, muitas vezes automático, dos nossos discursos não é nada simples, mas se formos conscientes de que estamos falando mal de alguém, esta já é uma grande vantagem. Só assim poderemos ir mudando pouco a pouco a nossa maneira de falar mal dos outros para começar a falar bem. Não é verdade que gostamos quando os outros falam bem de nós? Pois façamos o mesmo.

3. Aprender com os erros

“Eu não falhei no teste. Eu só encontrei 100 maneiras erradas de fazer.”
Compartilhar

Como bom inventor que foi, Franklin experimentou a pressão que recai sobre alguém que falha em uma tentativa. Os erros podem nos fazer sentir que não temos a capacidade necessária para fazer o que queremos, que o que tentamos construir não será bom o suficiente ou que a decisão mais racional seria desistir.

No entanto, Franklin perseverou em suas ideias apesar das tentativas que não deram certo. Isso não era importante para ele. Buscava melhorar a todo custo, porque os erros servem para aprender. Se estamos decididos a conseguir algo, perseverar, aprender com os erros e seguir adquirindo conhecimento é a decisão mais inteligente.

Não tenhamos medo de errar ou de tropeçar. Isso significa que estamos aprendendo e que, na próxima vez, faremos muito melhor. Lembremos que os melhores inventores se equivocaram muitas vezes antes de conseguir fazer sua grande invenção. Por trás disso há muitas horas, muita perseverança, muita força de vontade, muito empenho…

Força de vontade

4. A vergonha

“Ter sido pobre não é uma vergonha, mas envergonhar-se disso é.”
Compartilhar

A quarta frase de Benjamin Franklin nos fala de um tema essencial: a vergonha. Uma vergonha que nos paralisa e nos aterroriza. Por que quando somos pequenos não temos vergonha de nada? Porque a vergonha é uma emoção que aprendemos a sentir em determinadas ocasiões.

Por outro lado, todos temos um passado. Pobres e ricos. Nele fomos e agora somos. Em muitos casos é preciso falar de onde estávamos e até onde conseguimos chegar para entender o poder que temos sobre o que nos acontece. Nesse sentido, longe de ser motivo de vergonha, ter conseguido melhorar nossa situação tem que ser um motivo de orgulho.

Além disso, a frase de Franklin deve ser entendida em um contexto no qual os “novos ricos” eram menosprezados por aqueles que era “ricos de berço”. Na época cada pessoa tinha uma classe social na qual havia nascido, e nela deveria permanecer. Hoje em dia o panorama social é um pouco diferente, embora ainda incerto, já que determinadas pessoas continuam olhando de cima para outras por não terem estudado em boas universidades, por exemplo.

Mulher flutuando em direção ao céu

5. Se você tem dúvidas, detenha-se!

“No caso de dúvida, não faça!”
Compartilhar

Em vários momentos temos dúvidas. Dúvidas sobre se devemos ou não fazer algo, sobre as decisões que temos que tomar… Em alguns casos, as dúvidas respondem a uma insegurança que seria importante resolver. No entanto, outras vezes são como um sinal de alerta frente a uma decisão que vamos tomar, mas da qual na verdade não estamos seguros.

Nenhuma decisão importante está livre de dúvidas. São elas que nos avisam que chegamos a um ponto no qual a reflexão é importante; uma reflexão à qual muitas vezes é preciso dedicar uma boa dose de recursos. Por isso, talvez tenhamos que nos deter. No entanto, essa paralisia necessária não tem que ser eterna: nem sempre vamos poder esclarecer todos os questionamentos, nem sempre as circunstâncias vão esperar.

O que você acha dessas frases de Benjamin Franklin? Elas lhe fizeram refletir sobre algum aspecto da sua vida? Como podemos ver, não falamos de nada que não saibamos, no entanto, na atualidade continuamos agindo de tal forma que há anos frases como as de Franklin nos convidam a agir para fazer mudanças.

Recomendados para você