5 frases de Leonardo da Vinci

· março 5, 2019
O que mais chama a atenção nas frases de Leonardo da Vinci é sua fé na vontade humana. Naquela época, muitos ainda pensavam que o mundo existia e se movia graças a forças sobrenaturais. Leonardo, por outro lado, exaltava o poder do ser humano.

As frases de Leonardo da Vinci são apenas uma pequena amostra do que foi esse grande homem, considerado um dos maiores gênios de todos os tempos. Ele tinha uma inteligência incrível e a aplicou em praticamente todos os campos do conhecimento humano. Poucos homens ilustres tiveram tanta versatilidade.

Leonardo era um inventor, mas também um grande pesquisador e um humanista dedicado. Sua curiosidade não tinha limites. Também foi caracterizado por ser um espírito indomável, para quem o desejo de conhecimento era maior que a conveniência. Muitas vezes provocou controvérsia sobre sua recusa em parar no caminho do conhecimento.

Nas frases de Leonardo da Vinci, também se revela um pensador que refletiu sobre o sentido da vida, os valores e o mundo. Era dinâmico, inconstante, ousado e também dotado de um grande senso de humor. Estas são algumas das suas afirmações mais famosas.

“Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar”.
-Leonardo da Vinci-

1. Três tipos de pessoas

“Há três tipos de pessoas: as que veem, aquelas que veem quando algo lhes é mostrado, e as que não veem”.

Esta é uma das frases de Leonardo da Vinci que colocam uma interrogação no ser humano. Obviamente, neste caso, refere-se a “ver” não como um ato físico, mas como uma metáfora de entender a realidade, de ser consciente do que há no mundo.

Os que “veem” são aqueles que conseguem visualizar a realidade em um sentido amplo. Os que veem apenas o que lhes é mostrado são aqueles que condicionam seu olhar aos outros. E os que não veem simplesmente se recusam a entender o que o mundo lhes diz.

Mulher segurando lua de olhos vendados

2. Rir, rir sempre

“Se for possível, você deve fazer até os mortos rirem”.

Leonardo da Vinci era um comediante sem igual. Adorava criar situações em que pudesse se divertir com os outros, ou às custas dos outros. De fato, há uma hipótese segundo a qual o famoso Sudário de Turim não passa de uma piada de Leonardo que continua até os dias de hoje.

De qualquer forma, esta é uma das frases de Leonardo da Vinci que expressa seu espírito lúdico e a reivindicação do riso como ingrediente e sintoma de qualidade de vida. Para rir você precisa de inteligência, abertura e simplicidade. Todas essas eram virtudes desse grande gênio universal.

Pensamentos das frases de Leonardo da Vinci

3. A teoria e a prática

“Aqueles que se apaixonam apenas pela prática, sem se importar com a exatidão ou a ciência, são como o piloto que embarca sem um leme ou uma bússola, e nunca sabe onde irá chegar”.

Ninguém com mais autoridade que Leonardo para fazer essa afirmação. De fato, sua paixão pelo conhecimento (curiosidade) partia da consciência de sua ignorância. Isso permitiu que ele extraísse informações e também projetasse princípios teóricos.

Ao mesmo tempo, Leonardo foi um grande inventor. Isso significava aplicar os conhecimentos adquiridos a soluções concretas. Por isso, ele, mais do qualquer um, entendia essa relação estreita e dinâmica entre a teoria e a prática, entre os princípios e sua aplicação.

4. Uma das frases de Leonardo da Vinci sobre o prazer

“O prazer mais nobre é a alegria de entender”.

Esta é uma das frases mais bonitas de Leonardo da Vinci. Também uma daquelas que melhor reflete seu espírito de cientista, de descobridor e de criador. Certamente, ele teve que passar horas árduas em busca de respostas. Por isso, conhecia a fundo o prazer de entender.

Há uma satisfação profunda toda vez que se alcança compreensão. É um sentimento de libertação e de leveza. Entender é resolver a incerteza gerada pela ignorânciaTambém ter maior controle sobre algo e se livrar do peso de não saber. É, na verdade, um prazer nobre, que aumenta a felicidade daqueles que a experimentam.

5. Seja um espectador ou participante

“Faz tempo que me chama a atenção que as pessoas de sucesso raramente se sentem e deixem as coisas acontecerem. Elas saem e fazem as coisas acontecerem”.

Reflexão das frases de Leonardo da Vinci

Com esta afirmação, Leonardo nos diz que a passividade, como regra, acaba nos depositando em lugares onde dificilmente desejaríamos estar. O fato de sermos espectadores pode nos ajudar em um determinado momento, mas quando ocupamos este lugar constantemente, a vitalidade, nossa vitalidade, tende a se extinguir.

É interessante que Leonardo diga que é possível fazer as coisas acontecerem. Com isso, ele destaca que a vontade humana é a força orientadora dos acontecimentos. O ser humano pode mudar a realidade através de suas ações. Este é também o princípio da autonomia e da liberdade.

São muitas as frases de Leonardo da Vinci que nos permitem analisar a profundidade de seu pensamento. Embora seja lembrado principalmente como pintor e como inventor, boa parte de sua grandeza também emana da filosofia de vida que adotou e promoveu.

  • Gelb, M. J. (1999). Inteligencia genial: 7 principios claves para desarrollar la inteligencia, inspirados en la vida y obra de Leonardo da Vinci. Editorial Norma.