Mariela Michelena: 5 de suas frases sobre os relacionamentos

5 frases de Mariela Michelena sobre os relacionamentos

junho 25, 2018 em Emoções 0 Compartilhados
Frases de Mariela Michelena sobre relacionamentos

Mariela Michelena é uma psicanalista especializada em relacionamentos entre casais. Em seus livros ela nos mostra como vive uma pessoa que sofre de dependência emocional, e a forma mais errada e tóxica na qual este tipo de relacionamento pode se desenvolver, além de todos os problemas que nascem dessa maneira de se relacionar.

Apesar de os anos se passarem e irmos avançando, parece que ficamos estagnados em uma série de ilusões, expectativas e passos errôneos a seguir, que continuam derivando em relacionamentos desastrosos. Neste âmbito da relação em casal, parece que continuamos tropeçando sempre na mesma pedra. Talvez estas frases de Mariela Michelena nos ajudem a nos desfazermos de velhas crenças e adotarmos algumas mais saudáveis.

Frases de Mariela Michelena que nos convidam a refletir

“A velha fórmula de interrogar a margarida: bem me quer? Mal me quer? É uma fórmula enganosa. Para que as respostas da margarida sejam confiáveis, é preciso fazer perguntas mais complexas: me ama como eu mereço que me ame?”
– Mariela Michelena em seu livro Mulheres mal-amadas –

1. “O sofrimento por amor é grátis”

Esta é uma das primeiras frases de Mariela Michelena, muito contundente e que ressalta a nossa facilidade para nos colocar em uma posição de sofrimento. Um sofrimento que, em ocasiões, é evitável e que em outras não, de forma que nestas últimas ganhamos quando somos inteligentes na hora de gerenciar esta dor interna. O sofrimento pode aparecer por não poder ter um filho ou porque as contas não fecham entre o que precisamos para viver e os recursos com os quais contamos.

Porém, quando falamos de sofrer por amor, estamos nos referindo a sofrer pelo fato de não amar ou de que não nos amem. Estamos com nosso parceiro porque temos medo de estar sozinhos? Nestes casos sofremos por amor, um amor que não está sendo saudável.

Quando sofremos por amor, não vamos receber nada em troca, ainda que acreditemos que sim. “Se eu for submissa, ele continuará comigo; se eu não disser o que penso, ele não me deixará”. Estes pensamentos fazem com que o relacionamento se torne tóxico e com que adotemos atitudes nocivas que vão contra nossa própria pessoa. Ainda que acreditemos no contrário, nunca vale a pena…

Mulher e homem separados por porta

2. “Nós transformamos qualquer sapo que passa por nós em um príncipe encantado”

A segunda das frases de Mariela Michelena que escolhemos fala dessa busca eterna pelo príncipe encantado. Uma busca que não acaba muito bem, pois em nossa frustração por esperar o que não chega, acabamos transformando qualquer sapo em príncipe. Até que, com o tempo e a duras penas, conseguimos tirar o véu que colocamos em nossos próprios olhos e descobrir a verdadeira realidade. Então nos sentimos enganados pelo outro, quando a idealização foi nossa.

Muitas pessoas não esperam que alguém goste delas de verdade. Outras começam a sonhar e criar expectativas desde a primeira vez que alguém as cumprimenta. A pressa nunca é boa companheira, e menos ainda em relacionamentos. É aí que deveríamos pesar bem o que queremos, o que procuramos, e abrir bem os olhos para ver se a pessoa que temos diante de nós corresponde à imagem que criamos dela.

“Quanto mais o amor for embelezado e encoberto, mais dependente e empobrecido fica o apaixonado.”
– Mariela Michelena –

3. “Um homem não é um bebê”

Há muitas pessoas que tratam os seus parceiros como se fossem crianças ou bebês. A mulher, neste caso, age como uma mãe e trata seu parceiro como se fosse um bebê. O círculo se fecha quando esse “bebê” lhe oferece amor incondicional.

O amor incondicional é um amor sem condições no qual, como diz Mariela Michelena, “quem ama com um amor incondicional o faz porque quer, porque tem vontade e porque manda em seus amores”. Não precisa de reciprocidade, seu próprio amor basta e sobra aos dois. É um amor que podemos dar a um filho, mas não ao nosso parceiro.

Se analisarmos a situação, nos daremos conta de que amar um homem como se fosse um bebê é amar uma ilusão, algo que só existe em nossa mente. Se abrirmos os olhos nos daremos conta de que esse bebê tem barba, é adulto e autossuficiente. Dar-lhe amor incondicional é dar-lhe um poder enorme, e ele pode nos machucar. De fato, isso diz muito sobre o pouco amor que temos por nós mesmas.

Mulher abraçando seu parceiro

4. “Paixão para a vida toda? Há quem possa tê-la, mas não acontece na maioria dos casos”

Mariela Michelena nos adverte sobre a crença de que, se encontrarmos o amor de verdade, a paixão nunca se desvanecerá. Isso não é certo, pois a convivência, a rotina, os problemas… Definitivamente, o amor por si só não vai fazer com que a paixão se mantenha sempre no mesmo nível. Fazemos isso com nossos atos, detalhes, compromisso, etc.

Ainda que possam existir casais cuja paixão seja duradoura, o “normal” é que esta precise de um certo cuidado com o passar dos anos para que se mantenha. Se não, em ocasiões, pode chegar a desaparecer, causando frustração no casal.

“Exigimos da vida coisas que ela não tem porque nos dar, e exigimos de nós mesmos uma felicidade à qual não precisamos estar condenados.”
– Mariela Michelena –

5. “Por amor, as mulheres são capazes de se sacrificar”

A última das frases de Mariela Michelena é sumamente importante para nos darmos conta de que os limites no amor, o que entregamos e oferecemos, somos nós quem decidimos. Em todo relacionamento teríamos que ter limites bem estabelecidos e claros. Aqueles que, sob nenhuma hipótese, toleraríamos, que seriam os gatilhos para fazermos nossas malas e irmos embora.

É diferente para cada pessoa. Por exemplo, haverá pessoas que não toleram a infidelidade. Outras, dependendo de como esta aconteça (um caso de uma noite, relacionamento paralelo, múltiplas infidelidades), podem aplicar uma maior ou menor tolerância. O importante é que todo nós estabeleçamos estes limites. Ultrapassá-los atentará contra os nossos valores, e isso é algo que a longo prazo se voltará contra nós.

Mulher com fios vermelhos

Porém, parece que nos esquecemos de tudo isso quando entramos em um relacionamento. Somos capazes de fazer o inimaginável, as maiores loucuras, para manter algo que talvez não se sustente. Não temos limites? Não nos damos valor?

O truque para não cair em uma relação que nos destrua é cuidar de nossa própria autoestima e não ultrapassar esses limites que estabelecemos em consonância com nossos valores. Mas, principalmente, temos que aprender a nos afastar de crenças e expectativas que favorecem a idealização do outro.

Recomendados para você