Frases para aumentar a autoestima - A Mente é Maravilhosa

7 frases para aumentar a autoestima

fevereiro 11, 2018 em Psicologia 511 Compartilhados
Frases para aumentar a autoestima

Precisamos aprender a nos valorizarmos mais, a identificar tudo o que temos de positivo, quais são os nossos pontos fortes e as melhores habilidades se quisermos ter uma vida plena. Estas frases para aumentar a autoestima agem como uma bússola e apontam para onde devemos dirigir o nosso olhar para fortalecer o amor próprio.

Sabemos que isso não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas desistem diante da primeira tentativa fracassada porque acreditam que se amar requer muito esforço e que não têm força suficiente para encarar os seus demônios. No entanto, vale a pena. Seja o seu melhor amigo e principal amante, isto nos dará a oportunidade de nos sentirmos vivos e felizes.

Agora, sabemos que uma frase por si só não acenderá repentinamente a chama do amor próprio. No entanto, elas nos convidam a refletir. E, a partir deste exercício, poderemos obter lições profundas e úteis. Por essa razão, poderíamos dizer sem medo de errar, que vale a pena ter “sempre à mão” algumas frases de autoestima. Elas irão nos lembrar da importância de nos tratarmos com carinho e alimentarmos o nosso amor próprio.

Frases para aumentar a autoestima

Mãos segurando coração cor-de-rosa

Você merece o seu amor

“Você mesmo, assim como qualquer outra pessoa em todo o universo, merece o seu amor e carinho”.
– Buda –

Essa é uma das frases de autoestima que devemos ter mais presentes no nosso dia a dia: somos dignos e merecedores de carinho. Temos a obrigação saudável de não mendigar amor ou aceitar migalhas.

O amor nos nutre, especialmente o nosso próprio amor. Ele nos dá força, segurança, e nos permite amar os outros. É o alicerce sobre o qual devemos construir a nossa vida e os nossos relacionamentos. Quem constrói com amor cria alicerces difíceis de quebrar. Agora, o mais importante de tudo é estar consciente de que temos o direito de recebê-lo, tanto dos outros quanto de nós mesmos.

Trate-se bem

“Você tem se criticado há muitos anos e não deu certo. Tente se aprovar para ver o que acontece”.
– Louise L. Hay –

Nós temos o mau hábito de nos criticarmos e nos ferirmos com as nossas palavras e avaliações. Julgar-se cruelmente é fácil, um hábito para muitas pessoas; mas restaurar o dano que isso causa não é tão simples. Na verdade, fazê-lo de forma contínua cria uma espiral de dor e sofrimento cada vez maior e pesada. Agimos dessa forma quase todos os dias, e o pior de tudo, sem estarmos conscientes disso.

É impossível ter uma boa autoestima se estamos nos criticando e desvalorizando todos os dias. Com esta frase, Louise Hay nos oferece uma alternativa. Esta escritora e palestrante americana aposta nos elogios e na linguagem positiva em relação a si mesmo. Por que não tentar?

Nós merecemos nos tratar bem, merecemos o nosso próprio reconhecimento. O que há de errado em dizermos a nós mesmos tudo o que fazemos bem? Talvez não estejamos acostumados, mas para tudo há uma primeira vez.

Respeite-se para escolher melhor

“O nosso autorrespeito marca as nossas escolhas. Toda vez que agimos em harmonia com o nosso eu verdadeiro e o nosso coração, ganhamos respeito. É muito simples: cada escolha é importante”.
– Dan Coppersmith –

Esta é outra frase sobre a autoestima intimamente ligada às anteriores. O respeito marca as nossas futuras decisões. Compartilhar a lealdade e ser fiel a nós mesmos determina cada ato e cada escolha da nossa vida. Além disso, a forma como nos respeitamos definirá a maneira como nos relacionaremos com as pessoas que nos rodeiam.

Se você se valorizar e se apoiar, aumentará a probabilidade dos outros o tratarem da mesma forma. Por outro lado, se você não se valorizar, se tratar mal, provavelmente os outros também o farão. É uma questão de se priorizar e amar a si mesmo.

Mulher de olhos fechados diante de espelho

Não dependa dos outros para ser feliz

“Não dependa dos outros para ser feliz e valorizado. Só você pode ser responsável por isso. Se você não pode se amar e se respeitar, ninguém poderá fazer isso por você”.
– Stacey Charter –

A sua felicidade não depende dos outros. A verdadeira felicidade é uma atitude e, como tal, surge do nosso interior. Portanto, nós somos os únicos responsáveis por como nos sentimos, por mais que as circunstâncias sejam favoráveis a um determinado estado emocional.

Entregar a chave do nosso bem-estar para os outros é um erro. Temos o poder de transformar as situações, mesmo que não estejamos conscientes disso. Tudo começa com o amor e a aceitação de si mesmo. Se não agirmos assim, ninguém o fará por nós. Não se esqueça disso.

Deseje ser você mesmo

“Querer ser outra pessoa é desperdiçar a pessoa que você é”.
– Marilyn Monroe –

Milhares de indivíduos sonham em ser outras pessoas. Eles fantasiam, se comparam com amigos e pensam coisas como “se eu tivesse”, “se eu fosse”…  Sonhar não é ruim, mas desperdiçar o seu tempo sim. Ser você mesmo é algo maravilhoso e existem milhares de possibilidades. As pessoas se afastam tanto de si mesmas e se tornam infelizes.

Nós somos uma edição limitada: únicos e imperfeitos, mas valiosos para nós mesmos. Não há ninguém como você, nem ninguém como eu, e é precisamente isso que nos torna especiais e diferentes. A questão não é se comparar com o outro, mas descobrir-se. É preciso dirigir o olhar para o nosso interior para despertar todas as nossas potencialidades e viver com autenticidade.

Valorize-se antes de agir

“Se você não se valorizar, não valorizará o seu tempo. Enquanto você não valorizar o seu tempo, não fará nada com ele.”
– M. Scott Peck –

Outra das frases para aumentar a autoestima que contém uma mensagem profunda. Valorizar-se é o princípio de tudo, o trampolim para uma vida plena, feliz e bem-sucedida. Se não nos valorizarmos, dificilmente poderemos fazer tudo o que queremos e continuar evoluindo.

Quando nos valorizamos, nos conhecemos, nos priorizamos, e aproveitamos parte do nosso tempo. Deixamos de viver no automático para fazê-lo conscientemente e, desta forma, assumimos o controle. O tempo é um presente valioso que não devemos deixar de lado.

Mulher diante do pôr do sol

A opinião dos outros não é sua realidade

“A opinião das outras pessoas sobre você não precisa se tornar a sua realidade”.
– Les Brown –

Somos seres sociais e, como tal, a opinião dos outros nos influencia muito. Precisamos aprender a diferenciar entre o que somos e o que os outros consideram que somos, entre o que queremos e o que os outros querem para nós.

Com boa ou má intenção, as pessoas que nos rodeiam expressarão as suas opiniões sobre nós, mas são apenas opiniões. São realidades subjetivas com as quais não temos que compartilhar ou concordar, apenas respeitar, sem entrar em ataques pessoais com as outras pessoas. O importante para não perder o controle e se colocar em uma situação de risco é saber o que queremos, como nos valorizamos e, acima de tudo, nos tratarmos bem.

Amar a si mesmo é complicado porque envolve não apenas se conhecer profundamente, mas se aceitar e se respeitar. Estas frases de autoestima podem ajudá-lo a levar em conta os aspectos mais importantes, mas é você quem tem o poder de começar a agir e mudar. Trate-se com amor, valorize os seus sucessos e reconheça que há muitas coisas que você sabe fazer muito bem. Cuide-se e, por favor, não se esqueça de si mesmo.

Recomendados para você