5 frases de Nicolau Maquiavel

· abril 3, 2019
Nicolau Maquiavel foi um famoso filósofo que muitos de nós estudamos na escola. Hoje, descobriremos algumas de suas frases mais conhecidas.

Nicolau Maquiavel é conhecido como um filósofo importante e sua figura costuma ser enquadrada no Renascimento Italiano. Ele também foi diplomata, funcionário público e escritor de muita visibilidade. Ao longo deste artigo, vamos descobrir algumas frases de Nicolau Maquiavel que nos permitirão nos aproximar de sua maneira de pensar para, assim, conhecê-lo melhor.

Se você nunca leu nada sobre ele, recomendamos seu livro O Príncipe, um tratado de doutrina política publicado anos depois da morte do filósofo. Se você gosta de política e da perspectiva que a filosofia pode acrescentar, sem dúvida esse livro escrito por Maquiavel, considerado o pai da Ciência Política Moderna, será um verdadeiro deleite.

Principais frases de Nicolau Maquiavel

1. Sempre há dificuldades nos objetivos

“Nada de grandioso jamais foi conseguido sem perigo”.

Esta primeira frase de Nicolau Maquiavel nos permite refletir sobre o medo que, às vezes, nos impede de passar à ação para alcançar determinadas metas ou objetivos. Falamos de um medo que provoca paralisia e, por isso, são poucas as pessoas que conseguem realizar o que têm em mente.

Por essa razão, Maquiavel nos lembra de que nos maiores acontecimentos sempre existiu um risco. Um risco que ele chama de perigo e que, portanto, exige um exercício de coragem e perseverança. Se há dificuldades, isso nos permitirá crescer e aprender ao longo do caminho.

A força do mar

2. As aparências enganam

“Poucos veem o que somos, mas todos veem o que aparentamos”.

Esta ideia é extremamente importante porque, muitas vezes, não estamos conscientes de que, para melhorar a imagem que projetamos, usamos uma máscara. Não é verdade que não nos comportamos da mesma maneira com nossos irmãos e com nosso chefe no trabalho? Por que as pessoas pensam que somos tímidos e retraídos quando com aquelas pessoas com quem temos uma relação de confiança nunca ouviríamos essas características?

Às vezes nós nos frustramos porque não conseguimos que as pessoas ao nosso redor nos vejam da maneira como somos. Isso é difícil. Nossos pais e nossos irmãos conviveram conosco desde quando éramos crianças. Eles nos conheceram em nossos momentos bons e ruins. Mas e as outras pessoas? Talvez boa parte dessa sensação de incompreensão seja consequência das máscaras.

3. Agir sempre é melhor

“É melhor agir e se arrepender do que não agir e se arrepender”.

Esta terceira frase de Nicolau Maquiavel trata de um tema muito importante e que nos permite voltar a falar sobre o medo que citamos anteriormente. Esse medo que impera em nossas vidas e que nos impede de fazer o que desejamos.

Se observássemos a partir de outra perspectiva os limites que nos colocamos, descobriríamos que podemos superá-los sem problema nenhum. Eles só existem em nossa mente e são muito mais prejudiciais do que todos os limites físicos que possamos ter.

4. Tudo em sua justa medida

“Que a confiança desmedida não o deixe ingênuo, e que a confiança exagerada não te torne intolerável”.

Quem nunca percebeu que alguma vez já se deixou levar para algum extremo? Quando confiamos de maneira desmedida em alguém, isso pode nos impedir de ver que a pessoa pode estar tentando nos manipular para conseguir realizar seus próprios objetivos.

Ao mesmo tempo, como bem observa Maquiavel, confiar de forma exagerada em alguém também não é bom, já que as decepções que podemos encarar ao nos depararmos com pessoas que têm esse perfil que definimos pode nos levar ao outro extremo: o da intolerância.

Casal terminando o relacionamento

5. As mudanças abrem portas

“Uma mudança sempre deixa o caminho aberto para outras”.

Esta última frase de Nicolau Maquiavel fala sobre as mudanças e a importância que elas têm. Atualmente, tendemos a temer as mudanças, querendo acreditar que é melhor aquilo que já é conhecido do que o que pode vir, exatamente pela incerteza que envolve o futuro.

No entanto, sempre que há uma mudança, há uma abertura para que outras aconteçam. Apesar da incerteza que podem causar, elas são necessárias. Inclusive, as mudanças em nós mesmos são indispensáveis. Nós nos imaginaríamos sendo as mesmas pessoas, pensando da mesma forma e seguindo padrões similares de comportamento durante toda a nossa vida?

Esperamos que todas essas frases de Nicolau Maquiavel tenham lhe permitido não apenas refletir, mas também se aproximar da maneira de pensar desse filósofo. Caso você deseje se aprofundar mais nesse tema, voltamos a recomendar o livro O Príncipe, que já mencionamos no início, ou algum dos documentos que deixaremos na bibliografia deste artigo.

  • Hermosa Andújar, A. (2013). La actualidad del pensamiento político de Maquiavelo. Co-herencia10(19), 13-36.
  • Ruiz, J. J. (2013). Nicolás Maquiavelo en el pensamiento político del Siglo de Oro español. Revista de estudios histórico-jurídicos, (35), 771-781.
  • Schenoni, L. L. (2007). El concepto de lo político en Nicolás Maquiavelo. Andamios4(7), 207-226.