Técnica da visualização criativa: uma ferramenta para alcançar metas

· outubro 3, 2018

Alcançar o que queremos não é fácil, é preciso mais do que desejo e boa intenção. No entanto, o nosso pensamento pode ser um grande aliado para iniciarmos a jornada até os nossos sonhos se soubermos usá-lo corretamente. A técnica da visualização criativa pode nos ajudar.

Agora, esta técnica não fará com que tudo aconteça como num passe de mágica. É necessário aplicá-la em conjunto com outros elementos, como esforço, paixão, perseverança e vontade. Acima de tudo, é muito importante acreditar nas possibilidades criadas. Vejamos abaixo em que consiste esta técnica poderosa.

“O que você quer alcançar não existirá em sua vida se não existir em sua mente.”
-Anônimo-

Visualização criativa

Quando nos referimos à visualização criativa, falamos de uma técnica cognitiva que usa a imaginação para criar imagens mentais nas quais projetamos as metas que queremos alcançar e, assim, geramos mudanças positivas em nossas vidas.

Como usar a técnica da visualização criativa

Esta técnica combina o poder de visualização, isto é, de ver o que desejamos que aconteça ou alcançar a criatividade, a capacidade de inventar e de ultrapassar os limites.

Segundo os especialistas, o objetivo dessa técnica não é apenas aumentar a autoestima, mas também a confiança em nós mesmos e, além disso, a possibilidade de nos proporcionar uma maneira de conseguirmos a realização daquilo que queremos.

Além disso, ao praticar a técnica da visualização criativa, modificaremos os nossos pensamentos e nossas emoções através da imaginação, com o objetivo de alcançarmos uma sensação de bem-estar individual e social.

“A criatividade é uma droga sem a qual eu não posso viver”.
-Cecil B. deMille-

A técnica da visualização criativa passo a passo

A técnica de visualização criativa não é tão simples quanto parece, já que não basta somente imaginar. Além disso, é necessário ter uma mente aberta e superar todas as crenças limitantes que ocasionalmente nos enchem de medos e preocupações. Abaixo, explicaremos uma série de diretrizes a serem consideradas antes de colocá-la em prática.

Objetivos claros e realizáveis

O primeiro ponto é essencial. Os objetivos devem ser claros e realistas. Ou seja, você precisa saber exatamente o que deseja alcançar e também ter a certeza de que, de alguma forma, poderá alcançá-lo. Assim, combinando a sua imaginação e o seu bom senso, você conseguirá o que deseja. No entanto, o próximo passo nos permitirá avançar um pouco mais nesta corrida de longa distância.

Geração de imagens

Como é lógico, devemos ser capazes de imaginar o que queremos alcançar, ou seja, temos que criar em nossa mente as situações ou objetivos que queremos alcançar de maneira detalhada e concreta. A memória e a imaginação são boas aliadas para isso.

Mantenha a visualização

É necessário preservar e sustentar no tempo essas imagens na mente de forma intencional. Por isso, recomenda-se fazê-lo num local calmo, longe de distrações e onde possam ser reproduzidas com clareza.

Os especialistas também recomendam a realização deste processo algumas vezes por dia durante 10 ou 15 minutos.

Revisão de imagens

As imagens criativas geradas devem ser inspecionadas. Devemos cuidar para que sejam fiéis à realidade que queremos alcançar. Portanto, é necessário gerar tanto as emoções quanto os pensamentos que supomos que teremos naquele momento.

A técnica da visualização criativa

Transformar as imagens

Uma vez que conhecemos bem as imagens, é o momento de transformá-las se percebermos que elas geram uma certa negatividade ou desconforto. Ou seja, devemos trabalhar em nossas imagens até que elas nos tragam satisfação e bem-estar.

Sugestões para aplicar a técnica da visualização criativa

Como podemos ver, não basta somente sonhar que seremos campeões de atletismo e pensar nisso todos os dias. Isto é, esta técnica requer algumas recomendações que nos ajudarão a implementá-la efetivamente:

  • Em primeiro lugar, abra a sua mente. Se você não tiver uma mente aberta, esta técnica não será eficaz. Somente com um pensamento criativo você poderá identificar as oportunidades que surgem para atingir seus objetivos.
  • Mantenha uma atitude positiva constante. Tanto o pensamento quanto a palavra podem ajudá-lo a reforçar as imagens mentais, que por sua vez combatem as dúvidas e negatividades que possam surgir.
  • A constância é vital. Nunca deixe de tentar e acreditar em si mesmo; caso contrário, nunca alcançará as metas propostas.

Por fim, é muito importante que você tenha em mente que a visualização criativa é apenas parte da jornada que o levará ao seu objetivo. Com isso queremos dizer que, além de imaginar e recriar o seu sonho, você deve se esforçar e ‘fazer a sua parte’ para que aos poucos tudo se torne uma realidade. Imaginar, pensar, lembrar, não é suficiente se você não se esforçar, planejar e agir.

“Não tenha medo da perfeição, você nunca a alcançará”.
-Salvador Dalí-