O esforço cobre os sonhos de valor - A Mente é Maravilhosa

O esforço cobre os sonhos de valor

Abril 4, 2017 em Psicologia 308 Compartilhados
O esforço cobre os sonhos de valor

O esforço, o empenho que colocamos em conseguir o que queremos, é o que dá valor a nossos sonhos. Porque quando damos tudo de nós, quando nos encontramos nesse momento onde estamos dispostos a perder sem que isso detenha nossos passos, então estamos preparados para chegar até onde nos propusermos.

Contudo, existem muitas barreiras que teremos que vencer. Pedras camufladas de erros, de conformismo, de medo… Muitas vezes saboreamos a oportunidade de voltar atrás, para a nossa zona de conforto. Essa que nos chama a cada instante enquanto procura justificar que voltemos a ela com cada problema que pressentimos no horizonte.

Deixar que seus medos, que suas inseguranças e que o que os outros disserem importe é uma clara preliminar de um fracasso anunciado.
Compartilhar

O esforço para realizar nossos sonhos

Certamente você já ouviu mais de uma vez a típica frase que diz: “se é difícil, é porque vale a pena”. Este é um enunciado que pronunciamos, às vezes sem perceber, com o fim de dar ânimo e incentivar os outros a não se renderem. Porque se é difícil, se está fazendo você suar, se coloca à prova a sua capacidade, é porque você está dando o melhor de si. Quando as dificuldades aparecem não estão querendo dizer que você não vale nada, que você deve dar um passo para trás porque não presta! Justamente ao contrário, estão desafiando você…

 A atitude com relação às dificuldades irá depender de as encararmos como um desafio ou uma ameaça.
Compartilhar

Ninguém que tenha realizado os seus sonhos dirá que foi fácil. Há muito medo que estará presente, muitas pessoas que irão fazer você desistir de seguir em frente. Às vezes, você mesmo dará passos para trás quando as dúvidas aparecerem como se fossem um exército de guerra.

menina-cores

Tudo isto é um desafio. Se fosse tão fácil conseguir o que você quer, tudo isso não teria valor algum. Estaria ao alcance de qualquer um, mas isto não é assim, não é mesmo? Somente poucos conseguem alcançar os picos mais altos.

Muitas pessoas largam o seu trabalho estável para ir em busca daquilo que realmente as preenche e as faz feliz. Outras se lançam na aventura com pouco dinheiro nos bolsos. Talvez fracassem, se debatam com a realidade muito mais dura do que esperavam. Contudo, isto não os detém e, mesmo que assim fosse, estão felizes por terem se arriscado, por terem tentado.

Você nunca saberá até aonde pode ir, do que você é capaz ou se o que está na sua cabeça se tornará realidade se não começar.
Compartilhar

Às vezes ganhamos, outras perdemos

Aconteça o que acontecer, você sempre aprenderá e isso pode ser considerado uma vitória. Porque conseguiu uma coisa que muitos não são capazes de alcançar: crescer. Com cada erro do qual você aprendeu, você cresceu; com cada fracasso que inclusive lhe deu mais forças para perseverar naquilo que você deseja, você se fortaleceu. Nenhum esforço é em vão, sempre trará alguma coisa positiva.

Mesmo que você perca, mesmo que você ganhe, o esforço terá coberto de valor os seus sonhos, pois terá lhe trazido muitas coisas positivas que agora você poderá usar para continuar em frente, nunca para retornar para trás. Pense na última vez em que você se sentiu muito bem por ter alcançado uma meta que você considerava impossível de alcançar.

mulher-dança

Essa sensação, esse bem-estar que embriagava, você não o teria experimentado se não tivesse tido que chorar, que gritar de frustração, que se estressar, que ver outras saídas quando todas as portas se fechavam no seu nariz. Você se colocou à prova, esteve disposto a perder, e isto fez você valorizar cada passo que deu.

Nada será perfeito, nem andará sobre rodas logo na primeira tentativa. Mas se você o fizer, se experimentar, isso terá um resultado na sua vida. Mesmo que agora você não o veja, mesmo que agora você não o aprecie.
Compartilhar

Na próxima vez em que você perseguir uma das suas tantas loucuras, não se coloque pequeno diante de todas essas muralhas que sobem diante de você para que não fuja dessa zona tão confortável na qual você se encontra. Um lugar seguro, mas pouco emocionante. Considere o feedback positivo que de alguma forma sempre vem quando você dá tudo de si, disposto a vencer cada dificuldade e se colocar à prova. O esforço e o que você desfrutar darão o valor a seus sonhos sobre o caminho que você está percorrendo.

Imagens cortesia de Conceptual.

Recomendados para você