5 hábitos fundamentais para ser mais feliz no trabalho

5 hábitos para ser mais feliz no trabalho

25, dezembro 2016 em Emoções 468 Compartilhados
5 hábitos fundamentais para ser mais feliz no trabalho

“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”. É o que dizia Confúcio há alguns séculos. Curiosamente, esta continua sendo uma frase perfeitamente atual. Por isso, gostaria de oferecer alguns hábitos que lhe serão úteis para que você esteja mais à vontade no seu trabalho.

Atualmente passamos um grande número de horas nos nossos postos de trabalho, salvo em casos extraordinários em que as pessoas nascem ou já estão com a vida resolvida. Mas talvez não sejamos tão bem remunerados quanto gostaríamos, ou talvez o trabalho pudesse ser mais divertido ou interessante. De qualquer forma, se não estivermos contentes, quem vai pagar pelas consequências negativas seremos nós e as pessoas que amamos.

Hábitos para ser mais feliz no trabalho segundo Beth Thomas

Beth Thomas é uma escritora que considera que “nós passamos tempo demais no trabalho para não estarmos felizes nele”. A autora do livro “Powered by Happy: How to Get and Stay Happy at Work”, que em tradução livre seria “Movidos pela felicidade: como ficar e permanecer feliz no trabalho”, é um guia para nos acompanhar nesta viagem.

homem-estressado-no-trabalho

Thomas considera que, mesmo que adoremos o nosso trabalho, geralmente também há motivos para a infelicidade nele. Alguns são tão importantes quanto o estresse, que pode provocar sérios problemas físicos e mentais, ou a falta de tempo para conciliar a vida familiar e profissional.

Segundo Thomas, ser infeliz em um trabalho nos afeta em todos os sentidos. Perdemos produtividade, mas também o senso de humor. E tudo isso nos impede de sermos felizes e alegres na nossa própria vida, inclusive fora do âmbito profissional. Por isso a autora nos oferece uma série de hábitos para minimizar o impacto negativo do nosso trabalho.

Pensar no presente

Os seres humanos são especialistas em se preocupar com situações futuras, seguindo o famoso lema de que “é melhor prevenir do que remediar”. O curioso é que estas situações nem sempre acontecem. Assim, embora seja importante ter planos de emergência, não devemos permitir que cenários futuros se transformem em uma carga pesada de estresse.

Para Thomas, é importante lidar com pensamentos negativos separando a ficção da realidade. Por isso, é melhor analisar as diferentes situações e avaliar com o maior realismo possível as possibilidades de se tornarem realidade. Se nos prepararmos para todas aquelas desgraças, prováveis e remotas, que podem ocorrer, ficaremos literalmente sem tempo para mais nada.

Pensar positivo

Outro hábito importante que irá ajudá-lo a ser mais feliz no trabalho é o pensamento positivoEle transforma seus ataques negativos em outros mais agradáveis. À medida que você praticar este hábito, irá perceber como este processo se tornará automático, se convertendo em um dos protetores mais poderosos do seu humor. 

mulher-refletindo

Ser generoso

Outro conselho que Beth Thomas nos proporciona está relacionado com a generosidade. Se você se envolve em atividades filantrópicas no seu âmbito profissional, se sentirá muito melhor consigo mesmo. Não seja uma pessoa solitária e ajude os seus companheiros. Lembre-se de que no trabalho, as equipes funcionam melhor do que as pessoas que trabalham individualmente.

Neste sentido, Thomas recomenda criar sistemas de ajuda nos quais os funcionários veteranos possam aconselhar os novatos. Desta forma, é possível criar fortes vínculos. Também é positivo que todos juntos realizem atividades filantrópicas, como colaborações com ONGs.

Descansar

Um problema enfrentado principalmente pelos trabalhadores autônomos, empresários, empreendedores e diretores é sua falta de capacidade de se desconectar. As altas responsabilidades fazem com que seja impossível para eles deixar de pensar no trabalho. Isto gera grandes doses de estresse. Por isso, Thomas recomenda descansar. Tanto o corpo quanto a mente necessitam de um tempo de descanso para recarregar as energias.

Diário de agradecimentos

Um dos hábitos mais singulares que Beth Thomas recomenda é manter um diário de agradecimentos. Nele, iremos escrever em algum momento do dia frases para agradecer aos outros pelo que eles contribuem.

Todos temos dias ruins, nos quais parece que o mundo está fazendo de tudo para nos chatear, mas até mesmo neles, certamente somos capazes de identificar alguém que está nos ajudando.

Desejamos que você coloque estes hábitos em prática, pois segundo a sua autora, eles lhe farão mais feliz no seu trabalho. Lembre-se de que nem tudo no mundo gira em torno de avançar um negócio, entregar todos os pedidos ou conseguir que todos os clientes saiam satisfeitos. Estes objetivos devem ser uma parte a mais da sua vida, mas nunca ela toda: se não for assim, você irá se transformar em uma pessoa muito instável emocionalmente.