5 lições de liderança que Game of Thrones nos ensina

5 lições de liderança que Game of Thrones nos ensina

21, agosto 2015 em Curiosidades 20 Compartilhados
game of thrones

São muitas as lições de liderança – e de muitas outras coisas – que podemos aprender com As Crônicas de Gelo e Fogo, a magnífica saga de George R. R Martin. De quebra, graças à HBO, podemos ter acesso à sua versão televisiva na série Game of Thrones.

Muitos consideram que Game of Thrones, por sua denominação mais conhecida, é um guia de liderança para empreendedores. E, provavelmente, não há melhor exemplo para demonstrar que empreender é muito mais que começar um negócio. 

Porque tudo o que você faz na vida com o objetivo de conseguir algo em que acredita é um empreendimento. E para triunfar em qualquer empreendimento, é necessário desenvolver suas capacidades de liderança. 
Compartilhar

Este assunto tão amplo não costuma ser fácil de explicar com exemplos da vida real, pois são muitas as situações e os casos específicos que as pessoas podem enfrentar. Contudo, por mais curioso que pareça, a ficção nos oferece uma possibilidade magnífica para explicá-lo.

Leve em consideração que liderança é algo que você terá de colocar em prática em algum momento da vida, e é tão importante para um(a) empresário(a) ou chefe, quanto para uma pessoa que trabalha com ensino e para os pais na educação de seus filhos.

Vamos analisar algumas dessas grandes lições de liderança que podem ser aplicadas à sua vida para encarar o árduo trabalho de alcançar nossos objetivos.

lições de liderança de game of thrones

#1 – Cumpra suas promessas… e pague suas dívidas

Escutaremos esta frase muitas vezes na série vinda de qualquer Lannister, especialmente de Tyrion: “Um Lannister sempre paga suas dívidas“.

Na vida, a forma mais rápida de perder o respeito pelas pessoas, assim como o poder e a influência que alguém possa ter, é prometer coisas que não possam ser cumpridas ou deixar de fazer coisas que havia se comprometido a pagar.

A melhor maneira de conseguir que as pessoas façam coisas para você é  ter a fama de bom cumpridor e bom pagador. Para obter esta fama, é necessário trabalhar arduamente e seguir cumprindo com o que você havia prometido. Os Lannisters vão mais além: eles lembram todo mundo disso. Com certeza, uma grande lição de marketing pessoal.

#2 – Seja coerente em suas decisões e faça o que deve ser feito

Um grande líder não se esconde quando se trata de tomar decisões difíceis, nem deixa para outra pessoa a tarefa de realizar o que deve ser feito.

“O homem que dita a sentença deve brandir a espada“, diz Ned Stark.

Os líderes passam muito tempo nas trincheiras, fazendo o trabalho pesado, tomando as decisões difíceis. Porque, como o próprio Ned diz: “Aquele que se esconde atrás de algozes logo se esquece do que é a morte“.

#3 – A liderança não se impõe, se ganha 

“Qualquer homem que tem que dizer eu sou o rei, não é um verdadeiro rei. Esta gloriosa frase de Tywin Lannister, o patriarca da família mais poderosa dos Sete Reinos,  transmite completamente o significado de liderança.

lições de liderança de game of thrones

Porque o verdadeiro poder provém de onde acreditamos, não de onde alguém diz que provém. Os melhores líderes são seguidos por vontade coletiva, não porque dizem “eu sou o chefe” ou “aqui mando eu“.

Se você é um líder, aja como um líder, ganhe o respeito das pessoas trabalhando para elas. A influência e o poder que você conseguir somente serão efetivos se os conseguir a partir de uma base de respeito.

#4 – Quando o caos e os problemas se instalam, há somente uma saída: siga adiante. 

Os problemas são um desafio para melhorar, mas de acordo com Game of Thrones, podem ser algo a mais…

É nos momentos ruins em que se descobre como uma pessoa é de verdade. É também onde cada um pode se colocar à prova. É quando chega ao caos que se revela a verdadeira força de um líder. Os líderes eficazes não se veem frustrados pelos desafios, mas os utilizam para demonstrar seu valor.

“O caos não é um poço, mas uma escada”, diz Mindinho em uma ocasião.

E como tem razão! Se você encara o caos como algo que o envolve e que não tem solução, você se afundará como se caísse em um poço. Contudo, um líder vê esse mesmo caos como uma oportunidade para ascender e crescer. Não há outra opção, essa é a única que existe.

A lição de Mindinho não termina aqui, e continua: “O caos não é um poço, mas uma escada. Muitos que a tentam escalar caem para nunca tentar novamente. A queda os quebra. Alguns têm a oportunidade de subir; fixam-se no reino, nos deuses ou no amor. Somente a escada é real. A subida é o único que existe”. 

#5 – Mantenha-se sempre alerta e preparado para o pior

Talvez teríamos de ter começado por aqui. “O inverno está chegando” é uma das frases mais repetidas pelos membros da Casa Stark, e o ponto em que começa a história, porque assim se intitula o primeiro capítulo da série e também o primeiro capítulo do livro.

lições de liderança de game of thrones

A casa Stark, berço dos grandes líderes (inclusive o bastardo Jon Snow demonstra ser um líder nato), leva este tema a sua máxima expressão. Deste lema extraímos ensinamentos fundamentais para o sucesso da vida. 

Os líderes se mantêm vigilantes. O mundo é incerto. Os melhores líderes sempre inovam e se planejam para ao futuro. Estão preparados para o inesperado – isso é essencial! – e abraçam o inverno especialmente quando todo mundo está distraído e tomando sol.

Recomendados para você