Frases de John Locke que vale a pena conhecer - A Mente é Maravilhosa

As 5 melhores frases de John Locke

março 1, 2018 em Psicologia 131 Compartilhados
As 5 melhores frases de John Locke

As frases de John Locke nos convidam a refletir e a descobrir grandes ensinamentos que podem ser aplicados a nossa vida diária. A maioria delas faz parte de suas obras e não nos deixarão indiferentes.

John Locke foi um importante pensador britânico que nasceu em 1632 e morreu em 1704. Ainda que tenha se especializado em medicina, destacou-se por seus textos e pelos estudos que realizou na área da filosofia política.

Foi um homem com uma visão multidisciplinar. Além de ser conhecido pelos seus trabalhos, também vale citar que foi professor, economista, teólogo, diplomata e escritor. Mas isso não é tudo. Locke foi um dos representantes do empirismo britânico.

Neste artigo nos centraremos nas melhores frases de John Locke. São frases cheias de sabedoria que definitivamente vale a pena recordar.

Melhores frases de John Locke

John Locke

A preocupação como mecanismo de controle

“O que nos preocupa nos controla.”
Compartilhar
Essa é uma das primeiras frases de John Locke, e pela sua importância, começaremos com ela. Não só pelo significado que tem, mas porque esse ensinamento se mantém atual. O que não sabíamos é que já existia alguém naquela época que tentava nos transmitir essas mensagens tão contemporâneas.

Tudo aquilo que nos preocupa nos controla, pela simples razão de que as preocupações são uma série de pensamentos que rodam e rodam, sem uma saída possível. Crenças que alimentamos com medos, dúvidas e expectativas, e se não paramos, pouco a pouco se tornam ainda maiores.

Quando não nos livramos daquilo que nos preocupa, a ansiedade surge. Contudo, um provérbio chinês nos dá a solução para evitar que as preocupações nos controlem:

“Se você tem um problema que não tem solução, por que se preocupa? Se tem solução, por que você se preocupa?”
Compartilhar

O importante trabalho dos pais

“Os pais se perguntam porque os riachos são insalubres, quando eles mesmos envenenam a fonte.”
Compartilhar

A segunda das frases de John Locke que escolhemos está dirigida aos pais, que têm um importante trabalho em mãos. Entretanto, essa frase é uma crítica diante de um fato que ocorre quase todos os dias: pais que lamentam o fato de que seus filhos são rebeldes, de que se “perderam pelo caminho”, porque não absorveram os valores que eles acreditavam ter transmitido…

Barco no oceano agitado

Atualmente, por exemplo, muitos pais costumam se queixar da dependência que seus filhos têm do celular e do computador. Contudo, essas queixas denotam uma falta de responsabilidade por parte de todos esses pais que utilizam os videogames, o tablet ou qualquer outro objeto tecnológico para que as crianças fiquem sossegadas.

Está certo que o tempo voa, porém, devemos saber priorizar o importante. Às vezes nossas responsabilidades podem fazer com que não acompanhemos a infância das crianças. Entretanto, não podemos esquecer que as crianças vão crescer e interagir com outras pessoas, quer dizer, vão construir relações, e é responsabilidade dos pais educá-las corretamente.

Se são educados na base do “vai jogar videogame para se distrair um pouco” ou “agora não tenho tempo”, as crianças podem se converter em dependentes de um monitor. Onde está o tempo de qualidade que é de suma importância? Como os pais poderão servir de exemplo a seus filhos se eles mesmos são dependentes de seus celulares? Eles vão guiar seus filhos até o problema. Eles envenenarão a fonte.

A felicidade e a mente

“Os homens sempre se esquecem de que a felicidade humana é uma disposição da nossa mente, e não uma condição das circunstâncias.”
Compartilhar

A terceira frase de John Locke fala da felicidade que todo ser humano deseja, mas que a maioria procura nos lugares menos adequados. Como ele disse muito bem, consideramos que a felicidade depende das circunstâncias.

Caso sejamos demitidos do nosso trabalho, não podemos ser felizes; no momento em que não conseguimos encontrar um parceiro, não podemos ser felizes; se não temos filhos, não podemos ser felizes; se não temos dinheiro suficiente, não podemos ser felizes… A grande questão é: quem disse tudo isso?

Em que momento nós esquecemos que um erro é uma oportunidade, e que não ter trabalho pode ser o motivo para nós empreendermos? A felicidade nos espera em cada esquina. Porém, a decisão de caminhar em sua direção é nossa.

Bailarina fazendo truques de mágica

As crenças que guardamos em nossa mente nos condicionam tanto, que nós damos a elas e a tudo o que acontece no exterior uma importância descomunal, sem priorizar o nosso interior. Com novas perspectivas, com maneiras diferentes de enxergar as coisas, a pessoa pode notar que na realidade não existem motivos para ser infeliz.

O desejo de ser como os demais

“Somos como camaleões, copiamos nossa tonalidade e a cor de nosso caráter moral daqueles que estão a nossa volta.”
Compartilhar

Sem dúvida, esta quarta frase de John Locke faz uma grande crítica que foi dita em seu momento, porém é totalmente aplicável hoje em dia. Todas as pessoas são diferentes, entretanto, existe uma tendência de desejar ser como os demais, perder a autenticidade e assim ser aprovado pelos outros.

Esse desejo de aprovação, de pertencer a um grupo, faz com que percamos nossa própria identidade. Tudo aquilo que nos torna diferentes nos envergonha, porque consideramos o juízo dos outros e as críticas como algo certo.

Ao invés de nos sentirmos orgulhosos quando alguém nota nossa diferença de pensamento ou na maneira de ver as coisas, quando julgam nossos hábitos, ficamos envergonhados com isso. Como bem diz a frase anterior, acreditamos que a felicidade depende das circunstâncias exteriores. Por isso, nos transformamos em camaleões sacrificando nossa própria essência.

O valor do esforço

“Toda riqueza é resultado de trabalho.”
Compartilhar

Quem quer ser rico? Se estivéssemos em uma sala, provavelmente muitas mãos se levantariam. Entretanto, a riqueza pode vir de várias fontes. Essa última frase de John Locke assinala, sobretudo, que a riqueza é o produto do trabalho, do esforço e da perseverança.

Se não persistirmos, no primeiro erro que acontecer nos encolheremos e desejaremos voltar atrás perdendo tudo o que conseguimos até o momento. Se não nos esforçamos, o que fazemos não dará seus frutos. É necessário trabalhar para conseguir aquilo que queremos. Fazer é o que nos tornará ricos.

Mulher com marionetes

Podemos ser ricos em dinheiro, em saúde, em conhecimento… Ricos por fazer o que gostamos, porque nossa vida transborda de felicidade… Ricos por ter amigos ou uma família saudável. Podemos nos considerar ricos por vários motivos, porém em cada um deles existe um esforço e um trabalho, perseverança e uma atitude determinada.

“Quase tudo que a história conta não é outra coisa senão lutas e mortes.”
-John Locke-

Estas 5 frases de John Locke nos permitem dar conta de que por mais que os anos passem, aquilo que os grandes pensadores tentaram nos transmitir continua valendo. Não será hora de darmos um passo à frente? Em que momento estas frases deixarão de ser um conselho para se converter em uma forma de viver?

Recomendados para você