5 momentos maravilhosos que não aproveitamos em nosso dia a dia

5 momentos maravilhosos que não aproveitamos

24, maio 2017 em Psicologia 1060 Compartilhados
5 momentos maravilhosos que não aproveitamos

Cada dia de vida contém momentos maravilhosos dos quais nem sempre estamos conscientes. Um dia daqueles que chamamos de “normais” está cheio de situações cheias de significado e que às vezes se tornam rotinas sem sentido.

A felicidade é uma palavra tão grande que parece evocar apenas os grandes acontecimentos ou realizações. Assim, como esses instantes não são frequentes, pensamos então que tal felicidade é servida de uma maneira espaçada em doses muito grandes, só assim. No entanto, pode ser que estejamos nos equivocando na abordagem. Talvez a felicidade não esteja no extraordinário, mas sim em muitos momentos cotidianos que às vezes deixamos passar despercebidos.

Qualquer dia da sua vida está repleto de pequenos milagres. No entanto, parece que por serem cotidianos ou previsíveis não têm o direito de contar. Focados sob uma outra perspectiva, têm o poder de transformar a vida em uma cadeia de instantes mágicos. A seguir vamos apresentar um inventário desses fatos maravilhosos que estão aí todos os dias, ao alcance da sua mão.

O primeiro dos momentos maravilhosos: acordar em um novo dia

Nós raramente paramos para pensar no quão curta é a vida. Dentro dos milhões e milhões de anos que o universo tem, para nós corresponde apenas uma parte ínfima que normalmente está entre 60 e 80 anos. Parecem muitos, mas na realidade são muito poucos. E boa parte das pessoas só se dão conta disso quando falta pouco tempo para o fim.

mulher-voando-passaros

Cada dia de vida é na verdade um pequeno milagre. Se você acorda debaixo de um teto e pode arrumar as coisas para começar uma nova jornada, você tem muita sorte. Há muitos que não têm esse telhado, ou não podem sair da cama. Você tem uma casa para se manter seguro e é saudável o suficiente para se levantar. Estes são eventos maravilhosos que você não deve deixar de reconhecer.

Comer e nutrir seu corpo

Comer é muito mais do que colocar comida na sua boca. Desde tempos imemoriais a comida é também um ato de concórdia, de paz. Um evento em que muitas culturas invocam sua divindade para agradecer. Um momento para compartilhar com todas aquelas pessoas que são importantes para você.

Comer também é um prazer sensual. Envolve a sua visão, seu tato, seu paladar, seu olfato e, às vezes, até seu ouvido. Por mais humilde que seja um jantar, sempre envolve um tipo de felicidade, porque significa preencher uma lacuna. Comer à mesa com outras pessoas pode ser um desses prazeres maravilhosos que podem estar aí, no seu dia a dia, e que no entanto você não aprecia.

Olhar para uma pessoa que você ama

Quando a morte leva aqueles seres que amamos, descobrimos que talvez deixamos de passar muitos momentos ao seu lado, sem dar-lhes a importância que mereciam. É bom lembrar em todos os dias da vida que temos pessoas a quem amamos e o tempo que temos junto com elas é limitado.

casal-antigo-apaixonado

Vê-las com vida é, por si só, um presente, um desses momentos maravilhosos que às vezes deixamos passar. Se você reservar apenas um par de minutos para olhar para essa pessoa, para lembrar de tudo aquilo que você sente por ela, vai se dar conta de que a sua existência está cheia de propósito e que o amor é uma dádiva que a embeleza.

Trabalhar para contribuir para o mundo

O trabalho é o espaço onde você tem a oportunidade de ser produtivo. Não importa que se trate de um emprego humilde ou não muito notório. Trabalhar é uma amostra de caráter, de honestidade e de decência.

No trabalho são gerados vários dos mais maravilhosos momentos da vida. E mesmo se você não estiver confortável com ele, tolerar a rotina e cumprir com seus deveres dá brilho ao seu caráter e sentido à sua existência. A partir daí você também pode projetar e reprojetar seu plano de vida, por isso tem um grande valor, tanto para você como para a sociedade em geral.

Dormir para sonhar

Somente aqueles que já sofreram com intermináveis noites de insônia sabem que dormir bem é um luxo que nem todo mundo pode se dar. Dormir profundamente é realmente um prazer indecifrável. Uma forma de autocuidado que tem um equilíbrio frágil e que, por sua vez, está na base para uma boa saúde.

homem-capturando-mulher-nuvem

Quando você pode dormir e sonha, suas emoções são equilibradas, seu corpo se renova e, de fato, você se torna mais inteligente: assimila novos conteúdos com mais facilidade e fixa o que aprendeu na jornada anterior. Poder dormir também é um desses pequenos milagres cotidianos aos quais nem sempre damos valor.

Como você pode ver, cada dia está cheio de momentos maravilhosos. O fato de muitas pessoas os desprezarem e ignorarem não significa que eles não tenham em si mesmo um grande valor. Talvez, se você aprender a descobrir a maravilha escondida nesses momentos cotidianos, também aprenda a fazer da sua vida algo mais do que uma rotina. Essa que longe de se gravar em sua memória, deixa a mesma marca como o vento que toca em seu rosto.

Imagens cortesia de Michael Cheval.

Recomendados para você