Entrevista de emprego: 5 perguntas que merecem a nossa atenção

5 perguntas fundamentais em uma entrevista de emprego

Maio 13, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Entrevista de emprego

Os novos começos são sempre muito assustadores. Abandonar um emprego, seja por decisão própria ou por ter sido demitido, é uma das situações que exigem um novo começo e supõem uma grande mudança. Na hora de voltar para o mercado do trabalho, conhecer as perguntas e saber o que responder a elas em uma entrevista de emprego é fundamental.

Pode parecer besteira, mas é muito melhor prevenir do que remediar. Atualmente, vivemos um momento de altas taxas de desemprego, onde conseguir um trabalho é bem difícil. A crise econômica, o aumento do trabalho precário e a má gestão pública do controle das condições de trabalho trazem uma série de complicações para nossa estabilidade e tranquilidade na vida profissional.

Por isso, quando temos a oportunidade de fazer uma entrevista, é muito importante que estejamos preparados. Para uma vaga há diversos candidatos bem qualificados, mas se nós pudermos conhecer de antemão algumas perguntas que são muito importantes nas entrevistas de emprego e o que elas estão tentando descobrir, teremos mais chance de conseguir a vaga. Vamos conhecê-las a seguir.

Perguntas comuns em uma entrevista de emprego

Por que você saiu do seu trabalho anterior?

Essa pergunta pode gerar um grande dilema. Pode ser que o seu chefe do seu trabalho anterior te deixasse louco, ou que sua saída tenha sido forçada por um erro que cometeu. Pense com tranquilidade no que poderia responder para essa pergunta (é recomendável inclusive que você já tenha essa resposta preparada). Seja sincero, porém sutil e breve.

Jamais fale mal de seus colegas anteriores, e muito menos de seus chefes, em uma entrevista de trabalho. Seja claro com seus motivos, mas não toque na ferida. Seja respeitoso com os demais mesmo que eles não tenham sido com você. Isso lhe dará uma imagem nobre e responsável. que somará pontos à sua formação que já está listada no currículo.

Entrevista de emprego

Por que você ficou tanto tempo sem trabalhar?

Essa é uma das perguntas chave de uma entrevista de emprego que mais incomoda os candidatos. Muitas pessoas costumam passar longos períodos de sua vida sem trabalho tanto por falta de sorte quanto por problemas pessoais. Por que deveríamos compartilhar esse tipo de fato da nossa vida privada?

A resposta é bastante ambígua. Seu entrevistador possivelmente só quer saber se você é uma pessoa ambiciosa, ou se você é proativo o suficiente. Claro que deveríamos ter a liberdade de não responder o que não quiséssemos, mas às vezes uma resposta bastante sutil como “por motivos familiares” ou “por causa de uma doença” já seria o suficiente.

Você gosta de trabalhar em equipe?

A resposta para essa pergunta deve sempre ser positiva. Mesmo que na realidade você tenha dificuldade de trabalhar com pessoas, deve se esforçar para passar a imagem de alguém que sabe trabalhar em equipe. A liderança, o companheirismo, ser amigável… todos são valores muito apreciados pela maioria dos empregadores.

Do mesmo modo, você também deve mostrar que sabe trabalhar com autonomia, se isso for necessário em algum momento. Tão importante quanto saber fazer parte de um grupo é saber ser independente. Todos temos algumas manias peculiares, mas mesmo estas, quando colocadas abertamente dentro de um contexto, podem acabar se tornando pontos a nosso favor.

“O trabalho e a moral são as bases fundamentais sobre as quais repousa o sólido sistema da liberdade.”
-Francisco de Miranda-

Quais são seus pontos fortes?

Cuidado com esse tipo de pergunta na entrevista de trabalho. Você deve ser sincero, mas não exagerar ou se exceder. Ninguém gosta de uma pessoa metida e com ares de grandeza. Procure parecer humilde e deixe claro que é um trabalhador comprometido com muita garra e vontade de se superar.

Pode ser também que te perguntem sobre seus pontos fracos. Também deve haver honestidade nessa hora, mas não coloque muita lenha na fogueira. Lembre-se de que você está tentando ser contratado. Uma das qualidades mais apreciadas é saber quando calar e quando falar.

Negociação empresarial

Quanto você acha que deveria ganhar nesse emprego?

Possivelmente essa é pergunta mais inesperada e assombrosa para qualquer um que está passando por uma entrevista de emprego. Há pessoas que escolhem dizer cifras exorbitantes, e acabam descobrindo que isso acaba aumentando o total do salário. Outros, porém, não têm tanta sorte.

Ainda que o entrevistador pareça simpático, não caia nas armadilhas. Ofereça uma resposta justa, nada de mirar nas nuvens. O entrevistador apreciará seu gesto e isso será levado em conta na hora de comparar seu desempenho com os demais que estão concorrendo ao cargo.

A entrevista de emprego muitas vezes é um pesadelo para muitas pessoas que buscam trabalho. O melhor a ser feito diante disso é trabalhar a mente para deixá-la tranquila e sossegada: não há motivo para ficar nervoso se você já imagina as respostas para as perguntas. É recomendável então já levar mentalmente as respostas para as possíveis questões que serão levantadas.

Seja sempre sincero, claro, breve e honesto, e tome cuidado para não ser arrogante. A concisão é uma virtude, e desse modo você evitará que ocorra qualquer situação vergonhosa, ou mesmo algum fato que não irá deixá-lo especialmente orgulhoso após a entrevista. Se você seguir esses conselhos, não tenha dúvidas de que suas chances de conseguir aquela vaga serão muito mais altas!

Recomendados para você