Como garantir um trabalho em equipe eficaz

· fevereiro 10, 2018

Com o passar dos anos, o número de empresas que incentivam o trabalho em equipe entre seus funcionários só aumenta. Na verdade, existem diferentes tarefas e projetos que, se não forem realizados entre várias pessoas, tornam-se simplesmente impossíveis de concretizar.

A realidade é que o trabalho em equipe pode ser muito difícil. Tensões e conflitos entre colegas podem surgir evitando que o resultado desejado possa ser alcançado. Como fazer o trabalho entre várias pessoas funcionar de forma eficaz?

“O talento ganha jogos, mas o trabalho em equipe e a inteligência ganham campeonatos.”
-Michael Jordan-

Quando é possível trabalhar em equipe de forma eficaz?

Nas empresas, as equipes de trabalho são criadas com um propósito muito específico: cumprir uma série de objetivos e metas. Portanto, parece lógico pensar que eles serão eficazes quando alcançarem os objetivos para os quais foram criados, certo? A verdade é que esse é um dos aspectos fundamentais a ter em conta para verificar sua eficácia, mas não o único.

Trabalhar em equipe pode ser recompensador

Na verdade, também devemos considerar se uma identidade de grupo se desenvolve ao trabalhar em equipe. Por que isso é importante? Porque se for alcançado, isso permitirá que o trabalho em equipe seja sustentável ao longo do tempo. Assim, o trabalho em equipe será viável e os membros irão querer repetir a experiência de colaborarem uns com os outros.

Finalmente, devemos levar em consideração os indivíduos que compõem o grupo. Dar importância às suas expectativas e tentar atender às suas necessidades específicas também influencia a capacidade de trabalhar em equipe de forma eficiente ou não. Dito de outra forma: é preciso melhorar o bem-estar. Agora, como obter tudo isso?

“A força está em nossas diferenças, não em nossas semelhanças.”
-Stephen Covey-

Trabalho em equipe eficaz: divisão de tarefas

Falamos sobre a realização de objetivos para avaliar quando se está conseguindo trabalhar em equipe de forma eficaz. Por isso, devemos ter em mente que nem todas as tarefas exigem a cooperação de todos os funcionários para avançar. Portanto, é importante considerar o que será feito melhor individualmente e as tarefas que precisam ser realizadas coletivamente.

Se queremos que o grupo gere bons resultados, devemos demandar tarefas adequadas ao trabalho em equipe. Ou seja, tarefas que sejam interdependentes, discricionárias e/ou incertas. Por outro lado, é necessário considerar que será necessário administrar adequadamente o conhecimento de cada um dos membros.

Além disso, uma equipe é mais efetiva quando seus membros estão colaborando há algum tempo. Em outras palavras: quando o grupo de trabalho está maduro. Portanto, é importante permitir um período de adaptação para que os membros da equipe alcancem seu melhor desempenho como um time.

Trabalhar em equipe é importante

Processos psicossociais que permitem o trabalho em equipe eficaz

As equipes são entidades com seus próprios processos psicossociais que permitem que as pessoas possam trabalhar em conjunto, bem como atingir a tão esperada eficácia. Por isso, devemos enfatizar os aspectos mais fundamentais: coesão e cooperação.

Conseguindo realizar o trabalho em equipe de forma cooperativa e coesa, promoveremos a eficiência. Para isso, devemos ter em conta uma figura fundamental: o líder do grupo. Nas empresas, geralmente é o líder da equipe. Esse indivíduo precisa principalmente ser acessível, além de poder se comunicar efetivamente e claramente atribuir a tarefa que corresponde a cada um.

Dessa forma, é mais fácil para os diferentes membros do grupo experimentarem mais ganhos do que perdas com o trabalho em equipe. Como na maioria das coisas na vida, alcançar a efetividade nesta área requer a soma de todas as partes pequenas que influenciam o processo… Lembre-se disso!

“As conquistas de uma organização são os resultados do esforço combinado de cada indivíduo.”
-Vince Lombardi-

Imagens cortesia de Climate Kic, Stefan Stefancik e Rawpixel.