5 perguntas para sermos mais felizes

O recomendável é fazer essas perguntas para sermos mais felizes antes de ir para a cama todos os dias. Há muitas coisas boas e positivas que tendemos a ignorar. Ao fazer isso, nos tornamos injustos com nós mesmos e com a vida.
5 perguntas para sermos mais felizes
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 25 abril, 2019

Quando falamos de perguntas para sermos mais felizes, nos referimos aos questionamentos que nos colocam de volta em contato com o mais essencial da vida. É disso que a felicidade é feita, de realidades que fazem e encenam o que realmente nos permite estar em paz e em conformidade com nós mesmos e com a realidade.

O problema  é que perdemos facilmente de vista o que realmente nos proporciona uma felicidade autêntica. Portanto, o melhor é fazermos a nós mesmos as perguntas para sermos mais felizes depois de cada dia. É uma bela maneira de terminar o dia e de nos tornarmos conscientes daquilo que dá sentido à nossa existência.

As perguntas para sermos mais felizes são muito simples. Pequenas indagações que nos remetem ao que há de maravilhoso em nossas vidas, a todas aquelas situações cotidianas que tendem a passar despercebidas, mas que contêm o segredo do bem viver. Estas são cinco delas.

“O bem da humanidade deve consistir em que cada um goze o máximo de felicidade que possa, sem diminuir a felicidade dos outros”.
-Aldous Huxley-

Perguntas para sermos mais felizes

1. Que experiência do dia lhe proporcionou satisfação, mesmo que pequena?

Infelizmente, os seres humanos tendem a escrever os bons momentos em areia e os maus em pedra. Um mau momento pode prejudicar o dia, embora as situações positivas tenham sido maioria. Instintivamente, tendemos a fazer isso porque nossa sobrevivência também depende de estarmos alertas às ameaças.

No entanto, se à noite você se perguntar com serenidade sobre a melhor experiência do dia, certamente poderá resgatar algo muito valioso da sua jornada. Sem perceber, você começará a fazer um inventário de experiências felizes, em diferentes graus, e isso o ajudará a apreciar mais a sua vida.

Mulher olhando para baixo

2. Você recebeu algum gesto de afeto de outras pessoas?

Trata-se de um questionamento enriquecedor tanto se a resposta for positiva quanto negativa, pois pode ajudá-lo a orientar seu mundo afetivo e a saber em que ponto você está, e isso também é muito valioso.

Além disso, também te leva a pensar naqueles gestos afetuosos que às vezes você não percebe. O sorriso da pessoa que serviu o café ou a palavra gentil de um colega de trabalho. Nenhuma expressão de afeto é muito pequena. Assim, os estímulos positivos que recebemos dos outros constituem esses momentos que valem a pena conservar na nossa memória.

3. Há algo que fez você se sentir com sorte?

Esta é uma das perguntas para sermos mais felizes que servem como guia. Se a fizermos todos os dias, certamente ficaremos surpresos com a quantidade de respostas que encontraremos. A primeira delas: somos afortunados por estarmos vivos. Hoje mesmo, agora mesmo, há pessoas que não têm mais a vida.

Além disso, também somos afortunados pela nossa saúde, pelas nossas habilidades, pelo nosso trabalho, e pelos momentos com nossos entes queridos. Há dias que também trazem riquezas adicionais, como uma boa notícia, um momento particularmente especial, etc.

4. Que conquistas você obteve, mesmo que pequenas?

É imperdoável negligenciarmos nossas próprias conquistas. Cometemos uma injustiça com nós mesmos quando fazemos isso. Cada conquista, por menor que seja, merece pelo menos que a reconheçamos. É, assim, uma maneira de dar valor ao que fazemos todos os dias.

Certamente, todos nós alcançamos alguma meta por dia, por menor que seja. Estas se abrem em uma ampla gama: desde superar um momento de preguiça até terminar uma tarefa que tínhamos que concluir.

Por que agimos como se essas pequenas metas alcançadas diariamente não contassem? Nos acostumamos a colocar apenas as grandes conquistas na lista, e isso é um mau hábito. Ao mudá-lo, como resultado, nos enriquecemos.

Mulher respirando ar puro na natureza

5. Você fez algo por alguém? 

Esta é uma das perguntas para sermos mais felizes que também nos remete a como fazemos os outros felizes. Fazer algo de bom para alguém sempre será motivo para ser feliz. Não precisamos mudar a vida de ninguém, mas enriquecê-la, mesmo que de forma modesta.

O dia em que fazemos algo por alguém não é um dia perdido. Plantar essa semente de solidariedade diariamente é imensamente valioso, não apenas para os outros, mas para nós mesmos. Mais cedo ou mais tarde, colhemos o que plantamos.

As perguntas para sermos mais felizes são um presente que podemos nos dar diariamente. Talvez a princípio pareça um pouco estranho fazê-las antes de dormir, mas os resultados deste exercício de análise valem a pena. Além disso, me atrevo a dizer que você ficará surpreso ao se dar conta de tudo que você deixou passar despercebido até agora.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Csikszentmihalyi, M. (2012). Fluir: una psicología de la felicidad. Editorial Kairós.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.