Sinais de que uma criança é vítima de bullying - A Mente é Maravilhosa

5 sinais para suspeitar de que uma criança é vítima de bullying

julho 24, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Sinais de que uma criança é vítima de bullying

Nem sempre é fácil detectar que uma criança é vítima de bullying. Na verdade, é comum que elas não falem sobre o assunto e até o escondam.

Neste sentido, os que praticam o bullying, para se assegurarem de que a vítima não os delatará, costumam ameaçá-la com diversos castigos caso compartilhe com alguém o que está acontecendo.

O fenômeno do bullying escolar existe há muito tempo. Porém, nos últimos anos foi intensificado por diversos fatores. No entanto, sabemos que, em grande parte, este fato se deve a quão acessíveis são as novas tecnologias que facilitam um trato despersonalizado.

“As pessoas que amam a si mesmas não machucam os outros. Quanto mais odiamos a nós mesmos, mais queremos que os outros sofram”.
– Dan Pearce –

Nunca se sabe quais podem ser as consequências quando uma criança é vítima de bullying. Às vezes encontram uma forma de superar, outras vezes são tão afetadas que isso compromete sua estabilidade emocional.

Em outros casos, afundam tanto que as consequências são nefastas. Por isso, é importante estar atento aos sinais que sugerem a existência de bullying escolar. Estes são cinco deles.

Sinais de que uma criança é vítima de bullying

1. Ela fica doente sem explicação

É comum que, quando uma criança é vítima de bullying, comece a apresentar sintomas físicos. Em geral, são problemas imprecisos, e os mais comuns são dores de cabeça, náuseas, enjoos e tiques.

Menino chateado por causa de bullying

Além disso, é muito comum que percam o apetite ou mudem seus costumes alimentares. Talvez se mostrem muito exigentes com a comida ou se neguem a comer algo de que gostavam antes. Por último, costuma acontecer de começarem a apresentar problemas na hora de pegar no sono ou se manter dormindo.

2. Torna-se introvertida ou irritada

As mudanças no comportamento de uma criança que é vítima de bullying são muito notórias. Quase sempre ela entra em um estado de introversão. Sempre é vista pensativa, calada e triste. No entanto, se é questionada a respeito, diz que está bem.

Da mesma maneira, o mais provável é que se torne irritável, intolerante e apresente mau humor. 

Ela pode ter expressões de agressão passiva, como não responder quando falamos com ela, ou fica de cara feia. É como se se sentisse irritada o tempo todo.

3. Baixo rendimento escolar

É muito comum que o problema de bullying se reflita no rendimento escolar. O mais usual é que a criança se torne um pouco esquiva e distraída. Esquece de fazer as tarefas escolares, interpreta incorretamente as instruções ou simplesmente não demonstra vontade.

Criança que sofre bullying

Sua atitude é a de estar ausente e pouco comprometida com seus deveres. Permanece distraída e, por isso, às vezes declara não entender as explicações dadas em aula.

Também é comum que seja muito difícil se levantar para ir para a escola e que tente faltar várias vezes.

4. Quem é vítima de bullying se isola

As crianças que sofrem de bullying escolar tendem a se tornar solitárias e nunca querem fazer atividades extracurriculares. Permanecem muito mais tempo em casa e não mostram nenhum entusiasmo por se reunir com seus colegas. Transformam-se em crianças que cumprem estritamente o horário escolar, mas não ficam um minuto a mais depois da saída.

Com o passar dos dias, seus amigos também deixam de procurá-lo. Já não o chamam em casa, nem sentem falta da sua companhia. É possível que fiquem viciados em atividades solitárias, como os videogamesou que passem muito tempo no computador. Podem apresentar uma atitude “errante”, ou seja, indo de um lugar para o outro sem um plano aparente.

5. Sinais físicos

O mais comum é que, de vez em quando, a criança chegue em casa com sinais de agressão no corpo. 

Às vezes são roxos, arranhões ou outras lesões semelhantes, mas nem sempre uma vítima de bullying é atacada fisicamente. Às vezes ela é “apenas” hostilizada e perseguida, tornando-se alvo de piadas.

Menino vítima de bullying

É normal que, quando uma criança é vítima de bullying, se negue a falar do que lhe acontece. Inclusive, ela pode se mostrar agressiva se você insistir em interrogá-la sobre o que está acontecendo.

Apesar disso, quando tiver suspeitas de que o pequeno está sendo importunado na escola, não permita que se afaste. Insista, sem que ele se sinta pressionado, e mantenha a calma.

Se a criança não lhe contar, pode ser porque não confia na sua capacidade para gerenciar a situação. 

Nestes casos, talvez ela tema que a reprove, ou que gere um problema na escola que lhe traga consequências ainda piores. Assim, trate de construir confiança no relacionamento de vocês para depois mostrar que você quer apoiá-la e resolver a situação.

Recomendados para você