5 situações que revelam a personalidade dos outros

· maio 8, 2018

Nem mesmo toda a nossa vida é suficiente para terminar de conhecermos a nós mesmos, muito menos os outros. Há pessoas que nos surpreendem com suas ações, mesmo depois de anos de relacionamento. Por isso é importante estarmos atentos às situações que revelam a personalidade dos outros.

Ninguém se mostra aos outros cem por cento como é. É algo óbvio. Conhecemos os outros através da convivência, do tempo, e acima de tudo, das circunstâncias que são compartilhadas. De fato, algumas delas são particularmente reveladoras da personalidade dos outros.

“O homem usa a hipocrisia para enganar a si mesmo, talvez mais do que para enganar os outros”.
-Jaime Luciano Balmes-

As situações que revelam a personalidade dos outros são normais e cotidianas, mas colocam a pessoa em uma contradição. Desafiam o que ela é e, por essa razão, permitem ver além da aparência. Quer saber quais são essas circunstâncias que revelam a verdadeira personalidade das pessoas? Veja cinco delas a seguir.

Situações que revelam a personalidade dos outros

1. Uma discordância séria 

Diante de uma desavença sem maior relevância, quase todo mundo pode revelar seu lado mais maduro e diplomático. Talvez se esconda um pouco, mas se o assunto não toca em seus interesses vitais, ou coloca sua imagem ou seu bem-estar em questão, talvez possa dar ao tema uma condução civilizada.

Algo diferente acontece quando surge um conflito realmente sério. Alguma coisa diante da qual uma ameaça real e objetiva é sentida. Não são muitos os que passam no teste. Alguns ficam paralisados, outros explodem. Por isso dizemos que um problema sério é o melhor revelador da personalidade.

Um desacordo ou um conflito são situações que revelam a personalidade dos outros porque os despem de sua diplomacia para mostrar sua verdadeira maneira de lidar com os problemas.

2. Um jogo competitivo

O jogo parece não estar dentro dos temas excessivamente relevantes da vida. E talvez seja assim, mas apenas a princípio. A verdade é que quase todos os seres humanos são o que são, em grande parte, graças aos jogos. Eles são os que nos ensinam a seguir ou não regras e a adotar uma posição diante delas e de nossos concorrentes.

Um jogo competitivo é uma das situações que revelam a personalidade dos outros, porque mostra qual é seu comportamento tanto em uma posição de ganho quanto de perda.

3. Uma doença

O verdadeiro humor de uma pessoa vem à tona diante de uma doença própria ou dos outros. É um dos estados de maior vulnerabilidade do ser humano. Portanto, nos diz muito sobre a nobreza e capacidade de real empatia que uma pessoa possui.

Existem aqueles que, diante da doença, se assustam e se afastam, ou se protegem do assunto demonstrando indiferença. Há também aqueles que se tornam intolerantes e não são capazes de se sintonizar com o que uma pessoa que sofre passa. Tudo isso diz muito sobre a personalidade de alguém.

Homem preocupado

4. Montar um móvel

É outra das atividades que podem ser consideradas comuns ou sem maior relevância, mas que nos diz muito sobre quem é quem. Para montar um móvel, é necessário paciência, método, persistência, criatividade e tolerância. Especialmente quando é feito em conjunto.

Ao montar um móvel, você descobrirá se a pessoa à sua frente tem essas virtudes ou não. Você também poderá perceber como ela se comporta diante da falta de habilidade dos outros. Ao montar um móvel, em resumo, você descobre se a pessoa à sua frente é um bom companheiro para resolver problemas ou não.

5. Ficar sem dinheiro

Quando uma pessoa fica sem dinheiro, traz à tona o que é sem muitos enfeites. Isto é, acima de tudo, uma prova de segurança pessoal, de autoconfiança e de caráter. Quem acredita em si mesmo e em suas capacidades não sofre grandes alterações quando fica sem dinheiro. Isso não significa que o tema não o preocupa, mas que esse acontecimento não o desespera.

Há aqueles que estabelecem seu senso de valor e de capacidade nos recursos materiais que possuem. Ao ficar sem, não conseguem se localizar e começam a fazer tentativas em vão. Eles se mostram inseguros, aterrorizados e tímidos. Por isso, vale a pena observar como uma pessoa age nessas circunstâncias.

Notas de dinheiro voando de cabeça de homem

Todas essas são situações pequenas, digamos, “de controle”. Em cada uma delas há fatores que levam à essência dos seres humanos. Então, se você quer conhecer alguém, nada melhor do que vê-lo nas circunstâncias que revelam a verdadeira personalidade.