Tipos de amigos que devemos saber identificar em nossas vidas

5 tipos de amigos

julho 12, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Os diferentes tipos de amigos

O que seria da vida sem os amigos? Sem o apoio para os sentimentos tristes e as risadas capazes de criar momentos únicos. No entanto, é verdade que existem diferentes tipos de amigos e que cada um deles tem um papel nas nossas vidas.

Foi na escola que fizemos nossas primeiras amizades. Mais tarde, durante a adolescência, aqueles estranhos se transformaram no nosso mundo. Inclusive, nós os idealizávamos auxiliados por aquelas frases repetitivas como “Um amigo de verdade nunca te abandona”.

Mais adiante, o tempo e a maturidade nos fizeram entender que ninguém constrói vínculos perfeitos. Os amigos nos abandonam e nós também os abandonamos.

“Como a vida pode ser digna de ser vivida se carece daquele retiro que podemos encontrar na boa vontade mútua de um amigo?”
– Cícero –

Como todas as relações humanas, a amizade também é um laço ambivalente. Gostamos dos nossos amigos e eles também gostam de nós. No entanto, também competimos, invejamos e somos egoístas. Porém, isso não arrebata o grande valor que têm essas relações, simplesmente nos lembram de que todos somos humanos.

Chegamos à vida adulta sabendo que existem diferentes tipos de amigos. Nenhum deles vai morrer por nós, mas sempre existem alguns que estão mais próximos, enquanto outros dependem mais das circunstâncias.

Aprendemos a usufruir da amizade e dos diferentes tipos de amigos, com todas as suas grandezas e todas as suas limitações. Todos eles nos acrescentam, cada um do seu jeito. O importante é entendê-los. As seguintes características os diferenciam:

Os diferentes tipos de amigos

1. Amigos históricos

Os amigos históricos são aqueles que, por uma razão ou outra, permanecem em nossas vidas em diferentes idades. Não são necessariamente os mais próximos, mas se sustentam no tempo. São as pessoas que geralmente conhecemos no colégio ou na universidade. Criamos com eles um vínculo forte, que logo se dissipa, mas que nunca desaparece.

Com esse tipo de amigo, nos encontramos muito de vez em quando. Bastam cinco minutos para reconhecê-los, e é como se o vínculo continuasse intacto. Mesmo assim, depois do encontro, cada um continua o seu caminho, até a próxima. São uma referência. Um apoio à nossa identidade.

Crianças de mãos dadas em estrada

2. Amigos de encruzilhada

Os amigos de encruzilhada correspondem a aqueles vínculos em que há um pouco de paternalismo ou sentimentos maternos incluídos. É uma conexão entre alguém que protege e outra pessoa que busca proteção. Um dos dois age como conselheiro e guia do outro. Por alguma razão, sabe como fazê-lo.

Também se encaixam aqui os companheiros e amigos de trabalho, ou de estudo, com quem é possível formar uma frente de batalha comum quando existem problemas. São os cúmplices perfeitos, leais às causas coletivas. Geralmente, se unem em tempos difíceis, e logo se afastam sem problemas, até uma nova dificuldade.

3. Amigos de conveniência

Com este tipo de amigo temos, sobretudo, uma relação prática. No entanto, o vínculo não se reduz a isso. Existe um afeto verdadeiro, mas com limites muito claros. São o tipo de amizade que se cria em torno de um interesse comum ou um intercâmbio de favores.

O amigo de conveniência pode ser um médico ou advogado. Aqueles que procuramos quando temos algum problema relacionado com a especialidade deles. Neste tipo de amizade existe um pacto de solidariedade mútua que está implícito e, quase sempre, é respeitado. O que os une é um benefício mútuo.

Amigos conversando no trabalho

4. Amigos de diferentes gerações

Este tipo de amizade é muito especial. Acontece entre pessoas de idades muito diferentes. Isso faz com que, talvez, não compartilhem atividades cotidianas, mas algum aspecto importante de suas vidas. Geralmente não são amizades constantes, mas são muito profundas.

É comum que este tipo de amizade seja construído entre professores e alunos. Também entre companheiros que compartilham um mesmo passatempo ou interesse. Acrescentam muito à vida, já que o intercâmbio de pontos de vista costuma ser muito proveitoso. São vínculos desinteressados nos quais prevalece o interesse genuíno pelo outro.

5. Amigos do coração

Os amigos do coração são aquelas pessoas que podemos chamar às 2 horas da manhã porque estamos com um grande problema. Eles escutam com atenção e estão do nosso lado em qualquer circunstância. Sabem tudo, ou quase tudo, da nossa vida. Com eles, você sente confiança e não precisa de máscaras, porque tudo acontece com uma aceitação mútua.

Amigos se divertindo na praia

Os amigos do coração são poucos na vida. Também não são perfeitos, e pode ser que você guarde algum pequeno rancor ou inveja por algo. No entanto, sempre prevalecem o afeto e a disponibilidade.

Todos os tipos de amigos são valiosos A amizade nos transforma em pessoas melhores e nos ajuda a crescer.

Recomendados para você