Melhorar a produtividade: 5 truques que podem ajudar

5 truques para melhorar a produtividade

Janeiro 26, 2018 em Psicologia 1 Compartilhados
Truques para melhorar a produtividade

Melhorar a produtividade não significa trabalhar mais, e sim o contrário. Quando alguém é produtivo, realiza mais atividades com sucesso em menos tempo. O objetivo final não é outro a não ser fazer o trabalho com total eficiência, de modo que o tempo livre seja beneficiado.

Se há algo que causa estresse é precisamente o sentimento de ser oprimido pelo trabalho. Ao mesmo tempo, quando você está estressado, é menos produtivo e começa a acumular muita fadiga em pouco tempo. Estas condições acabam com o seu bom humor. Além disso, é possível que o desempenho que você tenha em outras tarefas fora do trabalho também acabe sendo influenciado.

“Comece a fazer o que é necessário, então o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.
-São Francisco de Assis-

Melhorar a produtividade é não só uma questão de fazer melhor o seu trabalho. O objetivo é alcançar uma melhor qualidade de vida e não deixar que seu trabalho se torne um fardo. Cuidar de si mesmo ajuda a obter melhores resultados. Existem alguns truques que podem nos ajudar, e em seguida falaremos sobre cinco deles.

Trabalho em equipe

1. Melhore sua produtividade desde o início do dia

Um dia produtivo é um bom dia, e isso começa a partir do momento em que você acorda. É bom que você se acostume a levantar um pouco mais cedo. Isso lhe dá uma pequena margem para não se levantar já com a pressa demais no corpo.

É bom que o primeiro momento do dia seja íntimo e motivador. Visualize como será o seu dia e faça isso em termos positivos. Fale consigo mesmo e motive-se. Tente não começar um dia de trabalho sem ter claramente o plano a ser realizado durante o dia. Também não é bom que você o inicie com angústia. Isso irá roubar sua energia e não contribui para melhorar a produtividade.

2. Busque dar foco às suas tarefas

A concentração é essencial para melhorar a produtividade. Concentre-se em manter o foco em algo. Este processo é facilitado quando você define ênfase e abordagens para suas tarefas: são eles que o ajudarão a encontrar seu próprio método.

É uma boa ideia fazer ênfases temáticas. Segunda-feira para um aspecto, terça-feira para outro, etc. A famosa lista de prioridades também permanece válida. O que deve ser feito primeiro e o que mais tarde. Os especialistas recomendam começar pelas tarefas que menos nos motivam: mais chatas, tediosas ou difíceis. Depois, concentre-se no resto.

Relógio marcando tarefas

3. Identifique seus períodos de maior rendimento

Todos nós temos um ciclo biológico e psíquico diferente. Há momentos em que estamos mais alertas e nos sentimos mais motivados. Observe-se por alguns dias para detectá-los.

Depois de ter definido quais são seus picos de energia, você já deu um grande passo. O que se segue é programar as tarefas mais complexas a serem executadas nestes intervalos. Este é um dos truques mais eficazes que você pode implementar para melhorar a produtividade.

4. Divida o seu tempo e suas tarefas

Tanto o tempo quanto as atividades são mais gerenciáveis se forem compartimentadas. Ou seja, subdivida-as tanto quanto for possível. É um truque que nunca falha. Defina os horários exatos para cada uma das tarefas que você vai executar, deixe uma margem para contingências e tente cumprir o cronograma.

Esta é uma ótima maneira de trabalhar. Isso irá ajudá-lo a se organizar melhor e lhe dará um constante sentimento de realização. Além disso, você superestimará ou subestimará em menor grau o tempo de que precisa para uma tarefa: subdividindo-a em etapas, você estará mais atento ao que ela implica.

5. Mecanizar e desconectar

Todo trabalho tem tarefas mecânicas. Às vezes não as detectamos, mas certamente todos os trabalhos as incluem. O desafio é identificar todas as atividades que são sempre feitas da mesma maneira. Uma vez que isso tenha sido feito, o passo seguinte é avaliar se existe alguma forma de simplificá-las ao máximo. Você também pode ver se é possível fazer várias dessas tarefas simultaneamente.

Melhorar a produtividade

Para quase tudo que pode ser mecanizado há alguma ajuda tecnológica. Investigue. Talvez exista algum aplicativo que possa servir. Além disso, defina um horário por dia para se desligar completamente das redes sociais e do telefone. Está provado que as pessoas perdem até um terço do seu tempo produtivo navegando sem rumo na Internet.

Todos esses truques são fáceis de aplicar. Eles permitem que você melhore sua produtividade sem fazer grandes mudanças na sua rotina. Trata-se apenas de analisar e planejar melhor para introduzir pequenos hábitos que podem fazer a diferença.

Recomendados para você