6 ações para mudar o mundo

24 Maio, 2020
Nossa realidade seria melhor se cada um de nós decidisse agir para mudar o mundo, para nutri-lo em vez de nutrir a nós mesmos. Os paraísos na terra existem, e como seres humanos com imaginação e inteligência, temos a possibilidade de criá-los.
 

Todos nós já sonhamos com um mundo com mais justiça e bondade. Em algum momento todos nós também ficamos desapontados ao ver que estamos longe de viver essa realidade. Gostaríamos que tudo fosse diferente, mas nem sempre focamos em fazer, por nós mesmos, ações para mudar o mundo.

Sabemos que esta é uma frase banal, mas nem por isso deixa de ser verdadeira: a mudança começa com nós mesmos. Se nos juntarmos à multidão que espera que a realidade mude como condição para fazer nossa parte, tudo permanecerá igual. Cada um de nós deve se comprometer com ações para mudar o mundo se o que queremos é uma nova realidade.

Essas ações para mudar o mundo não precisam ser grandes gestos. Melhorando nossa atitude, não apenas melhoramos nossa própria qualidade de vida, mas também a dos outros. Além disso, você verá que, quando evolui, tudo também evolui ao seu redor. Mas, quais são essas ações? Vejamos a seguir.

“Se você deseja mudar o mundo, mude a si mesmo”.
-Mahatma Gandhi-

Mulher em floresta

6 ações para mudar o mundo

1. Não reclame

Vamos esclarecer as coisas: não é que você deva ficar calado quando algo te incomoda ou que você não tenha o direito de expressar sua insatisfação com as coisas. No entanto, o que acontece muitas vezes é que, sem perceber, você acaba criticando tudo. Isso não apenas atormenta aqueles que o rodeiam, mas também degrada o seu próprio humor.

 

Ver o lado negativo de tudo é algo comum. Se você deseja tomar medidas para mudar o mundo, não deixe que isso aconteça. Quando algo o incomoda, tente encarar a partir de outra perspectiva; como você pode mudar isso? Que ações você pode tomar para suportar isso, quando é algo que você não pode mudar imediatamente?

2. Tome a iniciativa

Muitos dos problemas do mundo existem porque ninguém quer tomar a iniciativa. Não estamos dizendo que você deva tentar mudar o sistema político ou econômico, mas que você não deve perder oportunidades em que pode fazer mudanças em situações cotidianas.

Se você sente que ninguém o apoia, por que você não toma a iniciativa e age de uma maneira diferente? Ninguém se importa em ser gentil com os outros? Bom, você tem a oportunidade de ser o primeiro a incentivar a mudança. Não espere que os outros façam o que devem fazer: seja você um exemplo para eles.

3. Ser honesto pode mudar o mundo

A honestidade é um bem muito desvalorizado, especialmente em algumas áreas de nossas vidas. Para alguns, ser honesto significa ser bobo. As pessoas acreditam que, se você tiver a oportunidade de pegar um atalho ou tirar proveito de alguma situação, deve fazê-lo porque outros o fazem ou o fariam. Assim, se você perde a chance de se beneficiar, é considerado estúpido.

O problema é que, quando os indivíduos que compõem as sociedades começam a agir assim, impõe-se uma lógica que, mais cedo ou mais tarde, se torna corrupta. Ironicamente, os mesmos que defendem esse tipo de raciocínio acabam sendo vítimas de seus próprios atos. Uma das ações que podem mudar o mundo é, definitivamente, a honestidade.

 

4. Ajude em vez de criticar

Todos os dias, nos deparamos com situações ou pessoas com as quais não concordamos. Podemos adotar a atitude fácil e confortável de apenas criticá-los. No entanto, criticar às vezes se torna um tipo de esporte que acaba exercitando suas atitudes negativas.

Se você vê algo em alguém que parece inapropriado, tente ajudar em vez de criticar. Você não gostaria que fizessem o mesmo com você? Em vez de apontar os erros nos outros, por que não ser esse estímulo para despertar sua solidariedade? Se queremos um mundo diferente, cultivemos essa atitude.

5. Desenvolva a empatia

O mundo, sem dúvida, seria um lugar melhor se melhorássemos nossas habilidades emocionais. Isso não é um tema abstrato. Em todo ser humano temos algo em comum. Estamos nisso juntos! Temos um destino comum, aceitando ou não.

O mais interessante é que você irá comprovar algo: quando você é empático com as pessoas, elas também, de forma natural, o serão com você. Assim como o egoísmo e o ódio se tornam contagiosos, o mesmo acontece com as atitudes positivas mantidas ao longo do tempo.

Pessoas se abraçando

6. Procure ser exemplar para mudar o mundo

 

Não espere que o mundo seja um lugar melhor para que você faça a sua parte. Quando você se propõe a melhor a si mesmo e consegue, não é melhor apenas para você, mas também para todas as outras pessoas.

Procure fazer com que a vida dos outros seja melhor sempre que estiver próximo a elas. Tente fazer com que seu exemplo seja um reflexo do que você deseja ver nos outros. Você ainda pode ser assertivo, mas de uma maneira que não invalide sua mensagem.

Essas são apenas algumas ações para mudar o mundo que estão ao alcance de todos. Se você colocá-las em prática, é provável que a primeira coisa que mude para melhor seja sua própria vida. Trata-se de um investimento que sempre vale a pena.

 

Holloway, J. (2003). Cambiar el mundo sin tomar el poder. El significado de la revolución hoy. Barcelona: El Viejo Topo.