Mudar nossas vidas modificando nossas atitudes

· julho 20, 2018

Nossa geração tem sido uma das primeiras a se interessar pelo estudo científico de algumas questões importantes relacionadas ao bem-estar, como o que faz as pessoas realmente felizes. De fato, certas descobertas realizadas a partir desses tipos de pergunta têm mudado radicalmente a forma como interpretamos o mundo. Por exemplo, atualmente sabemos que uma mudança de atitude tem um poder enorme sobre o nosso humor.

Sabemos que as pessoas felizes não têm em comum um determinado conjunto de circunstâncias, e sim uma maneira particular de ver o mundo. As atitudes positivas provocam uma reação em cadeia de pensamentos, eventos e consequências que causam resultados extraordinários. Portanto, aprender a ser otimista e ter uma boa higiene mental pode nos fazer aproveitar muito mais o nosso dia a dia.

Os princípios básicos da psicologia nos dizem que cada um de nós é responsável por nossas atitudes. Portanto, as pessoas da nossa geração têm uma enorme vantagem. Conhecendo o poder de nossa mente, podemos usá-lo para sermos muito mais felizes do que os nossos ancestrais.

“As atitudes são contagiosas. Vale a pena ser contagiado pela sua?
-Dennis e Wendy Mannering-

Quais atitudes são saudáveis ​​para a nossa mente?

As atitudes positivas derivadas de uma correta higiene mental ajudam a alcançar o bem-estar. Além disso, proporcionam grandes benefícios para todos, desde aqueles que já se encontram relativamente bem até aqueles que têm dificuldades mais sérias ou, inclusive, a presença de um distúrbio como a ansiedade ou a depressão.

Mulher feliz com suas conquistas

Agora, embora nem sempre possamos mudar nossas circunstâncias, há algo sobre o qual sempre temos controle: nos esforçarmos o máximo possível de acordo com as qualidades e limitações que possuímos. Não podemos fazer tudo, mas podemos fazer a nossa parte para obter o máximo rendimento e nos sentirmos satisfeitos com nós mesmos. No entanto, isso só será alcançado quando tivermos as atitudes mentais apropriadas.

A atitude mental é tão importante que pode, inclusive, ter efeitos positivos e negativos em nossa saúde. Isso foi evidenciado em um projeto de pesquisa realizado por dez anos na Universidade de Heidelberg, sob a direção do professor Hans Eysenck. Os resultados deste estudo revelaram que os hábitos gerais de pensamento podem ser mais prejudiciais do que os hábitos de comportamento físico não saudáveis.

Chaves para incentivar hábitos saudáveis

  • Simplifique. Uma das melhores atitudes que você pode ter é a de reduzir ao máximo suas necessidades. Quanto mais coisas supérfluas você precisa para ser feliz, mais difícil será viver positivamente.
  • Crie vínculos. Para ter uma mente saudável, é conveniente criar uma rede social próxima, onde você possa se apoiar em momentos de necessidade e manter o vínculo.
  • Desenvolva sua criatividade. Essa habilidade aumenta a capacidade dos neurônios de se adaptarem a novas experiências ou aprendizados.
  • Trabalhe sua curiosidade intelectual. As pessoas que mostram atitudes abertas a novas experiências e têm uma personalidade extrovertida tendem a ter uma vida mais longa e a desfrutar de um melhor funcionamento do sistema imunológico e cardiovascular, de acordo com alguns estudos.

“Se você não gosta de algo, mude-o; se você não pode mudá-lo, mude a maneira como pensa sobre ele”.

Estamos vendo uma mudança de atitude em relação à vida

Como vemos, nossa geração tem entendido que a felicidade não depende de nenhuma condição externa, mas que é regida por nossa atitude mental. A maneira como vemos o mundo controla as nossas vidas. É um poder secreto que todos possuímos e que funciona vinte e quatro horas por dia, bem ou mal. Portanto, é muito importante que saibamos aproveitar e controlar essa grande força.

Mulher com uma atitude positiva

Nós, seres humanos, somos muito semelhantes. As pequenas disparidades existentes nos levam a viver a vida de maneiras muito diferentes. Uma das diferenças mais importantes entre uns e outros é a nossa atitude. Não importa nosso ponto de partida: se tivermos uma atitude positiva e nos empenharmos constantemente para dar o melhor de nós mesmos, eventualmente superaremos nossos problemas.

Assim, ter uma atitude mental positiva é nos perguntarmos como podemos fazer alguma coisa, em vez de explicar que ela não pode ser feita. Portanto, se você conseguir desenvolver essa maneira de ver o mundo, descobrirá a rapidez com que pode mudar sua vida para melhor.

“Nossa atitude sobre a vida determina a atitude da vida sobre nós mesmos”.