6 dicas para melhorar a comunicação entre pais e filhos

6 dicas para melhorar a comunicação entre pais e filhos

Última atualização: 26 junho, 2018

Não existe um manual que sirva para todos os pais do mundo, mas existem certas dicas gerais que podem ser converter em um bom guia se quisermos manter uma boa relação com nossos filhos. Estas dicas também podem nos orientar para falar com eles sobre alguns temas delicados. Melhorar a comunicação entre pais e filhos é muito importante.

Neste artigo oferecemos algumas dicas para aumentar a empatia, melhorar a forma como escutamos nossos filhos, e aumentar sua motivação para que eles nos escutem. Vamos lá!

“O mais importante na comunicação é escutar o que não se diz”.
– Peter Druker –

Na hora de se comunicar com eles, é melhor não dar opiniões fechadas, negativas ou diretas. Especialmente se as crianças já não são tão crianças e têm uma idade maior. Dialogue com eles, faça perguntas, incentive a reflexão conjunta, escute os motivos pelos quais fizeram o que fizeram e chegue a acordos que deixem todos satisfeitos. É verdade que é mais difícil, mas será muito mais fácil que eles cumpram e os respeitem.



  • Comesaña, J. M. C. (2011). Bases para construir una comunicación positiva en la familia. Revista de investigación en educación9(2), 91-98.
  • Franco, G. E., & Cuartas, G. E. F. (2001). La comunicación en la familia (Vol. 72). Palabra.
  • Henao, A. M. G. (2012). Recuperación crítica de los conceptos de familia, dinámica familiar y sus características. Revista virtual universidad católica del norte, (35), 326-345.