6 frases para refletirmos sobre a excelência

· março 21, 2018

Poucos conceitos são tão complicados de compreender e integrar à nossa vida como a excelência. A excelência é uma palavra maravilhosa que “vende” muito. Mas o que isso realmente significa? Qual é o seu significado na nossa vida? Aspirar à excelência é o mesmo que aspirar ao perfeccionismo? Excelência significa ser o melhor ou fazer o melhor que você pode fazer todos os dias?

Na verdade, não é apenas uma questão operacional ou de saber como fazer, vai muito mais além. É uma questão com um lado moral que envolve alcançar o melhor desempenho nas circunstâncias dadas, buscando uma melhoria contínua. Para muitos, é uma questão de conquistas mensuráveis, de aquisição de habilidades. Mas não deixa de ser muito mais: atinge um plano espiritual, de realização e desenvolvimento pessoal.

“A excelência é uma arte adquirida através do treinamento e do hábito. Não agimos corretamente porque temos excelentes virtudes, mas somos virtuosos porque agimos corretamente. Nós somos o que fazemos de forma repetitiva. Excelência, então, não é um feito, mas um hábito”.
– Aristóteles –

A excelência não é um feito, mas um hábito

A excelência não é um nível estabelecido ou consensual de qualidade ou perfeccionismo. É uma dinâmica em constante mudança, que é construída com o que fazemos todos os dias. Não se trata, portanto, de ser perfeito em algo, mas sim de fazer as coisas da melhor forma possível.

Lutar pela excelência no que fazemos exige esforço e paixão. É o impulso e o compromisso de fazer as coisas bem feitas e um esforço que nos ajuda a alcançar ótimos resultados.

Mulher comemorando uma conquista

A excelência requer um trabalho diário

Esta busca não descansa, não permite pausas, não permite exceções. A excelência requer um trabalho diário porque se baseia nos seus próprios valores: aqueles que todos os dias nos colocam à prova, aqueles que vemos em tudo o que fazemos e em tudo o que acontece. Se algo é importante para você, é melhor aprimorá-lo todos os dias, sem exceções.

Em muitas ocasiões, a motivação para obter um ótimo desempenho é alimentada por um pensamento: existe a possibilidade de fazer a diferença. Ou seja, há uma grande distância entre o que seríamos capazes de fazer com um mínimo esforço e o que seríamos capazes de fazer com mais dedicação.

“Não há alegria que dure, no caso de um trabalho como esse, de um trabalho ou de qualquer trabalho. Porque você sempre precisa ir para outro lugar. Você deve vestir-se novamente para fazer uma viagem. (…) É preciso bater na porta da excelência, é um trabalho diário”.
– Arnaldo Calveyra –

O prazer de fazer as coisas bem feitas

Apostar na excelência no trabalho é uma das melhores maneiras de aproveitá-lo. Uma atitude no trabalho alinhada com essa aspiração não só permite bons resultados, mas também é enriquecedora para aqueles que a mantêm, na vida pessoal e profissionalmente.

Quando você sabe que está fazendo algo bem feito, a sensação de prazer que acompanha a atividade se multiplica. E quanto melhor você faz, melhores serão os resultados e a satisfação do dever cumprido.

“O segredo da felicidade no trabalho está contido em uma única palavra: excelência. Saber como fazer algo com excelência é apreciar este algo”.
– Pearl Buck –

A excelência é uma busca contínua

Estamos falando de um processo que raramente termina enquanto existe uma possibilidade de mudança. Além disso, enquanto continuarmos buscando a excelência, o nosso espírito de alguma forma permanecerá jovem, animado, ativo. Você sempre pode melhorar em todas as áreas da vida, tanto pessoais quanto profissionais.

Dessa forma, ela será o resultado de uma preocupação em melhorar o desempenho, de otimizar os resultados com os recursos que temos. É uma expressão externa de integridade interna, de paixão e muita vontade de fazer a diferença.

Em cada trabalho que realizamos, temos a opção de escolher como agir. As nossas habilidades, os recursos ou as informações que temos podem constituir limitações, mas também é comum que tenhamos uma boa margem de atuação. Aqui entram em jogo, acima de tudo, a paixão e o compromisso.

“Quanto a mim, estou em busca da excelência. Não tenho tempo para envelhecer”.
– Will Eisner –

O reconhecimento vem junto

Muitas pessoas lutam para serem reconhecidas, mas nem todas agem da maneira correta. Na realidade, alcançar o reconhecimento através da excelência é a maneira mais notável de encontrá-lo. No entanto, para quem é reconhecido dessa forma, o sucesso não é tão importante quanto um bom resultado.

Por outro lado, se você não procura a excelência, é difícil encontrá-la. Buscá-la significa agir com excelência, sempre dando o melhor de si. Mesmo que pareça que ela está longe, na realidade, o interesse e o esforço são o que têm mais valor. Somente o fato de desejar a excelência e agir em conformidade já nos aproxima dela.

“Se você caminhar pelo mundo à procura da excelência, você a encontrará; se você caminhar pelo mundo à procura de problemas, você os encontrará. Ou, como diz um provérbio árabe: ‘O que um pedaço de pão pode significar dependerá de você estar com fome ou não'”.
– John Grinder –

Mulher fazendo exercício

Aproveite todas as oportunidades para praticar a excelência

“[…] é difícil alcançar os objetivos caminhando em um ritmo muito lento. Os vencedores aproveitam as oportunidades e lhes dão forma. Eles vivem obcecados pelas maravilhosas oportunidades de cada dia, convencidos de que a única coisa que não sobra a ninguém é o tempo”.
– Tony Robbins –

Escolher agir dessa forma implica fazer um investimento de fé, dando chance à habilidade de ver/identificar uma oportunidade de melhorar, de avançar e procurar maneiras de aprimorar cada detalhe. É ação, não observação ou reflexão, embora possa começar através delas.

Por outro lado, escolher e manter essa atitude não é fácil. Às vezes pode ser muito frustrante e doloroso, no sentido de que os resultados iniciais podem não ser os esperados. Dessa forma, a excelência se torna um exercício de inteligência e paciência, que recompensa aqueles que têm resiliência suficiente para dar um passo além das dificuldades.