A motivação é o maior segredo para conseguir melhorar

A motivação é o segredo para melhorar

Janeiro 28, 2017 em Psicologia 1395 Compartilhados
A motivação é o maior segredo para conseguir melhorar

A motivação é o segredo para entender por que os seres humanos se mantêm firmes perseguindo certos objetivos que não dão nenhum fruto a curto prazo. É a condição necessária para chegar às nossas metas, para melhorarmos. Mas, como conseguir se motivar? A motivação é, simplesmente, o que faz com que um indivíduo aja e se comporte de uma determinada maneira. É um termo genérico que se aplica a uma ampla série de impulsos, desejos, necessidades e anseios.

A maioria dos autores costuma distinguir entre dois tipos principais de motivação: a intrínseca e a extrínseca. O comportamento intrinsecamente motivado tem como objetivo o interesse pessoal em realizá-lo.

A motivação extrínseca se refere a aqueles motivadores de comportamento que provêm do exterior e que não são habitualmente correlacionados de maneira natural ao comportamento que premiam. Portanto, a motivação intrínseca é a que nos guia. Além disso, nesse tipo de motivação, a recompensa é inerente à própria ação, ao próprio desfrute da mesma.

formiga-motivacao

Na sociedade ocidental atual, vivemos em uma constante mudança de circunstâncias externas que, muitas vezes, nos submergem na inércia. O caminho da inércia faz com que nos deixemos levar pelas circunstâncias e, assim, acabamos agindo de uma forma desumana. Viver sem motivação nos faz entrar em um mundo que nos torna pessoas mecânicas, onde nos esquecemos de nós mesmos e de nossas verdadeiras motivações.

A inspiração provém dos demais, mas a motivação é nossa.
Compartilhar

O que nos motiva?

Pensemos: o que nos leva a agir de uma forma ou outra e quais são os verdadeiros motivos que nos encaminham à direção que tomamos? Conhecer quais são os verdadeiros motivos que nos guiam nos servirá para conhecer realmente o que nos leva a tomar certas decisões ou por que nos decidimos entre uma opção e outra.

Às vezes agimos de forma equivocada ou nos arrependemos de nossas ações por não refletirmos sobre quais são as verdadeiras motivações que impulsionam nossas decisões. Conhecer nossas motivações é nos conhecer como pessoas, é o caminho em direção ao autoconhecimento e à melhora de si mesmo.

Escolher viver motivado é escolher uma existência mais satisfatória. A motivação é o que nos impulsiona e nos mantém lutando por nossos sonhos, apesar de tudo que devemos enfrentar para torná-los realidade.

Evidentemente, nem sempre podemos estar igualmente motivados, e poucos são os caminhos que estão completamente tomados por pétalas de rosas, mas está na motivação o motivo pelo qual há pessoas que conseguem o que se propõem enquanto outras se restringem a viver a vida que têm, mesmo não se sentido satisfeitos com ela.

engrenagens-motivacao

“A religião de todos os homens deveria ser acreditar em si mesmo.”
– Krishnamurti-

Podemos aprender com a motivação dos atletas

A motivação na atividade esportiva é um fator determinante para a boa prática da atividade física e para o alcance dos objetivos no esporte. Os processos intelectuais, fisiológicos e psicológicos que decidem, ativam e controlam nosso comportamento na atividade física são parecidos, na sua base, aos que funcionam com outro tipo de atividades.

Todos nós somos competitivos por natureza, mesmo que alguns sejam mais do que outros. Nesse caso, o trabalho do psicólogo é tirar vantagem deste traço da natureza humana e alimentá-lo. Este processo ajuda a manter a motivação a curto prazo, portanto, é preciso combiná-lo com estratégias que mantenham a motivação no tempo.

Uma forma contrastada cientificamente para manter a motivação durante longos períodos é a  visualização. Diariamente, pelo menos durante 5-10 minutos, é bom visualizar o procedimento e os resultados desejados para que a nossa mente possa ter certos dispositivos preparados para a tarefa que queremos enfrentar.

Isso é muito útil tanto para a atividade física como para qualquer outro objetivo, especialmente quando falamos de tarefas novas ou que não realizamos há muito tempo. A visualização também é uma forma de treinar o foco de atenção.

homem-pulando-motivado

Em termos gerais, para motivar uma pessoa – da mesma forma que um atleta – a melhorar seu rendimento, é preciso avaliar seu esforço e suas experiências prévias acumuladas. Há muitos atletas que, sem saber, se motivam para um inferior rendimento ao que suas possibilidades poderiam desenvolver.

Estes resultados, frequentemente, geram raiva e tristeza porque costumam arruinar um trabalho duro, constante e bem realizado. Um esforço que pode ir por água abaixo por falta de motivação, mas também por excesso da mesma. Assim, de uma forma ou de outra, a motivação é um fator relevante no resultado final e seu controle pode inclinar a balança a nosso favor, ou nos afastar de nossos objetivos.

Recomendados para você