Infusões para relaxar naturalmente- A Mente é Maravilhosa

6 infusões para relaxar

junho 30, 2018 em Curiosidades 0 Compartilhados
Infusões para relaxar

Vivemos com pressa, sem tempo e estressados. O ritmo frenético de nosso dia a dia nos consome. Por isso, ao chegar em casa ou antes de ir para a cama, é conveniente reservar alguns minutos para liberar todo o estresse que acumulamos. Uma das melhores maneiras para recuperar o fôlego é através da ingestão de líquidos. E mais especificamente, fazendo uso de certas infusões para relaxar.

Sem dúvida, é uma das opções mais rápidas, confortáveis ​​e saudáveis. As tisanas possuem propriedades naturais que, além de nos ajudarem a dormir melhor, aliviam a tensão e o nervosismo. No entanto, devemos saber regular as doses, pois, em excesso, tudo pode se tornar prejudicial para a nossa saúde.

As melhores infusões para relaxar

1. Valeriana

Embora tenha se espalhado para todas as partes do mundo, esta famosa planta é de origem europeia. Atualmente, é uma das mais utilizadas para tratar principalmente a ansiedade e a insônia.

Infusão de valeriana

A valeriana é uma das melhores infusões para relaxar devido ao seu efeito sedativo. Suas propriedades afetam diretamente o sistema nervoso central, permitindo aliviar, além da ansiedade, sentimentos de tristeza, nervosismo ou angústia. Por isso, é considerada uma boa aliada para parar de fumar.

Além disso, a valeriana diminui a quantidade de tempo que uma pessoa leva para adormecer, o que faz com que descanse um número maior de horas e melhore a circulação, estabilizando a frequência cardíaca e lutando contra possíveis arritmias. Portanto, essa infusão de sabor agradável é muito recomendada para estudantes que estão em época de provas e para todas aquelas pessoas que têm dificuldade para dormir ou sofrem de ansiedade.

2. Melissa ou erva-cidreira

Esta planta aromática tem múltiplos benefícios para a saúde e o bem-estar mental. É um potente remédio contra o nervosismo, a ansiedade e o estresse. Além disso, serve para tratar um grande número de condições e doenças. Também possui propriedades sedativas e antiespasmódicas, que contribuem para melhorar o funcionamento digestivo e intestinal.

É curioso como essa infusão para relaxar é especialmente útil quando se trata de aliviar dores musculares e evitar cãibras e contraturas. Para isso, você pode adicionar um pouco de melissa à água na banheira e desfrutar de todos os seus benefícios.

3. Tília

De origem oriental, como a valeriana, é uma das melhores tisanas para acalmar os nervos e conseguir dormir, além de ter outras aplicações. Por exemplo, alivia problemas digestivos ou processos relacionados ao muco. Pode até funcionar como um anti-inflamatório natural, já que quando misturada com camomila ou erva-cidreira, age como um analgésico contra as dores de cabeça.

Se você tem problemas de insônia ou ansiedade, a tília é altamente recomendada. Basta tomá-la 15 minutos antes de ir para a cama para descansar profundamente.

Chá de tília

4. Kava

Mais desconhecida do que as anteriores, a kava, originária do Pacífico Sul, é uma opção muito eficaz para combater a ansiedade. É uma espécie de submenta e tem propriedades relaxantes, sedativas e hipnóticas, mas também algumas contraindicações.

A kava é usada por tonganos, fijianos ou samoanos há mais de 2.000 anos, é a bebida tradicional de suas cerimônias e festas de boas-vindas. Sua utilidade está na sua alta capacidade de gerar e manter um bom humor e uma atitude positiva. Ao mesmo tempo, não produz euforia, mas uma sensação muito agradável de relaxamento. É por isso que é uma das infusões para relaxar por excelência.

Mas tenha cuidado! Seu uso diário máximo recomendado varia entre 30 e 70 mg. Há indícios de que pode haver contraindicações hepáticas e é preferível que pessoas com doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson, não a ingiram.

5. Lúpulo

O lúpulo pode não ser conhecido por suas características relaxantes, já que é um dos quatro ingredientes básicos da cerveja. Além disso, seu sabor amargo característico vem de uma planta semelhante à vinha, relacionada à da cannabis, mas sem nenhuma propriedade entorpecente da última.

O lúpulo é uma erva muito eficaz para combater as alterações do sistema nervoso que causam um estado de alerta, ansiedade, nervosismo, depressão ou estresse. Ele também tem a capacidade de aliviar cãibras musculares, facilitar a digestão e combater a insônia.

6. Camomila

Além de aliviar a má digestão, a camomila tem propriedades calmantes, sedativas e antioxidantes. Em combinação com a lavanda, sua incidência na ansiedade e no estresse é maior. Portanto, é também um poderoso regulador do sono e possui um papel relaxante para o resto do dia.

Mulher tomando infusão de camomila

Todas essas infusões para relaxar podem ser tomadas tanto frias quanto quentes, já que suas propriedades não são alteradas por isso. Basta saber escolher as ervas que melhor se adequam aos nossos gostos e objetivos e aproveitar todas as suas vantagens. Entre elas, o fato de não conterem produtos químicos e, portanto, todos os benefícios que nos proporcionam são naturais.

Recomendados para você