Como manter uma atitude positiva

· novembro 5, 2015

Durante anos, ouvimos, lemos e conversamos sobre a importância de manter uma atitude positiva frente às dificuldades que a vida apresenta. Mas é tempo de renovar a nossa forma de pensar a respeito, e criar novos hábitos que nos permitam conseguir o que queremos.

Os perigos do pensamento extremo

Uma verdade bem conhecida é que se você deixar que os pensamentos negativos lhe invadam ou se você permitir que a depressão o domine, passará a vida sem se dar conta das coisas boas que você tem. Por outro lado, o excesso de pensamento positivo pode desvirtuá-lo da realidade.

Os excessos e os extremos não são bons companheiros. É preciso mudar os hábitos de pensamento, os mecanismos de defesa frente às frustrações e encontrar a chave para ligar o seu motor interior. Tudo isso lhe permitirá ter uma vida mais plena.

Os passos para manter uma atitude positiva

– Identifique a causa da sua infelicidade. Sempre há uma causa para a sua frustração, medo, tristeza ou chateação. É a primeira coisa que você deve fazer. Nem sempre é fácil, mas foque em encontrar a verdadeira causa da sua frustração, o que paralisa você e não lhe permite chegar ao seu objetivo. Algumas vezes são questões que vão mais além do que você quer ou pode aceitar.

O resultado desse passo pode ser o pessimismo. Não desanime, este é apenas o primeiro passo para uma mudança de hábitos de pensamento. Ao enfrentar uma dificuldade você pode fazer duas coisas:  evitá-la ou combatê-la. Evadir só irá prolongar a sua agonia, de modo que recomendo que você a enfrente.

– Defina uma meta curta, mas possível. Imagine os benefícios de alcançar seus objetivos. Comece por criar hábitos muito básicos e simples. Por exemplo, se você quer perder peso e come alimentos industrializados diariamente, diminua a frequência para só uma vez por semana e peça a metade do que você sempre consome.

Os primeiros dias de mudança serão difíceis. Assim que você conseguir fazer isso várias vezes, vai se sentir melhor consigo mesmo e muito mais estimulado. E esse é o momento de definir uma meta maior para conseguir algo ainda maior, algo que o aproxime mais do seu objetivo e aumente o seu nível de exigência.

Encontre qual é essa ação mais importante na hora de alcançar verdadeiramente a sua meta. Quando você tiver a sua ação bem definida, poderá pensar de forma positiva e realizá-la com todo o entusiasmo possível. Assim, você se manterá estimulado e verá novas ações possíveis. Lembre-se de que pensar de forma positiva não é eficaz se você não agir.

– Identifique coisas boas que você tem na sua vida. Um dos elementos que mais o ajudarão a manter uma atitude positiva é agradecer. Vale a pena enumerar tudo o que você considera importante em sua vida:  bens materiais, pessoas, oportunidades, experiências, etc.

É comum se concentrar tanto no que desejamos mudar que poucas vezes nos detemos para ver o que temos de bom ao nosso redor. Isto é uma pena porque a maioria procura chegar ao dia seguinte sem valorizar o hoje, e isto vira uma corrida sem fim.

– Alivie a sua carga emocional. Ao mesmo tempo em que você identifica o bom, também encontrará coisas e pessoas que lhe machucam. É importante pensar em por que estão na sua vida; se realmente lhe fazem mal, o melhor será acabar com isso.

Sem dúvida não se trata de algo simples. Terminar relações de anos ou se desfazer de bens que realmente não lhe satisfazem mas que lhe dão certo status não é fácil. Ao contrário, quanto mais pesada for a carga emocional, mais importante a pessoa ou coisa parece ser. Mas você também terá mais liberdade ao deixá-lo ir.

Você conseguirá a mudança de hábito se, quando enxergar o que o paralisa, for sincero consigo mesmo e definir metas possíveis, e assim encontrar a ação que o leve a vencer esse obstáculo e conseguir uma vida mais positiva.

A atitude positiva como motor da mudança

Você se deu conta de que a sua vida simplesmente não é o que você esperava e está cansado de ter uma perspectiva negativa? Os conselhos anteriores o ajudarão a melhorar a sua vida, a se sentir mais feliz e a ter uma perspectiva mais agradável da vida, melhorando a sua atitude no dia a dia.