6 posturas de ioga para aliviar as dores nas costas

· dezembro 24, 2018

Uma má postura ao dormir, sentar-se de forma inadequada ou a maneira como caminhamos podem facilmente se traduzir em dores nas costas. Se o problema já apareceu, é importante tratá-lo o antes possível. Nesse sentido, existem posturas de ioga para aliviar as dores nas costas que podem nos ajudar.

Mas, por que a ioga? Porque é uma disciplina que, através de diferentes posturas, tonifica os nossos músculos e dá elasticidade aos nossos tendões. Ou seja, constitui uma defesa contra a rigidez que podemos adquirir, por exemplo, quando passamos várias horas sentados em uma cadeira, colocando produtos em diferentes prateleiras ou em pé na recepção de um hotel.

A ioga como tratamento para aliviar as dores nas costas

A ioga é uma técnica milenar que, em sua essência, une corpo e mente com um toque espiritual e de fé. No entanto, há alguns anos tem sido usada com o propósito de alcançar um equilíbrio físico e mental, sem outra pretensão mais transcendental. Podemos aliviar ou complementar o tratamento de problemas mentais e físicos através das suas diferentes variantes.

Jovem fazendo ioga em casa

Embora não seja um tratamento médico, devemos sempre consultar um especialista antes de iniciar essa prática. A ioga é um bom complemento em muitos tratamentos de saúde, especialmente se for para recuperar a funcionalidade de uma área sobrecarregada. Nesse sentido, é importante escolher com cuidado onde iremos praticá-la e informar ao instrutor sobre as nossas limitações iniciais.

Com o desenvolvimento e proliferação de informações na web, temos uma infinidade de recursos online que, embora gratuitos e muito atraentes, devem ser analisados com desconfiança. Embora a pessoa que se dirige a nós seja um profissional, essa prática impede que o próprio profissional nos corrija.

Considerando tudo isso, mostraremos aqui algumas posturas simples que podem nos ajudar. Estas são algumas delas, e nós as classificaremos de acordo com a área onde a dor ocorre. No entanto, antes de tentar praticá-las, lembre-se de que os maiores benefícios geralmente são obtidos quando as praticamos com frequência, quando o médico nos declara aptos para praticá-las e quando temos a supervisão de um instrutor formado.

Praticar ioga para aliviar as dores nas costas traz inúmeros benefícios, desde que seja feito de forma contínua e tenhamos a supervisão de um instrutor formado.

Posturas para aliviar as dores na parte superior das costas

As dores na parte superior das costas ocorrem nos músculos trapézios, no angular da escápula, nos músculos dorsais, entre outras áreas. Geralmente é causada por uma postura incorreta da cabeça em relação à coluna, sobrecarregando essa área, além do pescoço.

As pessoas que trabalham sentadas nos escritórios ou os estudantes que passam muitas horas na escola correm o risco de sentir esse tipo de dor.

1. A postura do gato ou da vaca

Como é feita? Essa postura de ioga para aliviar a dor nas costas é projetada para contrair e alongar quase todos os músculos das costas, mas é especialmente benéfica para a dor na coluna. Ela permite que você estique os músculos sobre os quais, geralmente, aplicamos uma tensão constante, sem lhes dar descanso. Ou seja, nós os usamos para suportar o peso.

Postura de ioga para aliviar a dor nas costas

Para executá-la, devemos nos colocar de quatro com as mãos e os joelhos fixos. Mova o tronco para cima, arqueando as costas o máximo possível (postura do gato). Em seguida, execute o movimento oposto, arqueando as costas para baixo (postura da vaca). Podemos repetir os movimentos quantas vezes quisermos, sempre de forma controlada.

2. A postura da criança

Essa é uma das posturas mais simples da ioga. Permite relaxar o corpo completamente e alongar as costas de maneira controlada.

Como se faz? Sentados sobre as panturrilhas, esticamos os braços e os colocamos afastados do corpo, para a frente. Pressionamos na direção do chão de forma firme, mas relaxada. Se quisermos alongar os músculos intercostais (entre as costelas), podemos passar um dos braços por baixo do pescoço.

Postura de ioga

Posturas para aliviar a dor na parte inferior das costas

A dor na parte inferior das costas ou lombalgia (dor lombar) ocorre nos músculos lombares, e é muito mais comum do que pensamos. A postura ou os problemas no nervo ciático são algumas das suas causas. Quer seja um mal menor ou uma doença, essas duas posições podem nos ajudar.

3. Postura das pernas na parede

Embora pareça muito simples, essa postura traz benefícios para a circulação e musculatura.

Como se faz? Deite-se de costas com as pernas totalmente apoiadas na parede, com uma almofada ou toalha para ajudar a manter a postura, se considerar necessário. É importante que as pernas fiquem tão verticais quanto for possível.

Mulher praticando ioga

4. A postura inclinada para a frente

Esta postura de ioga para aliviar as dores nas costas pode ser feita em pé ou sentado e pode nos ajudar a ganhar flexibilidade. Tenha em mente que estaremos tentando forçar ou buscar o nosso limite, especialmente se os nossos músculos não estiverem aquecidos.

Como se faz? Em qualquer uma das duas posições iniciais, devemos nos inclinar em direção aos pés para tentar tocá-los, tentando alongar os músculos lombares o máximo possível. É essencial que encontremos uma posição confortável para podermos manter essa postura por algum tempo: é preciso alongar e não sobrecarregar. Por isso, podemos apoiar as mãos nas pernas na altura que alcançarmos.

Posturas de ioga

Posso prevenir a dor com a ioga?

Essa técnica milenar não só nos ajuda a acalmar a dor atual, mas também pode impedir que ela apareça. Algumas posturas são projetadas para fortalecer a musculatura de determinadas áreas musculares.

5. A postura da cobra

Essa posição nos permite fortalecer os músculos lombares, para que não sejam sobrecarregados com a má postura ou movimentos bruscos.

Como se faz? Deitados de bruços, devemos levantar o tronco exercendo força com a região lombar. Nós não precisamos nos elevar ao máximo, apenas o quanto formos capazes de fazer. O ideal é que essa posição seja praticada com frequência para fortalecer os músculos.

Fazer ioga em casa

6. A postura do cachorro olhando para cima (para nível intermediário)

Esta é a mais complexa das posturas, e é uma variante da postura da cobra. Precisaremos de uma musculatura mais treinada para realizá-la corretamente.

Como se faz? A partir da postura da cobra, vamos levantar mais o peito e depois os quadris. Desta forma, as nossas coxas estarão ligeiramente levantadas. É importante não contrair os ombros nessa postura; eles devem permanecer separados do pescoço.

Mulher fazendo ioga

Para terminar, se tivermos costas fortes e resistentes, conseguiremos enfrentar as doenças com mais tranquilidade. É necessário lembrar que a prevenção nos ajuda em muitas doenças e nos permite evitar muitas dores futuras.