6 qualidades para alcançar suas metas

6 qualidades para alcançar suas metas

maio 29, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Mulher que alcançou suas metas

Você tem grandes sonhos e objetivos pelos quais vale a pena se esforçar, mas quando você olha para a situação em que está agora e a compara com suas ambições, alcançar suas metas parece quase impossível. Esta é a razão pela qual a maioria das pessoas coloca as metas mais altas na categoria de “sonhos impossíveis”, considerando-as inexequíveis e inalcançáveis, como um mero entretenimento mental para fugir da dura realidade cotidiana.

O mais curioso de tudo isto é que as pessoas não sabem do que são capazes até tentarem. Não importa o quão ambiciosa seja a sua meta, somente se você começar a caminhar em direção a ela poderá encurtar a distância para alcançá-la. No entanto, para atingir suas metas você tem que fazer algo mais.

Além de definir claramente os seus objetivos, estabelecer um plano de ação, descobrir o que realmente o move e motiva e conceber hábitos que o ajudem a se manter no bom caminho, é necessário desenvolver uma série de habilidades e qualidades que o ajudarão durante o percurso. 

Qualidades que você precisa para alcançar suas metas mais altas

Alcançar o sucesso requer que você desenvolva uma série de qualidades. Não interessa o quão alta é sua meta, o quão difícil é alcançá-la ou o que você tem que fazer para atingi-la. Todas requerem habilidades sem as quais será muito mais difícil manter-se firme em seu compromisso.

Ser positivo e otimista

O primeiro passo é fundamental para seguir o caminho em direção às suas metas. Mas esse primeiro passo deve ser dado com uma mentalidade positiva, com otimismo. Essa atitude deve ser mantida a cada passo que você der, deve ser o motor que move as suas ações e deve ser apoiada pelas metas menores.

Caras tristes e uma cara sorrindo

No entanto, nem sempre é fácil manter o otimismo. Você deve ser proativo para manter uma atitude positiva. Evite as pessoas que o impedem de avançar e rodeie-se de gente positiva e otimista. Se não for possível, sempre pode recorrer à máxima “antes só do que mal acompanhado”.

“Até o caminho mais longo começa com o primeiro passo.”
-Kalimán-

Comece o dia escutando e lendo algo inspirador, algo que te ajude a encontrar a motivação mais facilmente. Escreva um diário com os seus progressos para anotar todos os seus triunfos e como superou os seus obstáculos. Encha-o de palavras bonitas, mesmo que não tenha tido um bom dia.

Ser persistente

Você sempre vai encontrar alguém durante o seu caminho que vai rir de você, alguém que lhe diga que você não consegue, que te faça duvidar das razões que te fazem lutar pelo seu sonho. Mas você tem que ser persistente e não deixar que as críticas ou as palavras de desânimo afetem sua mente. 

Se as outras pessoas são muito tóxicas, nocivas ou consomem grande parte da sua energia, talvez deva considerar alterar a estratégia. É possível conseguir grandes resultados com pequenas mudanças. Uma pequena modificação não altera seu rumo, simplesmente te ajuda a caminhar por um caminho menos tortuoso, mesmo que seja um pouco mais longo.

Ser resiliente

Mais cedo ou mais tarde você vai se encontrar com pessoas e situações que vão tentar te afastar do seu caminho em direção ao sucesso. Nessas ocasiões, desenvolver a resiliência, que é a capacidade de se sobrepor à dor emocional e às situações adversas, ajudará a manter a persistência e o otimismo.

Planta no interior de um tronco

A resiliência implica reestruturar os nossos recursos psicológicos para nos adaptarmos a novas circunstâncias e necessidades. Isto significa que, além de se sobreporem às adversidades, as pessoas resilientes são capazes de dar um passo além e utilizam essas situações para crescer e desenvolver o máximo do seu potencial, convertendo os obstáculos em oportunidades para crescer.

Estar disposto a aprender

Sempre há algo novo para aprender que lhe permitirá crescer e evoluir. Esta atitude aberta ajudará a atingir um grande sucesso. Você deve ter uma mente aberta às possibilidades e às oportunidades que existem ao seu redor. 

Rodeie-se de pessoas que podem lhe ensinar coisas novas. Esteja aberto a novas experiências. Arrisque novas soluções quando vir que o de sempre não funciona. Aprenda a pensar antes de negar alguma coisa, a usar o tempo para refletir e avaliar as opções.

“Tenha atitude de um estudante, nunca se é grande demais para fazer perguntas, nunca se sabe muito para aprender algo novo”.
-Og Mandino- 

Ser flexível

Saber se adaptar vai permitir que você tire o melhor de cada situação. No entanto, para ser flexível e poder se adaptar às circunstâncias, você tem que viajar “com pouca carga”, especialmente carga emocional. Deve ser capaz de “perder peso” e deixar para trás complexos e sentimentos de culpa.

“Esvazie sua mente, seja amorfo, sem forma como a água. Se você coloca água em um copo, ela se torna um copo; se você a coloca em uma garrafa ela se torna uma garrafa; se você a coloca em uma chaleira, ela se torna uma chaleira. A água pode fluir, mas também destruir. Seja água, meu amigo.”
-Bruce Lee-
Recomendados para você