Benefícios da leitura diária - A Mente é Maravilhosa

7 benefícios da leitura diária

junho 12, 2018 em Livros 0 Compartilhados
Benefícios da leitura diária

Hoje mais do que nunca, os livros são objetos acessíveis e até baratos. Contamos com diferentes formatos (capa dura, capa de papel, de bolso, formatos digitais) que tornam cada vez mais fácil que qualquer pessoa tenha acesso à leitura. É acessível, é variado… No entanto, quanto tempo dedicamos a isso? Se você não se lembra da última vez em que leu um livro, algo não está certo. A leitura diária nos traz benefícios que não devemos perder.

A leitura nos enriquece mentalmente, ajudando nosso cérebro a funcionar de maneira ideal. Mas nos referimos à leitura de livros, não de revistas ou jornais ou de seu blog favorito. É necessário que a leitura seja feita de maneira profunda, conectando personagens, ações e capítulos, e comparando-os com o mundo real. A seguir, você encontrará algumas das razões pelas quais você deve começar a procurar um livro neste momento (e o que fazer em seguida).

Benefícios da leitura diária

Ler diariamente ajuda nosso cérebro a funcionar de forma otimizada.
Compartilhar

Maior inteligência emocional

Ler nos permite ter empatia com personagens muito diferentes, a quem seguimos durante suas aventuras. Muitos nos fazem experimentar sentimentos que já conhecíamos, e isso faz com que nos coloquemos em seu lugar. Obviamente, este exercício será aplicado à vida real com mais frequência se estivermos habituados a ler.

Mulher lendo livro na janela

Melhor vocabulário

É um dos aspectos mais conhecidos da leitura. A leitura diária nos permite estabelecer uma conexão entre as palavras que usamos oralmente e aquelas que lemos. Quanto mais lemos, mais vocabulário saberemos, especialmente se variarmos o gênero literário.

Conhecimento do mundo e da cultura geral

Isso é verdade, independentemente de estarmos lendo uma crônica ou uma história fictícia. Até mesmo as leituras mais fantásticas bebem de lendas, histórias ou outros tipos de relatos que existem em nosso mundo. Lendo, podemos ter acesso a muitos dados úteis ou apenas curiosos.

Melhor ortografia

Outro dos mais conhecidos benefícios da leitura. É verdade: a leitura nos faz escrever melhor; é muito mais útil do que memorizar uma enorme quantidade de regras de ortografia. Quanto mais vemos uma palavra escrita, mais facilidade temos para nos lembrarmos de como devemos escrevê-la.

Diminui o estresse

Fazer uma pausa de nossas obrigações (e, acima de tudo, de nossas preocupações) para ler diariamente é muito benéfico. Não só estamos dedicando esse momento a nós mesmos, mas também estamos aplicando nossa concentração a algo que prenda a nossa mente. Se estivermos focados no que acontece no livro, perderemos o interesse, pelo menos por um tempo, em nossas tarefas.

Mulher lendo livro com xícara de café

Pensamento crítico

Quanto mais lemos, mais problemas encontramos (na ficção, é claro). Isso nos permitirá nos posicionarmos diante do conflito, já que poucas pessoas escolhem não formar uma opinião própria sobre isso. Além disso, durante a leitura, os personagens nos informarão sobre seus pensamentos sobre o problema, e isso nos permitirá nos posicionar a favor ou contra o que eles dizem, e até mesmo mudar de opinião.

Diversão e entretenimento

Hoje em dia, o conteúdo audiovisual que consumimos é muito maior e, por vezes, esquecemos que a nossa imaginação é a nossa melhor fonte de produção audiovisual no momento da leitura. Imaginar os personagens ou os lugares que visitam é muito divertido porque os adaptamos aos nossos gostos, experiências e desejos.

Como transformar a leitura em um hábito?

Não é fácil começar a ler se não temos o hábito de fazê-lo. Algumas pessoas perderam esse hábito, outras nunca o tiveram. Agora que já sabemos que a leitura é importante, podemos nos concentrar em como aumentar sua regularidade em nossas vidas.

  • Entenda que ler é prazeroso: é difícil, se você não tem o hábito de fazê-lo, entender que a leitura é divertida, empoderadora ou até mesmo exploradora. Mas é importante dar-lhe a oportunidade de nos mostrar isso.
  • Tente ver cada livro como uma conquista: o sentimento positivo após a realização de terminar um livro pode nos fazer querer começar outro.
  • Leve seu livro para qualquer lugar: seja em formato físico ou digital (embora essa estratégia funcione melhor se o livro for físico), ter o livro à mão pode ser útil para usar o tempo livre para ler em uma viagem no transporte público ou em uma sala de espera, em vez de olhar para o nosso celular.
  • Leia quando precisar de um momento a sós: relacionar hábitos os fortalece e faz com que durem mais. Se convertermos nossos momentos a sós em momentos de leitura, estaremos fazendo exatamente isso.
  • Leia o que você gosta: não é essencial terminarmos os livros que começamos. Se você não gosta do livro, não deve lê-lo. Dedique seu tempo a outro que te prenda, já que o momento da leitura deve estar relacionado com experiências positivas.

Benefícios da leitura

Finalmente, é importante entender que o processo é lento e que, do dia para a noite, não vamos ler com frequência. Começar de forma simples e gradual nos ajudará a tornar a leitura um hábito. Uma vez assim, aproveite e compartilhe a experiência.

Recomendados para você