Transformar experiências com inteligência: fonte de emoções positivas

· abril 23, 2017

As experiências da vida são exatamente isso, experiências. A forma como julgamos cada uma delas, o que pensamos, é o que condiciona nossas emoções, que por sua vez influenciam nossas condutas. Considere que as experiências acumuladas são as grandes responsáveis por estarmos no lugar que ocupamos atualmente, e não em outro.

Por outro lado, prender-se a uma determinada emoção que venha da análise negativa de uma experiência pode ser prejudicial. Portanto, precisamos aprender a viver a vida a partir de outro prisma, e desenvolver nosso poder mágico para provocar transformações.

Tenha em mente que cada um de nós tem o poder de transformar suas próprias experiências. Desenvolver esse poder, transformar o impacto dessas experiências em nós é, devido ao seu potencial, uma coisa muito parecida a fazer mágica. Uma mágica que acontece de muitas formas: praticando a meditação, as afirmações positivas, a visualização, o mindfulness, ou mudando o foco de atenção.

O poder da meditação

Meditar implica deixar os pensamentos passarem sem se ater a eles, em uma postura relaxada e em um ambiente tranquilo. Por meio da respiração é possível alcançar um estado de relaxamento que traz inúmeros benefícios psicoemocionais.

 meditar-natureza

Do ponto de vista da psicologia e da fisiologia, meditar pode induzir a um estado alterado de consciência. A respiração consciente e o relaxamento muscular progressivo também são benéficos em termos cognitivos. Com treinamento em meditação, a ruminação depressiva pode ser diminuída, e é possível conseguir uma paz mental maior.

Se você muda o seu foco de atenção, você muda a sua emoção

Fisiologicamente, quando somos invadidos por uma emoção negativa, nosso corpo demora alguns segundos para processar a informação e recuperar o seu estado de normalidade. No entanto, se depois desse tempo você continuar pensando naquilo que o entristece ou aborrece, estará replicando o processo fisiológico e ficará preso a essa emoção. Assim, entramos em um círculo vicioso.

Considere que você pode mudar a emoção mudando o foco de atenção. Quando tiver uma emoção negativa, respire e mude o foco, pense ou faça alguma coisa diferente, relembre uma lembrança alegre, ouça música ou assista a um filme divertido e foque nisso.

A visualização como estratégia de transformação

A visualização é uma técnica que favorece estados de ânimo positivos que nutrem quimicamente o cérebro, relaxam o corpo, e permitem por alguns momentos escapar da rotina ou da tensão diária. Isso também é parte da magia de transformar.

Elsa Punset sugere 250 rotinas express para melhorar o nosso dia a dia em seu livro das pequenas revoluções. Em uma delas, “o jardim da transformação”, nos convida a nos colocarmos em um lugar confortável onde não sejamos interrompidos.

A partir daí, ela nos oferece a seguinte visualização: “Imagine que você entra em um jardim, você pode imaginá-lo como quiser. Neste espaço natural, permita-se transformar-se em tudo que você quiser: um pouco de relva que balança com a brisa, pedaços de pedras imóveis, gigantes que correm pelo jardim, pássaros coloridos que voam sobre as árvores…”

mulher-folhas

O poder das afirmações positivas também é mágico

Observar o que pensamos e dizemos a nós mesmos é um primeiro passo para entender a matéria com a qual a nossa mente trabalha. A maior parte do que sentimos é determinada pelo que pensamos e dizemos a nós mesmos. Então, mudando nosso jeito de pensar podemos mudar nosso jeito de sentir e agir.

Podemos educar a mente a parar de focar os aspectos negativos, que só atraem sentimentos negativos. Em vez disso, podemos dirigir nossos pensamentos com afirmações positivas, e aprender a deixar de lado as interpretações negativas que costumamos fazer.

Essa magia de transformar os pensamentos corresponde ao treinamento em afirmações positivas. As afirmações positivas supõem mudar os pensamentos e ideias negativas que se referem a nosso próprio conceito por afirmações positivas. Por exemplo “eu sou…, eu posso… me sinto capaz…”

A magia de transformar as preocupações em instantes presentes

Estar presente no aqui e agora é difícil, principalmente porque não estamos acostumados. Então, deixar de lado preocupações e pensamentos negativos requer atenção, aprendizagem e esforço. Mas se conseguirmos dar esse passo teremos uma ferramenta muito útil na hora de focarmos uma situação em especial, ignorando distrações e elementos contaminantes.

Prender-se a problemas do passado ou sentimentos de culpa por comportamentos anteriores pode alimentar o ressentimento e inclusive nos fazer entrar em depressão. Pense que a magia de transformar as preocupações passadas ou futuras em instantes do aqui e agora implica viver no presente. O agora é um presente, por isso se chama presente, e o seu poder transformador é enorme.

“Tive muitos problemas, mas a maioria deles nunca me superou.”
-Mark Twain-