7 benefícios de consumir frutos do mar para o seu cérebro

· setembro 11, 2018

Os benefícios dos frutos do mar para o cérebro são múltiplos e valiosos. Nos últimos anos os cientistas estabeleceram que a alimentação tem um impacto significativo na forma como a nossa mente funciona.

Os frutos do mar são considerados pelos nutricionistas um alimento muito completo por fornecer uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o nosso cérebro a médio e longo prazo. Além disso, são uma base alimentar essencial para todos aqueles que querem perder aqueles quilos extras, já que contêm bem pouca gordura.

Os estudos mais recentes sobre alimentação saudável enfatizam o consumo de frutos do mar, por cobrirem 80% das necessidades nutricionais em todas as faixas etárias, além de estarem entre os pratos mais requintados e saborosos que conhecemos. Além disso, a maioria dos frutos do mar contém os mesmos benefícios que os peixes brancos, por possuírem nutrientes e proteínas semelhantes.

Não importa o tipo de frutos do mar que consumimos, o que é realmente relevante é que eles nos proporcionam uma vida mais saudável – sem abusar, é claro -, particularmente quando se trata do coração e do cérebro.

Benefícios dos frutos do mar para o cérebro

Fortalecem a memória

Consumir frutos do mar regularmente intervém diretamente na concentração, memória e atividade intelectual por conter uma proporção moderada de manganês. O corpo não o fabrica por si próprio e é necessário ingeri-lo de forma externa para que os neurônios alcancem o máximo desempenho.

As vitaminas, os minerais e as gorduras contidas nos frutos do mar ajudam o cérebro a ter um ótimo desenvolvimento, melhorando sua agilidade mental e aumentando a capacidade de retenção de informações.

A melhora dos níveis de concentração, memória e atividade intelectual são exemplos de alguns dos muitos benefícios dos frutos do mar para o cérebro.

Espetinhos de camarão

Aumentam a autoestima

A quantidade de triptofano que os frutos do mar possuem torna o seu consumo fundamental para o seu humor e, portanto, para melhorar a maneira como você encara a vida.

O triptofano é um dos 8 aminoácidos essenciais da dieta humana. Ele é o precursor metabólico da serotonina. Este hormônio transmite sinais entre as células nervosas e isso afeta diretamente o seu estado de ânimo. Por outro lado, se o seu índice de massa corporal é alto e você quer reduzi-lo, o consumo de frutos do mar pode ajudar: eles possuem um baixo teor de gordura e são perfeitos para incluir na dieta. Sem exagerar, é claro.

Melhoram o desenvolvimento neurológico

Um estudo realizado na Universidade de Amsterdã com mulheres grávidas demonstrou que os bebês e as crianças melhoravam seu desenvolvimento neurológico quando as mães consumiam frutos do mar antes e durante a gravidez.

Diminuem a fadiga intelectual

Todos os crustáceos são ricos em zinco, um mineral que ajuda o cérebro a estar alerta e reduzir o nível de estresse e ansiedade.

Embora os frutos do mar sejam facilmente digeridos por sua moderada carga calórica, está comprovado que eles fornecem a energia necessária para realizar suas atividades diárias, tornando-se uma excelente opção para aqueles que praticam exercícios, tanto físicos quanto intelectuais.

Melhoram o humor

Os psicólogos e neuropsicólogos recomendam o consumo da vitamina B12 como um hábito para nos protegermos contra a depressãoA administração de suplementos desta vitamina é equivalente ao consumo de 50 gramas de frutos do mar por semana.

Um dos benefícios dos frutos do mar é a quantidade de vitamina B12 que eles proporcionam ao nosso corpo.

Possuem um alto poder antioxidante

Os frutos do mar oferecem um elevado poder antioxidante por conterem selênio, um dos nutrientes de que o corpo precisa para evitar a oxidação.

O oxigênio é um elemento indispensável para nossa vida, sem ele não poderíamos viver, mas, se não controlarmos a alimentação, será fácil acabarmos afetados, doentes e com um envelhecimento acelerado.

Os antioxidantes, como o selênio, nos ajudam a prevenir alterações do organismo, retardando as reações provocadas pela oxidação.

Prato com frutos do mar

Protegem contra o Alzheimer

Um estudo recente publicado no Journal of American Medical Association (JAMA) descobriu que o consumo de frutos do mar como parte de uma dieta saudável reduz o risco de sofrer da doença de Alzheimer em 47%.

Os autores do estudo realizaram autópsias de cérebros de 286 participantes falecidos após seguirem seus hábitos alimentares durante anos como parte de um estudo sobre a memória e o envelhecimento. Nenhum dos participantes havia sido diagnosticado com a doença de Alzheimer quando começaram a pesquisa, mas os que comiam frutos do mar com frequência foram significativamente menos propensos a desenvolver a patologia neurológica degenerativa.

Outro dos benefícios dos frutos do mar para o cérebro é o fato de que eles reduzem o risco de sofrer da doença de Alzheimer.

Em conclusão, podemos afirmar que uma dieta rica e variada, repleta de frutas e verduras frescas, carboidratos complexos e integrais, laticínios, peixes, e na qual os frutos do mar façam parte da rotina nutricional, nos proporcionará grandes benefícios a médio e longo prazo.