7 formas de manter um bom relacionamento com seu ex

7 formas de manter um bom relacionamento com seu ex

Última atualização: 14 janeiro, 2016

O fato de querer ou não manter uma boa relaçao com seu ex é, sem dúvida, uma questão muito pessoal. Contudo, relacionar-se de forma saudável com aquele que foi seu parceiro tem muitas vantagens. Mesmo que nem sempre seja fácil manter um relacionamento cordial, isso pode ser fundamental em alguns casos, por exemplo, se há uma criança no meio ou se vocês precisam se ver com frequência.

A vida dá muitas voltas, e você nunca sabe o que pode vir a acontecer. Mesmo que seja por puro egoísmo, e por isso dizem que é preciso ter um amigo até no inferno, dar-se mal com seu ex só irá aumentar a negatividade, que irá se estender a tudo o que a sua relação tocar.

Como lidar com o ex após o término

A seguir, veremos algumas formas de manter um bom relacionamento com seu ex..

1 – Deixe o passado para trás

O passado é uma carga muito pesada que não nos deixa avançar. Deixe para trás os erros, as mentiras, as falsidades, o tédio. Olhe para a frente e caminhe sem bagagem. Aprenda com a experiência:  o aprendizado é a única coisa que você tem que levar consigo.

Se você carregar tudo isso, não poderá olhá-lo nos olhos nem manter uma conversa sem que algo respingue e estrague o momento. Se você está no trabalho, com as crianças ou com amigos em comum, isto estragará tudo, afetará as suas outras relações pessoais e talvez até a sua vida profissional.

Vocês não precisam ser amigos, mas também não precisam ser inimigos pelo resto da vida.

2 – Não discuta sobre o que não tem solução

Às vezes, não é fácil deixar tudo para trás, e sem querer surge um problema antigo. Morder a língua ajuda a fazer com que não surjam novos motivos de discussão. Se já não há remédio, não serve de nada continuar insistindo.

Por outro lado, a experiência deve ter lhe ensinado até onde você pode continuar com a discussão com seu ex, e inclusive prever se essa discussão leva ou não a algo. Escolha as suas batalhas e não use as suas armas naquelas que você não pode ganhar.  Simplesmente recolha-as e mude de cenário.

Como manter uma relação saudável com seu ex

3 – Defenda-se

Você tem a obrigação de se manter firme e defender a sua postura quando for necessário. Deixar o passado para trás não significa esquecer por que certa decisão foi tomada.

Você deve se fazer respeitar do mesmo jeito que você respeita ao outro. A diferença de pontos de vista é o motivo subjacente de todo términ, e isso continuará sendo assim. Respeitar e fazer respeitar esses pontos de vista opostos ou não complementares permitirá manter uma relação cordial, na medida do possível.

4 – Perdoe ao outro e a você mesmo

Isto não é fácil, mas é necessário. Em qualquer problema entre duas pessoas há uma responsabilidade compartilhada. Perdoar a si mesmo e ao outro é algo necessário para avançar, principalmente quando é preciso manter uma relação cordial com o ex-cônjuge.

Não perdoar alimenta a ira, o ódio, a culpa, a vingança e a amargura, emoções inúteis para abrir a porta de uma vida nova, para começar a ser a pessoa que você quer ser de verdade.

5 – Seja compassivo e compreensivo

Talvez o outro não mereça, mas você sim. Mesmo que não aprecie, você deve fazê-lo. Mostre ao outro, e principalmente, a você, que você está por cima de tudo o que passaram juntos, que você pode superar a situação e que, mesmo que doa, a pressão não lhe faz descer, e sim subir.

Uma atitude compreensiva e compassiva lhe permitirá superar o rancor e deixar para trás essa bagagem pesada, que tantas vezes parece estar amarrada a você com mil nós.

Dar-se bem com um ex

6 – Mantenha uma distância saudável

Manter uma relação com seu ex também pode despertar alguma emoção confusa. Ser amável, compreensivo e inclusive carinhoso pode dar lugar a más interpretações.

Se o que você deseja é tentar novamente, você precisa primeiro solucionar o que provocou o término, e se assegurar de que é algo possível de salvar. Porque há coisas que não mudam, e não só no outro, mas também em você mesmo.

Manter uma distância saudável é a melhor forma de não causar mal entendidos e de se dar a oportunidade de esclarecer as coisas, especialmente no que se refere a você mesmo.

7 – Deseje a sua felicidade sinceramente

O fato do relacionamento de vocês ter terminado não quer dizer que ambos não tenham o direito de encontrar a felicidade e ter uma segunda chance no amor, cada um por seu lado. Você a tem, e o seu ex também.

Se você conseguiu afastar o rancor, é o momento de afastar também os ciúmes e a inveja.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.