7 frases de Albert Camus para refletir

· novembro 10, 2018

A maioria das frases de Albert Camus deixa entrever o seu espirito rebelde e literário, algo que o caracterizou desde uma idade bem precoce. Este escritor, nascido na Argélia dominada pelos franceses em 1913, foi um dos mais destacados novelistas, jornalistas e filósofos do século XX.

Camus perdeu seu pai para a guerra antes de completar um ano de vida. Ele cresceu em meio a uma grande pobreza e conseguiu estudar graças a uma bolsa oferecida aos filhos de veteranos falecidos. Mesmo com as dificuldades, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura aos 44 anos.

“Todos os especialistas da paixão nos dizem isso: não existe amor eterno se não for contrariado. Não há paixão sem luta”.
– Albert Camus –

Em muitas das frases de Albert Camus notamos as influências de Schopenhauer e de Nietzsche. No entanto, Camus se definiu como um anarquista. Em seu pensamento e em sua obra, o tema central é o absurdo da existência. Estas são algumas pequenas demonstrações de suas reflexões.

Frases de Albert Camus que vale a pena conhecer

1. Amar e ser amado

Uma das frases de Albert Camus sobre o amor diz o seguinte: “Não ser amado é uma mera desventura. A verdadeira desgraça é não saber amar”. Deste modo, ele fala do amor como uma qualidade ativa do sujeito.

Amar e ser amado

Camus era um convicto da liberdade e da autonomia. Por isso, não é de se estranhar essa abordagem sobre o amor. Nela, ele enfatiza a importância de ser sujeito, antes de ser objeto, de um sentimento, uma realidade.

2. Caminhar junto ao outro

Esta é uma das frases de Albert Camus que mais se repetiu ao longo do tempo: “Não caminhe diante de mim, pode ser que eu não o siga. Não caminhe atrás de mim, pode ser que eu não o guie. Caminhe junto de mim e seja meu amigo”.

Muito além de falar da amizade, nesta frase o que ele faz é uma crítica às relações de poder. É uma rejeição às hierarquias e aos vínculos verticais. Camus foi um pensador de esquerda independente que sempre rejeitou as diferentes formas de poder.

3. Sobre o sucesso

A temática do sucesso não é uma das mais frequentes na obra de Camus. Na verdade, o seu pensamento é considerado “absurdista”. Acreditava que, basicamente, a existência era um fracasso devido à sua falta de sentido.

Conquistar o sucesso

Ainda assim, uma de suas frases diz: “É fácil alcançar o sucesso. O difícil é merecê-lo”. Com isso, ele se opõe ao conceito de sucesso como uma grande vitória e, então, o coloca no terreno da ética, do merecimento.

4. No coração do inverno

Camus teve uma infância difícil, principalmente devido à enorme pobreza na qual vivia. No entanto, ele contou com a grande sorte de descobrir o mundo dos livros, graças ao seu professor Louis Germain. Ele inclusive lhe dedicou parte do seu discurso de recebimento do Prêmio Nobel.

Uma das frases mais populares de Albert Camus fala precisamente sobre essa vontade de resistência e de ânimo para vencer a adversidade. Diz assim: “Nas profundezas do inverno, finalmente aprendi que no meu interior vive um verão invencível”.

5. Sobre a tristeza

A tristeza foi um assunto recorrente entre os escritores e filósofos do século XX. Camus não foi a exceção. A respeito disso, escreveu essa lúcida frase: “Os tristes têm dois motivos para estar assim: ignoram e se desesperam”.

Como lidar com a tristeza

Apesar da tristeza dele estar mais relacionada com a ausência de sentido, esta frase é uma rejeição à tristeza. Ao dizer que ela surge da ignorância e do desespero, também indica, implicitamente, que saber e esperar nos afasta da melancolia.

6. Ser normal

Muitas das frases de Albert Camus têm um tom irônico e divertido. Isto não lhes tira a sua enorme profundidade, mas deixa entrever que trata-se de um gênio que, sob nenhuma circunstância, perdeu a sua humildade característica.

Uma das suas frases diz: “Ninguém percebe que algumas pessoas gastam uma energia tremenda simplesmente para serem normais”. Em poucas palavras, esta é uma grande rejeição à ideia da normalização da conduta.

7. O começo das grandes façanhas

Albert Camus participou de muitas grandes causas. Entre elas, a Resistência Francesa contra os alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Sempre manteve a sua pena afiada para questionar os diferentes poderes e seus abusos.

Frases de Albert Camus

Pode ser que, no fundo, tenha sido um grande idealista desiludido. Alguém que nunca deixou de ter esperanças. Isso fica refletido em uma de suas frases: “Todas as grandes façanhas e todos os grandes pensamentos têm um começo ridículo”.

A obra de Albert Camus é daquelas que continuará vigente por muitos séculos. A inteligência e a sensibilidade com as quais ele revelou muitas realidades humanas têm um caráter universal. Um escritor cheio de criatividade e elegância, que jamais vai sair de moda.