7 frases de Cícero, um filósofo humanista de alcance universal 

· setembro 22, 2018

As frases de Cícero venceram o passar do tempo e continuam muito atuais. O mais surpreendente delas está no fato de terem sido enunciadas um século antes da nossa era e terem sobrevivido às transformações sociais.

Este filósofo e historiador romano pode ser considerado um dos primeiros humanistas. Em seu tempo, ele não só foi famoso por sua filosofia, mas também por sua oratória e por suas certeiras e comprometidas análises políticas.

As frases de Cícero abrangem um bom leque de temas. Desde a amizade e o amor até a boa gestão do Estado. Sua forma de ver o mundo era antidogmática e muito focada na ética. As frases que selecionamos condensam algumas de suas reflexões mais importantes.

“Não somente é cega a sorte, como ainda, geralmente, torna cegos aqueles a quem favorece”.
– Cícero –

1. Uma das frases de Cícero sobre mudanças

A rejeição ao dogmatismo é um dos assuntos mais recorrentes nas frases de Cícero. Para ele, a rigidez do pensamento era deplorável e considerada uma deficiência que levava a grandes erros. Isso fica claro nesta afirmação:

“Nenhum homem instruído diria que a mudança de opinião é inconsistência”. 

O que ele expressa aqui é que mudar de opinião não tem nada a ver com inconsistência. Pelo contrário, trata-se de uma atitude inteligente, fruto de uma mente aberta. Ninguém que seja permeável à realidade tem opiniões imutáveis.

2. A ganância de felicidade

Uma das frases de Cícero traz uma pergunta interessante. Ele diz assim: “Não entendo por que aquele que é feliz busca maior felicidade. Isso é o que podemos chamar de “ganância de felicidade”. Essa tendência ao acúmulo de felicidades maiores.

Trata-se de uma observação muito afiada. O ser humano parece estar condenado a não estar satisfeito com nada. Nem mesmo ao alcançar a felicidade o ser humano fica satisfeito. Paradoxalmente, isso nos condena a ter que conviver com um ponto de infelicidade eterna.

3. A verdadeira amizade

O assunto da amizade é um dos mais recorrentes nas frases de Cícero. Fica claro que, para ele, os amigos eram um dos maiores tesouros de sua vida. Justamente por isso, ele refletiu profundamente sobre o assunto.

Uma de suas afirmações diz: “A natureza quer que a amizade seja auxiliadora de virtudes, mas não companheira de vícios”. Significa que há uma grande diferença entre os verdadeiros amigos e aqueles que simplesmente querem favores ou reforçam nossos comportamentos mais negativos.

4. O poder da oratória

Dizem que a capacidade oratória de Cícero era extraordinária. Inclusive, em um julgamento no qual atuou como advogado, dizem que o acusado assumiu a culpa voluntariamente depois de ouvir os impressionantes argumentos do discurso feito pelo filósofo.

Apesar disso, o próprio Cícero é um crítico da oratória. A respeito dela, ele diz: “Não há nada tão errado que a oratória não possa tornar aceitável”. Em outras palavras, não há nada que as palavras não possam tornar verdade, mesmo que não seja verdadeiro.

Cícero em julgamento

5. A paz e a guerra

Embora Marco Túlio Cícero tenha servido no exército e tenha sido militar por mais de três anos, sempre teve certeza da paz como valor e da lei como máxima autoridade. Ele via os confrontos armados como a expressão da pior das barbáries.

Outra de suas frases diz: “Preferiria a paz mais injusta do que a mais justa das guerras”. Essa afirmação foi citada inúmeras vezes por todo tipo de líder no mundo. Ele defende que a paz, por mais imperfeita que seja, sempre é melhor do que a guerra. 

6. O ser humano e a idade

Esse é o assunto de algumas frases de Cícero que continuam sendo repetidas nos dias de hoje. Diz: “Os homens são como o vinho: a idade azeda os ruins e melhora os bons”. Uma bela e certeira analogia.

Com isso, ele quer dizer que a idade potencializa a essência do caráter real das pessoas. É uma forma bonita de ver a evolução da idade. Em vez de representar um passo rumo à decadência, fala-se de um processo de depuração.

7. A verdade e o silêncio

Esta é uma das mais incríveis frases de Cícero, que se tornou universal e atemporal. Ela fala sobre o valor da verdade. Diz: “A verdade se corrompe tanto com a mentira quanto com o silêncio”.

Essa é uma frase maravilhosa, pois confronta uma realidade indiscutível. A responsabilidade frente à verdade não se limita a não dizer ou repetir mentiras. Também tem a ver com não se calar quando uma injustiça é cometida.

O poder das palavras

Como muitos de sua época, Cícero foi perseguido em diferentes ocasiões pelo emaranhado de intrigas políticas que aconteciam no Império Romano. Ao fim, foi executado depois de ter sido declarado inimigo do Estado, mas sua obra continuou viva para sempre.