7 frases inesquecíveis de Yoritomo Tashi

· novembro 4, 2018

As frases de Yoritomo Tashi sobreviveram ao tempo e foram difundidas por todo o planeta graças à sua sabedoria universal e atemporal. Ao entrar em contato com essas frases, ficamos surpresos com o fato de que foram escritas há quase dez séculos.

Esse filósofo japonês foi uma rara combinação de pensador profundo com eficaz homem de Estado. De fato, é considerado um dos maiores estadistas de todos os tempos. Ele foi uma combinação equilibrada entre ética e senso comum.

A maioria das frases de Yoritomo Tashi não se referem a temas políticos, e sim a valores e segredos do bem viver. Ele tinha um estilo direto, claro e impecável. Apesar de ter vivido no século XI, suas obras continuam sendo reeditadas ainda hoje. Estas são algumas de suas afirmações mais famosas.

“A condição essencial do domínio é a serenidade, que permite ver as coisas em seu aspecto verdadeiro e nos impede de enxergá-las positiva ou negativamente de acordo com o nosso humor”.
-Yoritomo Tashi-

A sabedoria oriental

O senso comum e as paixões

O senso comum é um dos temas mais presentes nas frases de Yoritomo Tashi. Uma delas resume de maneira magistral o que ele pensava a respeito: “O senso comum é a arte de resolver os problemas, não de levantá-los”. Ele tem toda a razão. Embora detectar os problemas exija realismo, a verdadeira arte consiste em resolvê-los.

Outro tema recorrente nas frases de Yoritomo Tashi são as paixões humanas. Sobre esse assunto, afirma: “É mais difícil conquistar uma vitória sobre as paixões do que vencer inimigos comuns”.

Essa frase nos permite observar como o autocontrole é uma conquista que tem muito mais mérito do que a própria vitória sobre os outros.

Frases de Yoritomo Tashi sobre a dúvida

A dúvida é um tema que foi motivo de reflexão para filósofos de todos os tempos. Em relação a ela, Yoritomo Tashi disse: “A dúvida é o conflito entre duas conclusões. Enquanto existir, é impossível aceitar uma ou outra. Aos que duvidam, falta serenidade”.

Significa que a dúvida é fonte de preocupação, pois parte de seu sentido é trágico. Assim, quem tem dúvidas terá que encontrar estratégias para acalmar sua preocupação.

Outra frase de Yoritomo Tashi sobre a dúvida é: “Aqueles que não resolvem vacilam antes de ocupar lugares vagos e se consomem em pesares quando veem outros mais resolvidos que se sentam neles”. Nesta máxima, está explícita a face obscura da dúvida que nos leva à indecisão.

Esta última abre as portas para a inação (paralisia) e, como consequência disso, deixa ir aquilo que desejamos. Em seguida, dá lugar ao arrependimento devido à oportunidade perdida. A frase é uma chamada a superar a dúvida por meio da resolução.

Tomar a parte pelo todo

Está é uma bela sentença de Yoritomo Tashi, na qual está explícito o efeito ilusório das aparências e das conclusões apressadas, às quais chegamos por meio dessas aparências. É assim: “Há pessoas que vão considerar uma região triste devido ao fato de terem estado nela em um período chuvoso”.

A frase se relaciona com o frequente hábito de generalizar. Nós nos esquecemos de que quase sempre vemos apenas uma parte da realidade. Portanto, isso não nos permite tirar conclusões definitivas.

Mesmo assim, muitas vezes fazemos isso e acabamos definindo o todo tomando como base apenas uma de suas partes.

Frases que nos inspiram

O que é o medo?

Em relação ao medo, Yoritomo Tashi disse: “O medo sempre é a confissão de uma fraqueza que desaconselha a luta e não quer nem ver o adversário”. Essa frase é significativa pois apresenta o medo como um fenômeno exclusivamente relacionado com o mundo interno de cada um.

Em outras palavras, não se refere a perigos externos, e sim a uma atitude da pessoa frente a uma realidade que considera ameaçadora. Também mostra o processo que segue: consciência de uma fraqueza, abandono da luta e fuga do adversário.

Não é surpreendente que tudo isso seja uma reflexão feita há dez séculos?

As consequências da teimosia

Em relação à teimosia, novamente Yoritomo Tashi nos dá uma grande demonstração de lucidez. Sobre esse assunto, disse: “Os teimosos ficam obcecados com lugares inacessíveis e gastam, sem obter resultado algum, as forças que poderiam ter aplicado com mais juízo”.

Essa afirmação descreve de uma maneira nítida o ciclo que define a teimosia. É tolice desejar o inacessível. Esta é a primeira marca da teimosia: querer o que não se pode conseguir.

Em seguida, destinar muitos esforços a transformar o impossível em possível, sem obter nenhum resultado com isso. Assim, o ciclo seria muito similar ao da neurose, inclusive há quem afirme que faz parte dele.

Como se pode ver, as frases de Yoritomo Tashi contêm uma impressionante sabedoria. Seus textos e suas frases foram traduzidos para praticamente todos os idiomas. Falamos de um desses filósofos que sempre terão algo com o que contribuir em qualquer âmbito e em qualquer época.