Benefícios de chorar: conheça o poder das lágrimas

7 grandes benefícios de chorar

janeiro 4, 2018 em Psicologia 669 Compartilhados
Os benefícios de chorar

Quando vemos outra pessoa chorando, acreditamos que ela está sofrendo ou passando por dificuldades. No entanto, chorar não serve somente para mostrar nostalgia, tristeza, pena, dor ou raiva, mas também nos ajuda a expressar felicidade ou alegria. Diversos estudos destacam os inúmeros benefícios de chorar para o bem-estar físico e emocional das pessoas.

O choro nos permite demonstrar como nos sentimos em cada momento, e esses sentimentos não precisam ser negativos. Chorar é natural, conveniente e mais comum do que as pessoas pensam. O fato de chorar menos não quer dizer que a pessoa seja mais forte ou estável psicologicamente. Na verdade, os benefícios do choro são muitos e, neste artigo, mostraremos alguns dos mais importantes.

Nem todas as lágrimas são iguais

As pessoas produzem três tipos de lágrimas. Cada uma tem uma composição diferente, dependendo da função que está executando e da sua origem. As lágrimas basais são principalmente proteicas e permitem manter os olhos úmidos após cada piscada. As lágrimas reflexas são desencadeadas por agentes externos, como a fumaça ou o vento. A sua finalidade é proteger os olhos contra a irritação.

Finalmente, as lágrimas emocionais são liberadas em resposta a uma série de emoções e são aquelas sobre as quais nos referimos quando estamos chorando. Elas contêm elementos neuromoduladores (prolactina, hormônios adrenocorticotróficos e leucina-encefalina) que funcionam como analgésicos naturais.

Principais benefícios de chorar

Lágrima no rosto de mulher

As lágrimas têm um efeito calmante

Chorar nos ajuda a relaxar, a liberar emoções e a desabafar, mas também nos permite mudar e reduzir uma condição subjacente muito profunda: as crises de angústia. Ou seja, elas têm um efeito direto e participam do autocuidado nas pessoas.

Isso ocorre porque o choro ativa o Sistema Nervoso Parassimpático (SNP), que é responsável pela manutenção ou promoção do relaxamento e descanso do corpo após um esforço. Por sua vez, a ativação do SNP desencadeia uma série de reações no nosso corpo, atuando sobre o nível do estresse e participando da regulação metabólica.

Chorar alivia a dor, melhora o humor e o sono

Um estudo de 2014 concluiu que as lágrimas emocionais liberam duas substâncias essenciais para que as pessoas se sintam bem: a oxitocina e as endorfinas. Desta forma, o nosso desconforto tanto físico quanto emocional é aliviado, porque esta explosão hormonal gera uma sensação de prazer e de profundo bem-estar.

Muitas vezes, depois de chorar, soltamos uma gargalhada ou mantemos um sorriso no rosto. Como isto pode acontecer se, até um momento atrás, estávamos molhando lenços? Porque a oxitocina e as endorfinas liberadas contribuem, por sua vez, para melhorar o nosso humor. Os seus efeitos relaxantes, o seu impacto positivo no humor e o alívio da dor podem ajudar as pessoas a dormirem melhor e adormecerem com mais facilidade.

As lágrimas nos livram das bactérias

A lisozima, uma enzima que está presente nas lágrimas, desempenha um papel essencial para as pessoas. Atua como uma barreira antibacteriana porque altera e desfaz as paredes das bactérias. Portanto, no nível físico, é uma maneira muito eficaz e natural de combater estes organismos e manter os nossos olhos limpos, lavando essa região de dentro para fora.

De fato, algumas pesquisas afirmam que a lágrima ajuda a proteger os olhos contra substâncias como o antraz e a superar a resistência que as bactérias desenvolveram contra os antibióticos.

Chorar um é calmante natural: reduz a ansiedade e o estresse

Este é um dos melhores benefícios de chorar. Já vimos que, quando choramos, liberamos uma série de substâncias através das lágrimas. Assim, quando choramos em consequência do estresse, as lágrimas liberam uma série de substâncias químicas que são “a causa” desse mesmo estresse. Paradoxal, não é mesmo?

Por exemplo, quando choramos, os níveis de manganês diminuem; um mineral estreitamente relacionado aos estados de ansiedade, nervosismo ou agressividade. E também eliminamos a adrenalina e a noradrenalina, substâncias que secretamos em maior quantidade nas situações de estresse ou perigo.

Mulher chorando

Chorar é um apelo à empatia

Normalmente, quando uma pessoa vê outra pessoa ao seu redor chorando, sente empatia por ela e tenta consolá-la. Nós tendemos a pensar que ela precisa de ajuda porque uma tragédia aconteceu, porque algo a machuca demais ou porque está profundamente angustiada. Em qualquer caso, o seu choro nos atrai.

Outro dos benefícios de chorar é que as lágrimas podem ajudar a obter conforto e apoio das pessoas próximas. Isso responde a um comportamento elementar de apego. De fato, a partir dessa perspectiva, chorar é uma espécie de “chamada de atenção” ou uma maneira de obter um benefício social ou interpessoal.

Chorar nos ajuda a nos conhecermos melhor

Alguns autores, como Michael Trimble, afirmam que existe toda uma “ciência do choro”. Isso poderia explicar, por exemplo, por que algumas pessoas são mais propensas a chorar do que outras. Outros especialistas, como Ad Vingerhoets, dizem que o número de vezes que alguém chora depende de dois traços específicos de personalidade: empatia e neuroticismo.

Em ambos os casos, se conhecer melhor é um dos grandes benefícios de chorar. Às vezes chorar é considerado um sinal de fraqueza, quando na realidade pode ser um sinal de força emocional. As lágrimas dizem muito sobre nós. Elas nos permitem saber quais são as nossas fraquezas ou vulnerabilidades, quando e quanto precisamos dos outros, o que nos afeta mais e as nossas necessidades.

Por tudo isso, podemos deduzir que chorar é bom para a saúde. Ao tentar conter as lágrimas, estamos bloqueando essa limpeza emocional de que tanto precisamos. Portanto, não sinta medo, temor ou vergonha de expressar o que sente por dentro. Vamos liberar a nossa angústia, dor ou alegria!

Recomendados para você