7 incríveis frases de Homero, o gênio da poesia antiga
A maioria das frases de Homero provém de suas duas grandes obras: Ilíada e Odisseia. Essas também são as obras mais importantes da Grécia Antiga.
Embora elas narrem acontecimentos fantásticos, durante muito tempo acreditou-se que tudo o que elas continham era real.
A vida de Homero foi cheia de mistérios. De fato, ainda não se sabe ao certo se ele realmente existiu ou não. Existe a hipótese de que ele tenha sido um personagem inventado e que, arbitrariamente, recebeu a autoria de grandes poemas épicos. Estes teriam sido escritos por vários gregos, dos quais perdeu-se o rastro.
Seja como for, a verdade é que muitas das frases de Homero foram conservadas intactas até os dias de hoje. Nelas, revela-se uma grande sensibilidade, genialidade e sabedoria. A seguir, vamos apresentar sete das mais lembradas.
“Nada é mais doce do que a pátria e os pais, mesmo que sua terra seja afastada e sua casa a mais estranha”.
– Homero –
1. Uma das frases de Homero sobre a genialidade
Esta é uma das frases de Homero que ainda é muito atual, apesar de ter sido escrita oito séculos antes da nossa era. Diz: “O gênio se descobre na fortuna adversa; na prosperidade, se oculta”.
O poeta faz referência ao fato de que, nos momentos mais difíceis, surgem virtudes e capacidades que muitas vezes ignorávamos. A adversidade nos leva ao limite e, nesse limite, manifestam-se as forças que permanecem ocultas dentro de nós mesmos.
2. Compartilhar os pesos
Muitas das frases de Homero fazem a referência às realidades coletivas, tais como a família, a pátria, o círculo de amigos. Este poeta concedia uma importância muito grande a tais temas. Não podia ser de outra forma com alguém que possuía os ideais da Grécia Antiga.
Uma de suas frases diz: “Suportável é o trabalho quando muitos compartilham do cansaço”. Isso quer dizer que fazer parte de uma atividade coletiva faz com que os pesos sejam experimentados de forma mais leve.
3. A ferida depende de quem a causa
Esta é uma das frases mais bonitas de Homero. Ela diz: “Pouco dói a flechada de um homem vil e covarde”. Faz a referência ao fato de que uma ferida, em sentido físico ou figurado, dói dependendo das qualidades do agressor.
É um convite a valorizar o dano em função de quem o provocou. Em outras palavras, não vale a pena sofrer por aquelas feridas que são causadas por alguém de quem não se pode esperar nada, além de ações ruins e mesquinhas.
4. O grande e o pequeno
Muitos poetas de todos os tempos, incluindo Homero, refletiram sobre o verdadeiro valor do grande e do pequeno, do forte e do fraco. Às vezes, estes conceitos não são tão óbvios como pode parecer.
Homero diz: “Uma pequena rocha detém uma grande onda”. Trata-se de uma metáfora para destacar o fato de que um obstáculo firme pode deter a força de uma realidade que, aparentemente, é muito poderosa. O que importa não é a magnitude, e sim a consistência.
5. Estamos condenados
Uma das frases de Homero indica o seguinte: “Qualquer momento pode ser o último. Tudo é mais bonito porque estamos condenados”. É uma bela sentença que nos convida a ver a morte e o final como algo inspirador.
Às vezes, não faz mal lembrar que tudo termina, até a própria vida. Se tivermos consciência dessa finitude, teremos mais capacidade de apreciar o que acontece em cada momento. Estamos condenados a morrer e isso deveria nos impulsionar a intensificar nossas vidas.
6. As armas e a violência
Esta é uma frase profunda que está cheia de conteúdo. Ela diz: “A própria espada incita atos de violência”. É óbvio que Homero não estava se referindo à espada em si, e sim a qualquer tipo de arma com a qual seja possível causar dano aos demais.
Esta frase lembra que a própria existência das armas já é um convite à violência. Por que elas estão aí, se não porque há a possibilidade de usá-las em caso de necessidade? Só a presença de armas já evoca comportamentos violentos.
7. A necessidade, uma professora
Sobre o tema da necessidade, Homero diz: “Não há melhor picada do que a necessidade”. Ele se refere ao fato de que uma carência, um vazio ou um desejo são as forças que ativam a nossa energia vital. A falta é o que move nossas vidas.
Fala da necessidade como uma “picada”, pois representa um insistente convite a agir: afastar o inseto da nossa pele. Gera insatisfação, aborrecimento e desejo de aliviar. Pelo contrário, a satisfação manteria em nós um estado de plácida passividade.
Sabe-se muito pouco da vida de Homero. Dizem que ele foi cego e que, em um determinado momento, pediram a ele para resgatar os ditados populares.
Seja como for, a verdade é que sua obra e suas frases estão presentes desde a origem da nossa cultura, servindo como um combustível para avançar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Adrados, F. R. (1976). Orígenes de la lírica griega (Vol. 17). Revista de Occidente.