7 maneiras de ser mais forte emocionalmente - A Mente é Maravilhosa

7 maneiras de ser mais forte emocionalmente

junho 20, 2018 em Emoções 0 Compartilhados
Maneiras de ser mais forte emocionalmente

Ser mais forte emocionalmente não tem nada a ver com a força física, mas sim com a resistência, com a habilidade de encarar os altos e baixos, ter uma mente flexível capaz de se reinventar, de assumir desafios com confiança, com uma solução corajosa. Estamos diante de uma ferramenta valiosa que todos deveriam desenvolver para desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Lao-Tse dizia, com grande acerto, que forte é quem conquista os demais, mas poderoso é quem é capaz de conquistar a si mesmo. Tal façanha, acreditemos ou não, pode nos levar uma vida inteira. Há quem avance por todos os seus ciclos vitais sem nunca cumprir este objetivo, o princípio de crescimento pessoal com o qual adquirir uma perspectiva melhor do próprio ser e do mundo que o rodeia.

“O mole é mais forte do que o duro; a água é mais forte do que a rocha, o amor é mais forte do que a violência.”
– Herman Hesse –

Assim, a força emocional nos oferece recursos psicológicos adequados com os quais enfrentar qualquer desafio. Para que isso aconteça, para sermos mais fortes emocionalmente, precisamos tomar consciência do que desejamos ser e do que queremos e não queremos em nossas vidas. Uma vez que as prioridades tenham ficado claras, não deixaremos espaço para as inseguranças ou rendições…

Homem observando paisagem invernal

7 passos para ser mais forte emocionalmente

A força emocional não é algo que adquirimos depois de uma longa viagem ou depois de embarcar em uma valiosa aventura em busca de um tesouro, um suposto graal. Na realidade, para ser mais forte emocionalmente é preciso um trabalho interior adequado, uma manufatura privada, íntima e cuidadosa pra mobilizar os recursos psicológicos certos.

Vejamos a seguir alguns passos para conseguir:

1. A autoconsciência: 20 minutos de reflexão pessoal por dia

Assim como dedicamos uma parte de nossos dias para fazer exercícios, ler ou assistir televisão, seria muito recomendável que, além disso, nos “presenteássemos” com um intervalo de tempo para refletir, para praticar a autoconsciência.

Algo necessário para ser mais forte emocionalmente é aprender a tomar distância de tudo que nos rodeia e poder, assim, reconhecer nossas necessidades, nos adentrando em nossos labirintos mais profundos e percebendo com clareza o que nos incomoda, o que nos preocupa, e como determinadas coisas nos afetam.
Compartilhar

2. Aceite as emoções negativas

Pensemos em algo por alguns instantes. Fomos convencidos de que “devemos ser felizes”, repetiram isso para nós tantas vezes que no fim nos transformamos em viciados em emoções positivas. Algo assim faz com que, de algum modo, não toleremos ou não entendamos o objetivo das emoções negativas.

A tristeza nos bloqueia, a raiva transborda e mergulhamos em uma decepção depois da outra sem saber muito bem o que fazer com todas essas emoções adversas. Por sua vez, as pessoas emocionalmente fortes aceitam esse tipo de realidade interna. No entanto, aceitação não é sinônimo de rendição, mas sim de entender que é preciso saber gerir e encarar algumas coisas.

3. Entenda que os obstáculos não são muros, são desafios

Os recursos psicológicos que teremos que desenvolver para sermos mais fortes emocionalmente nem sempre são fáceis ou rápidos de assumir. Uma terceira estratégia que pode ser útil é a de dar um sentido diferente aos obstáculos. Falar deles, com nós mesmos e com os demais, como se fossem desafios, e não portas sem saída ou ameaças.

Às vezes o que à primeira vista parece um final não é mais do que um convite direto para criar algo novo, para cruzar uma fronteira que nos trará oportunidades novas.

Mulher enfrentando seus medos

4. Ao invés da atenção alheia, exija respeito

Há quem passe grande parte de sua vida se nutrindo da atenção alheia. Algumas pessoas precisam dessa atenção tanto quanto do oxigênio para respirar, porque se for de outra forma, se sentem indefesas ou perdidas. Assim, ao disporem da aprovação dos demais, da complacência dos amigos e da família, conseguem se validar e alimentar sua própria autoestima.

Esta prática insana nos impede de ser mais fortes emocionalmente. O que precisamos não é de atenção, é de respeito, o mesmo que oferecemos aos demais, para que deste modo avancemos livres, nos tornemos pessoas realizadas que não precisam que os outros nos digam o que e como fazer, como devemos nos comportar.

5. Lembre-se: a mudança faz parte da vida

Algo que caracteriza as pessoas emocionalmente fortes é o entusiasmo. A personalidade entusiasta tem uma força em seu interior que o anima a se superar, a encontrar desafios novos com os quais crescer, a pegar impulso e deixar os entornos tóxicos para trás, bem como as pessoas que o machucam.

A mudança faz parte da vida, e o que fica estagnado e preso acaba machucando, acaba perdendo esse entusiasmo maravilhoso… Lembremos, portanto, do valor da mudança e da própria necessidade de nos renovarmos de tempos em tempos para sermos mais fortes em todos os sentidos.

6. Aprender a agradecer

Pode ser que pareça algo ingênuo ou inclusive pouco científico, mas na realidade o ato de agradecer todos os dias pelo que alcançamos, pelo que temos, pelo que somos e pelo que nos rodeia é, na realidade, um exercício altamente saudável.

Tentemos manter um diário de gratidão, um caderno no qual reconhecer todas as coisas positivas que nos caracterizam, que nos envolvem e que, de algum modo, devem nos proporcionar motivação e segurança em cada momento.

7. O melhor dia para conquistar seus sonhos é hoje

Ser mais forte emocionalmente implica também ser capaz de lutar por aquilo que se deseja sem medos, sem inseguranças, sem ter que adiar para amanhã as necessidades que temos hoje. Aceite, muitos de nós usamos frases como “um dia” vou dizer para aquela pessoa o quanto gosto dela, “um dia” vou pedir um aumento ao meu chefe, “um dia” farei aquela viagem incrível…

Porém, este “um dia” nunca aparece no calendário. Deixamos o tempo passar e a vida nos escapa pelo ralo da indecisão e do medo. Vale a pena? Óbvio que não! Portanto, devemos unir confiança, autoestima, determinação e algumas gotas de coragem para escalar nossos sonhos, para defender nossas necessidades.

Mulher passeando pela natureza

Para concluir, ser mais forte emocionalmente é uma tarefa que, na realidade, nunca acaba. É um trabalho cotidiano, é um tendão psíquico que precisa de cuidado e exercício a cada desafio, que precisa ser aplicado em cada adversidade e em cada sonho. É um ato de confiança em si mesmo, com o qual aprendemos que a felicidade se trabalha, que o bem-estar se cultiva com carinho e amor próprio.

Recomendados para você