Casamento tóxico: 7 sinais que merecem a nossa atenção

7 sinais para detectar um casamento tóxico

junho 17, 2018 em Curiosidades 0 Compartilhados
Casamento tóxico

Um casamento torna-se tóxico quando pelo menos um dos membros sofre mais do que é feliz. O desconforto se instala como rotina e uma conexão emocional saudável se torna impossível. A linha entre um casamento tóxico e um problemático é muito tênue. Portanto, devemos estar atentos aos sinais que indicam a toxicidade.

A existência de dependência emocional, comportamentos possessivos, ciúmes, manipulação ou discussões frequentes indicam que o relacionamento não anda bem. Além disso, esses comportamentos geralmente indicam uma situação de desigualdade entre os membros do casal. Um ganha terreno e exerce controle, enquanto o outro permanece na sombra e pode ser manipulado.

Um relacionamento saudável proporciona prazer, felicidade e bem-estar. Em contraste, em um casamento tóxico, uma ou ambas as partes sentem-se infelizes, tristes ou ansiosas a maior parte do tempo que passam com a outra pessoa. Este sofrimento origina um grande desgaste emocional tanto no casal quanto no núcleo familiar. Vamos ver quais são seus sinais mais característicos.

“Fizeram-nos acreditar que somos a metade de uma laranja, e que a vida só tem sentido quando encontramos a outra metade. Não nos disseram que já nascemos inteiros, que ninguém na vida merece ter a responsabilidade de completar o que nos falta”.
-John Lennon-

A dependência emocional cria vínculos tóxicos

A dependência emocional é uma armadilha psicológica que acorrenta a possibilidade de ser feliz ao fato de estar com outra pessoa. As pessoas dependentes são capazes de reconhecer os maus-tratos e o menosprezo que sofrem diariamente, mas não têm a capacidade de deixar de estar presos aos parceiros. Pedem perdão mesmo por coisas que não fizeram, mostram-se obedientes e cuidam de todos os tipos de detalhes para que o outro se sinta confortável, mesmo que isso suponha agir em seu detrimento. Sua intenção é obter a aprovação e o afeto dos outros.

Casal superando os problemas juntos

Possivelmente, a base da dependência emocional está na baixa autoestima que leva o dependente a não se sentir à altura de seu parceiro. Essas pessoas são críticas consigo mesmas ao extremo e, por isso, sentem-se culpadas até mesmo pelo desprezo que podem sofrer de seus parceiros. O que não sabem é que o desprezo do outro aumenta quase na mesma proporção que sua atitude de submissão.

A pessoa dependente retorna repetidamente ao elo tóxico, da mesma forma que um viciado em drogas volta a consumir. A situação se agrava cada vez mais, aumentando o desprezo do parceiro e diminuindo a dignidade e a autoestima do dependente.

Não há amor suficiente capaz de preencher o vazio de uma pessoa que não se ama.
Compartilhar

Sinais para detectar um casamento tóxico

Amor e dependência estão em desacordo; se coexistem, são destruídos. No caso disso acontecer, mesmo que o relacionamento permaneça, o amor escurecerá até que se torne uma necessidade para estar bem, para ser feliz. Isso levará a ultrapassar os limites do respeito e da obsessão por controle, que, juntamente com a necessidade de aprovação, dominarão o relacionamento.

As disputas nos relacionamentos amorosos sempre surgem. Não há nada de errado em ter opiniões diferentes e expressá-las ao parceiro. O problema ocorre quando se tornam rotina e os limites deixam de existir. A seguir, deixamos sete sinais para identificar um casamento tóxico.

  • Não há respeito mútuo.
  • Um membro do casal tem mais poder sobre ambos.
  • Não há esforço para fazer o outro feliz.
  • Confunde-se estar obcecado com estar apaixonado.
  • O cônjuge é culpado por tudo ou sempre é o culpado.
  • O comportamento do parceiro é justificado acima de tudo.
  • As discussões são constantes.

Casal enfrentando conflitos

Todos esses sinais criam um ambiente de desconforto que impede um vínculo saudável. Não fazem bem a ninguém, mas causam muito dano, tanto que podem tornar-se patológicos. É por isso que aprender a ser independente a nível emocional é tão importante. Desta forma, saberemos ser felizes sem a necessidade dos outros para criar bem-estar em um relacionamento.

A dependência prende e manipula, a independência emocional dá asas para voar. Cuidemos e amemos a nós mesmos para construir vínculos de qualidade.

Não se pode depender de ninguém para ser feliz, nenhum relacionamento lhe dará a paz que você não formou em seu interior.
Compartilhar
Recomendados para você