Frases do budismo para encontrar a paz interior - A Mente é Maravilhosa

9 frases do budismo para encontrar a paz interior

fevereiro 19, 2018 em Curiosidades 0 Compartilhados
Frases do budismo para encontrar a paz interior

As frases do budismo contêm algo mais do que a essência de uma religião. Sua abordagem refinada e sempre catártica nos ajuda a trabalhar os estados mentais e a promover uma espécie de felicidade baseada no equilíbrio, na calma interior e na humildade. Assim, suas técnicas ancestrais baseadas na meditação, atenção plena e regulação emocional são muito úteis no campo da psicologia atual.

Quem já leu algo sobre o budismo sabe que sua herança antiga está cheia de tradições e espiritualidade. Desde que Gautama Buddha enunciou seus ensinamentos no século VI a.C, o compêndio da sabedoria foi transformado de muitas e imperceptíveis maneiras para se adaptar às necessidades atuais.

Além disso, não é necessário praticar essa doutrina não teísta da família dármica para se beneficiar desses pilares que contribuem tanto para o nosso crescimento pessoal. Atualmente, existem muitas abordagens psicológicas que se nutrem das raízes desse legado filosófico. Suas práticas foram assumidas por uma parte da psicologia ocidental e mediadas em uma variedade de processos com os quais facilitar desde o gerenciamento emocional até o autocontrole, ou até mesmo evitar recaídas depois de superar uma depressão.

Encontrar a paz interior através das frases do budismo, suas práticas e suas tradições é possível. Segundo o Dr. Alan Wallace, um dos cientistas e filósofos que mais se dedicou ao estudo do budismo e à sua utilidade na prática clínica, esse tipo de filosofia é aquela que pode nos ajudar a desativar nossos pensamentos negativos ou catastróficos. Portanto, temos certeza de que essas frases serão de grande ajuda para nós.

Flor cor-de-rosa

Frases do budismo para o dia a dia

Há muitos e variados livros onde encontrar esses pequenos dons de sabedoria que colocam sua essência nessas frases. No entanto, pode-se dizer que muitas referências biográficas confiáveis ​​sobre o próprio Buda não estão disponíveis até agora, de modo que tudo o que sabemos sobre sua pessoa e sua religião vem de três fontes muito concretas: a do vinaia, a Suta Pitaca e a buddhacarita de Asvaghosa.

É através desses textos que uma grande parte de sua doutrina filosófica e espiritual foi erguida, a mesma que molda essas inspiradoras frases do budismo.

1. Encontre um propósito na vida

“Seu propósito na vida é encontrar um propósito e entregar a ele todo o seu coração”.
Compartilhar

Uma pessoa sem propósito é como uma alma vagabunda que se deixa levar pelos caprichos da vida. O ser humano precisa ter metas, objetivos e propósitos vitais com os quais encontrar o significado de seus dias, motivando-se a se levantar pela manhã com energia para se superar cada vez mais.

2. Trabalhar as emoções negativas

“Ninguém vai puni-lo por sua ira; a mesma será a responsável por castigá-lo.”
Compartilhar

Como falamos no início: uma das grandes utilidades do budismo na prática psicoterapêutica é a sua utilidade para detectar e conscientizar os pensamentos e emoções negativos que circundam nosso equilíbrio diário.

raiva não administrada, aquela que assume o controle de nossa mente e que nos faz explodir de repente, é inútil. Além disso, toda essa emoção negativa sempre faz uma viagem de volta. No final, acabamos nos machucando e perdendo aqueles que mais amamos.

As fases da lua e o mundo feminino

3. O aqui e agora é a única coisa que importa

“Não viva do passado, não imagine o futuro, concentre-se no momento presente”.
Compartilhar

A importância de se concentrar no aqui e agora é uma das grandes declarações do mindfulness, a estratégia baseada na atenção plena e na tomada de consciência intimamente relacionada com o Budismo.

Todos nós já ouvimos isso mais de uma vez, nos foi recomendado e tentamos fazê-lo: devemos nos concentrar mais no presente. No entanto, é difícil, porque nosso estilo de vida é baseado no futuro imediato e nos objetivos a serem cumpridos em que todas as nossas preocupações ficam concentradas.

Vamos tentar; respire profundamente e acalme a mente: aprecie tudo o que acontece no agora.

4. Autocontrole, a chave para a felicidade

“Uma mente disciplinada traz felicidade”.
Compartilhar

Uma mente disciplinada é aquela que sabe praticar o autocontrole, que prioriza o que é importante. Uma mente que deixa de lado o que não é útil, o que não tem significado e aprendeu a se concentrar nas emoções positivas para desfrutar de uma felicidade real, mas humilde.

5. O apego é a nossa fonte de sofrimento

“A raiz do sofrimento é o apego”.
Compartilhar

O vínculo prejudicial, aquele que nos torna apegados aos outros, o que nos torna dependentes do consumismo ou do material, é um vírus comum na sociedade de hoje.

Livrar-se dele, dessa raiz que traz mais sofrimento do que satisfação, requer tempo e requer sabedoria. Aprenda a ser mais livre, praticar o desapego e caminhar mais leve, mais em sintonia com a própria vida e com o próprio ser.

Filosofia budista

6. Eu te entendo, você faz parte de mim, eu estou com você

“O verdadeiro amor nasce da compreensão”.
Compartilhar

Esta é uma das mais belas frases do budismo. O amor verdadeiro não é baseado na paixão cega ou no vício prejudicial referido. Amar é, sobretudo, saber como cuidar e compreender. Porque quem compreende tem coragem e vontade de se aproximar da alma do outro para fazê-lo ver que está presente, que entende o que a outra pessoa sente e o que pensa. É uma aprovação incondicional que todos nós merecemos desfrutar.

7. Você é seu próprio inimigo

“Nem mesmo o seu pior inimigo pode machucá-lo tanto quanto seus próprios pensamentos”.
Compartilhar

O pior inimigo, o mais voraz e destrutivo, não está à nossa volta. Não usa sapatos, não faz barulho ao caminhar ou tem uma voz profunda. Além disso, seu tom de voz é muito familiar para nós, porque somos nós mesmos. Nós somos o pior carcereiro, o pior juiz e o pior executor, aquele que tira nossas asas e fomenta preocupações.

8. A constância e a perseverança

“Se você adicionar um pouco ao pouco, e fizer isso várias vezes, em breve o pouco se tornará muito”.
Compartilhar

Esta é uma das frases mais úteis do budismo para alcançar nossos objetivos de vida. Então, algo tão simples como ser constante em nossos esforços, perseverar na busca de nossos desejos, apesar das dificuldades, nos permitirá atingir muito mais do que pensamos.

Agora, para alcançar o que buscamos, às vezes grandes ações ou grandes esforços não são necessários; já é suficiente aquele pequeno gesto de cada dia, aquele pouco que todos os dias compõe uma montanha deslumbrante para chegarmos ao topo.

Equilíbrio emocional e mental

9. Fale com inteligência

“Melhor do que mil palavras vazias, uma palavra que traga paz”.
Compartilhar

O budismo nos lembra que os seres humanos tendem a ter um defeito: eles não falam com inteligênciaMuitas vezes falamos de rancor, de frustração ou daquela emoção negativa que nos prende, e isso é projetado sobre os outros.

Evite esse idioma cheio de palavras ocas, aquelas que não contribuem em nada, que machucam ou que não servem para criar laços. Vamos usar as palavras sábias, mais simples, mais profundas, aquelas que trazem paz e equilíbrio.

Para concluir, sabemos que existem diversas frases do budismo que merecem ser refletidas aqui. Muitos de nós podem até ter nossas favoritas, no entanto, aquelas que foram listadas aqui servem para um propósito muito específico: encontrar paz interior, gerenciar emoções negativas, focar o momento presente.

Vamos aprender com elas; vamos fazer delas nossos padrões diários para viver em maior equilíbrio e com maior felicidade.

Recomendados para você