9 frases que você sempre deve dizer a seu parceiro

· setembro 10, 2015

 “O que com o coração se quer, só com o coração se fala”

Francisco de Quevedo

Algo básico para que uma relação perdure: nossas trocas devem ser produzidas a partir do afeto, do entendimento e da confiança. Às vezes nos esquecemos de tudo isso e a rotina nos permite relaxar em certas demonstrações de amor, de respeito e de consideração mútua que nunca deveríamos permitir desaparecer. Neste artigo ressaltaremos a importância de 9 frases que devem estar presentes em nosso dia a dia…

1.   “Sinto saudades de você”

“Sentir saudade não é estar vazio, mas sim estar cheio de alguém que se faz presente apesar da ausência…”

Esta frase esconde um grande valor; quando as pessoas que amamos pronunciam estas palavras, sentimos que contribuímos com algo que só nós podemos oferecer. Expressar a saudade que sentimos de seus beijos, de suas carícias, de seu sorriso ou simplesmente de sua presença é essencial para manter vivo o amor.

2.   “Como foi o seu dia? ”

A indiferença é uma forma de preguiça, e a preguiça é um dos sintomas do desamor. Ninguém é preguiçoso com o que ama” (Aldoux Huxley)

Ter alguém é a forma de garantir ter um espaço para compartilhar nossas experiências diárias e nossas inquietudes. Não se trata de entrar todos os dias em uma sessão de queixas e lamentações, mas de criar a oportunidade de expressar como nos sentimos diante do verdadeiro interesse da outra pessoa.

3.   “Lembra-se de quando…? ”

“Muitas vezes na vida as pessoas se esquecem do que devem se lembrar e se lembram do que devem esquecer…”

O fato de recordar os grandes momentos juntos faz com que a magia não se perca com o passar dos anos. Na verdade, recordar é uma boa maneira de gerar novas e boas experiências, pois nos ajuda a reinventar novas formas e lembrar de como podemos nos sentir bem juntos. No final das contas, é este sentimento que nos une.

4.   “Como posso ajudá-lo? ”

“Não procure alguém que resolva todos seus problemas, procure alguém que não deixe que você os enfrente sozinho…”

Trata-se de encontrar uma forma com a qual possamos aliviar o nosso parceiro frente à frustração e à perda de controle. Podemos presentear com a nossa ajuda ou simplesmente com um ato tão singelo como o de perguntar e escutar.

Em primeiro lugar, diante desta pergunta, seu parceiro compreenderá que não está sozinho e que tem uma bengala na qual se apoiar; é importantíssimo lembrá-lo disso de vez em quando. Como esta ajuda é sincera e desinteressada, esta é uma das sensações mais tranquilizadoras que se pode ter.

5.   “O que você acha? ”

Quando não falas, há um montão de coisas que terminam sem serem ditas“. (Catalina Gilbert)

Nos esquecemos disso com muita frequência. Tanto nas pequenas quanto nas grandes decisões, ambos os membros da relação devem estar e se sentir presentes. É essencial que sejamos autônomos e independentes, mas quando temos uma relação e tomamos uma decisão, ambos os membros sempre têm algo a dizer.

Além disto, partindo do princípio de que uma decisão afeta a relação e a cada um de forma individual, compartilhar opiniões mantém o barco da confiança e da segurança mútua flutuando.

6.   “Adoro (tal coisa) em você”

Uma bomba faz mais ruído que uma caricia, mas para cada bomba que destrói, existem milhares de caricias que constroem a vida“. (Facundo Cabral)

Os mimos e os elogios são uma parte essencial de uma relação de amor. O fato de pronunciar palavras galanteadoras faz o seu parceiro se sentir querido e valorizado, mas, sobretudo, sorrir. É essencial lembrá-lo de tudo que você gosta em seu rosto, em seu corpo, fazer carícias, beijar e compartilhar momentos íntimos.

7. “Desculpe, você tem razão”

“O casal perfeito não é o que nunca tem problemas, mas sim o que se mantém junto apesar deles.”

Quando discutimos e cometemos erros nós costumamos nos esquecer de que a humildade e a confiança são a base de uma boa relação. Não deixe que os problemas se convertam em um conflito eterno e faça o possível para resolvê-los o quanto antes, desde que com humildade.

O orgulho não deve ter espaço nos problemas do amor; na verdade, o excesso de orgulho nos corrói por dentro.

8. “Por favor” e “obrigado”

Seja grato pelo que tem e vai terminar tendo ainda mais. Se concentrar-se no que não tem, nunca, jamais terá o suficiente“. (Oprah Winfrey)

Há uma diferença abismal entre dizer “Tire o lixo!” e dizer “Amor, por favor, você pode tirar o lixo?”. A primeira opção dá maior margem a interpretações e suscetibilidades, enquanto na segunda percebe-se o afeto e o entendimento.

Falar com carinho e sem maldade é um dos pequenos detalhes diários que permitem que ambos se sintam bem e cresçam como casal.

9. “Amo você”

Quero estar em uma relação na qual alguém falar que me ama seja simplesmente uma validação cerimoniosa do que já se demonstrou“. (Steve Maraboli)

São duas palavras que brilham. Nada nem ninguém poderá despojá-las de seu grande significado e simbolismo. Estas duas palavras marcam o início do amor verdadeiro, supõem o reconhecimento do laço que une vocês e a expressão da energia que faz vocês felizes.

Não subestime o poder do dia a dia porque é ele que constrói o amor. Lembre-se de que amar alguém profundamente nos dá força, mas sentir-se profundamente amado é o que nos dá valor.

Imagem cortesia de Wasant