9 livros de psicologia que você não deve deixar de ler
O gênero da psicologia, também conhecido como o da autoajuda, é um dos mais demandados na atualidade. Controlar nossas emoções e compreender nossa forma de funcionar a nível interno é imprescindível para levar uma vida plena, por isso, um livro de psicologia é uma excelente ferramenta para o conhecimento e o crescimento pessoal.
Existem vários assuntos e âmbitos que os livros de psicologia envolvem e que podem nos servir de muita ajuda. Tudo depende do momento em que nos encontramos e que área de nossa vida queremos desenvolver ou enfrentar…
Hoje trazemos os 9 livros de psicologia que recomendamos aqui em A Mente é Maravilhosa e que consideramos mais influentes.
“as crenças irracionais (…) são os grandes inimigos dos psicólogos; as enfrentamos como caçadores e não nos cansamos de combatê-las e eliminá-as diariamente. E existem muitas!”
– A arte de não amargar a vida, Rafael Santandreu –
1. A arte de amargar a vida – Paul Watzlawick
Trata-se de um curto livro de psicologia, escrito em uma linguagem muito simples e que está cheio de anedotas sobre aquelas atitudes errôneas que temos no dia a dia e que nos impedem de ser feliz. Sem dúvidas, um dos livros de psicologia mais recomendados para todos os públicos.
Além disso, é um livro que nos ajuda a reconhecer nosso estilo pessoal diante de diferentes situações, oferecendo a oportunidade de descobrir como nós, pessoas, vamos criando com nossos mecanismos mentais uma realidade miserável e infeliz. Uma verdadeira oportunidade de começar a conhecer a si mesmo.
2. A arte de não amargar a vida – Rafael Santandreu
Trata-se do livro do qual extraímos a citação feita no início. Nós não sabemos se o autor criou este livro após ter feito a leitura do anterior que apresentamos aqui, mas a realidade é que ambos tratam da mesma temática, ainda que de forma muito diferente.
Neste livro de psicologia, Santandreu, um dos psicólogos mais importantes da Espanha, fala sob sua experiência expandida de quais são os comportamentos e atitudes mais perigosos para a saúde mental e a forma como podem danificar nossa qualidade de vida.
3. Inteligência emocional – Daniel Goleman
É um livro que foi escrito há muito tempo e que, no entanto, continua tendo um alto valor educativo. É muito recomendado e é uma referência para muitos psicólogos na atualidade. Neste livro, o autor analisa de forma brilhante a relação entre pensamento e emoção.
Além disso, Daniel Goleman nos oferece a possibilidade de conhecer o que é a Inteligência Emocional, como podemos fomentá-la e porque ela está aí. É um livro de psicologia muito reconhecido e que nos ajuda a compreender melhor a nós mesmos e aquelas pessoas que nos cercam.
4. Seus pontos fracos – Wayne Dyer
Acontece o mesmo que com o livro anterior: apesar de ter sido escrito há muitos anos, continua sendo uma referência para muitos psicológos na atualidade. O livro nos ensina quais são os comportamentos errôneos que nos impedem de sermos felizes e contribui com ferramentas práticas para gerar uma mudança positiva.
Na realidade, é um livro de psicologia muito prático porque oferece exercícios para fazer em cada capítulo, que permitem identificar quais são suas crenças irracionais e como, às vezes, complicamos a nossa vida através de preocupações, da culpa ou da necessidade de aprovação dos demais, entre outras coisas.
Melhorar a atitude, aprender a estabelecer relações saudáveis e conhecer as bases da saúde mental são alguns dos assuntos sobre os quais mais buscamos informação.
5. Amar ou depender? – Walter Riso
Este é um dos livros de psicologia mais recomendados para as pessoas que querem compreender quais são as bases para estabelecer relações interpersoais positivas baseadas no amor saudável, e não na dependência.
Amar ou depender nos dá as ferramentas adequadas para fazer do amor e das relações amorosas experiências plenas e satisfatórias, superando a dependência emocional e contribuindo com um adequado conhecimento sobre os vínculos amorosos.
6. O homem que confundiu sua esposa com um chapéu – Oliver Sacks
Trata-se de um livro de psicologia bastante atípico que trata de aproximar o leitor das patologias que podem ser encontradas em uma consulta psicológica, e da forma como elas afetam os pacientes. Ele faz isso narrando 20 histórias clínicas como se fossem um romance, de forma muito humana.
7. Poderosa Mente – Bernabé Tierno
Atualmente, existe a crença de que somos escravos do que pensamos. Acreditamos que a mudança não é possível e que a única opção é nos limitarmos à resignação. Neste livro, Bernabé Tierno nos ensina que a mente é nossa melhor arma e mostra como podemos usá-la para gerar uma mudança positiva.
“Poderosa mente” é um livro de psicologia no qual o desenvolvimento de uma personalidade resistente à crise e às dificuldades é sua peça central, desmascarando os mecanismos ocultos de nosso cérebro.
8. Rápido e Devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman
De maneira inesperada, este livro foi um sucesso internacional. Nele, são apresentadas as duas maneiras ou sistemas que controlam a forma como pensamos, para que possamos obter o poder para melhorar nossa qualidade de vida através de nossos pensamentos.
Daniel Kahneman nos surpreende mostrando como o nosso cérebro pode ser pouco confiável, repleto de inclinações e raciocínios falsos e inacabados. É um daqueles livros de psicologia que não podemos nos esquecer de ler se quisermos conhecer um pouco mais sobre a maneira como pensamos.
9. O poder dos hábitos – Charles Duhigg
Os hábitos são parte de nossa vida e determinam também o nosso bem-estar. É importante estarmos conscientes deles e mudar os que não estiverem contribuindo com algo positivo em nossa vida. Este livro é uma excelente ferramenta para conseguir alcançar tal resultado.
Estes são os 9 livros de psicologia que recomendamos que você leia, seja porque você definiu como objetivo aprender mais sobre este campo, ou porque quer obter um maior bem-estar e satisfação com sua vida. Esperamos que estas propostas tenham sido úteis.