Os 9 sinais para reconhecer um narcisista
Você saberia reconhecer um narcisista? O transtorno de personalidade narcisista, também conhecido como megalomania, é uma condição patológica que se caracteriza por uma autoestima demasiadamente elevada, onipotência sobre outras pessoas e falta de empatia. O narcisista se acha melhor do que os outros em todos os aspectos.
Podemos encontrar pessoas narcisistas no dia a dia, e convém identificá-las para evitá-las. Estabelecer um relacionamento com um narcisista, a princípio, pode ser uma experiência gratificante. Contudo, mais tarde ele mostra suas verdadeiras intenções de fazer os outros se sentirem inferiores e tirar proveito daqueles que o rodeiam.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, o narcisismo pode ser identificado por meio de nove sinais. Eles podem nos ajudar a reconhecer um narcisista patológico e a evitar um relacionamento abusivo.
Pistas para reconhecer um narcisista
1 – Grandiosidade
Grandiosidade é se sentir superior em comparação com os outros. Segundo o ponto de vista de um narcisista, todas as suas conquistas e capacidades são superiores. Desta forma, torna inferiores aqueles que o rodeiam. Os narcisistas costumam falar e agir como se fossem as pessoas mais importantes do planeta.
2 – Preocupação com o sucesso e o poder
As pessoas narcisistas têm uma grande preocupação em relação a como alcançar o sucesso nas suas vidas. Isso significa que suas maiores fantasias são obter sucesso e poder ilimitado, um conhecimento brilhante e beleza exuberante.
3 – Crença de ser único
Os narcisistas consideram que são seres únicos, insubstituíveis e sem igual. Isso faz com que só estabeleçam relacionamentos com outras pessoas que demonstram ser especiais. Isso explica por que os narcisistas acreditam que poucos podem compreendê-los ou ter coisas em comum com eles.
4 – Senso de direito a um tratamento especial
Os narcisistas gostam de ser tratados de forma especial. Exigem ter privilégios, já que consideram que merecem ser tratados da melhor forma. Tudo isso porque são especiais e, como tais, precisam ser tratados corretamente. Pela mesma razão, um narcisista não pode ser contrariado ou criticado.
5 – Admiração excessiva
Os narcisistas são pretensiosos e, por isso, exigem ser admirados a todo momento e lugar. Portanto, esperam ser atendidos e admirados por outras pessoas. Procuram constantemente que os outros os tratem de forma especial, sem se preocupar se merecem esse tratamento ou não.
6 – Inveja dos outros
Os narcisistas costumam ter inveja excessiva das pessoas que são melhores do que eles em certos aspectos. Esta pode ser uma inveja aberta ou encoberta. Além disso, sempre consideram que os outros os invejam pelas suas capacidades e conquistas pessoais.
7 – Falta de empatia
Uma das características mais notórias do narcisista é que ele não é capaz de ter empatia com outras pessoas. O narcisismo geralmente faz com que a pessoa seja incapaz de se identificar com os sentimentos e necessidades alheios. Isso faz com que sejam pessoas incapazes de amar, não têm remorso e nenhum tipo de culpa nem arrependimento por suas atitudes negativas.
8 – Explora os outros para conseguir um benefício pessoal
Os narcisistas costumam se aproveitar de outras pessoas para atingir suas metas pessoais. Manipulam os outros para utilizar seus recursos, ideias, tempo e contatos para alcançar seus próprios objetivos. É por essa razão que todo narcisista é um controlador, que manipula qualquer situação ou pessoa a seu favor sem se importar com quais serão as consequências.
9 – É arrogante e dominante
Todo narcisista é arrogante e dominante com as pessoas que o rodeiam. Para um narcisista, tudo que diz ou faz está correto, e por isso deve ser considerado e aceito sem questionar. Esta atitude faz com que os narcisistas imponham suas ideias sobre os outros.
Importância de reconhecer um narcisista
Com estes nove sinais para reconhecer um narcisista você poderá evitar ou pelo menos lidar melhor com este tipo de pessoa.
É de suma importância saber como reconhecer um narcisista patológico para não cair nas suas armadilhas ao estabelecer um relacionamento com ele ou ela. Evitando este tipo de relacionamento, você estará evitando ser manipulado e inclusive violentado emocionalmente. Estas pessoas se satisfazem abusando dos outros para se sentirem poderosas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American Psychological Association. (2022) Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition, Text Revisión (DSM-5-TR). American Psychological Association.
- Carlson, E. N. (2013). Honestly arrogant or simply misunderstood? Narcissists’ awareness of their narcissism. Self and Identity, 12(3), 259-277. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15298868.2012.659427
- Grenyer, B. F. S. (2013). Historical overview of pathological narcissism. En J. S. Ogrodniczuk (Ed.), Understanding and treating pathological narcissism (pp. 15-26). American Psychological Association. https://psycnet.apa.org/record/2012-22247-001
- Malesza, M., & Kaczmarek, M. C. (2018). Grandiose narcissism versus vulnerable narcissism and impulsivity. Personality and Individual Differences, 126, 61-65. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0191886918300217
- Undürraga, S., & Andrea, J. K. (2016). El diagnóstico del narcisismo: una lectura relacional. Revista de la Asociación Española de Neuropsiquiatría, 36(129), 171-187. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0211-57352016000100011