A história de Enkaz, o gato resgatado no terremoto na Turquia
Quando as grandes fatalidades acontecem, são as pequenas histórias que exalam um toque de esperança que nos aliviam. É como se, por um instante, encontrássemos alguma lucidez no absurdo, alguma luz no meio da escuridão. No dia 6 de fevereiro, acordamos com a notícia de que um grande terremoto devastou várias regiões da Síria e da Turquia.
A verdade é que, desde aquela data, os tremores não pararam e o número de feridos e mortos não parou de aumentar. Os números mais recentes nos dizem que as perdas humanas podem ultrapassar 47.000 – e serão mais. Desde aquele momento em que soubemos do desastre, o nosso olhar não parou de se voltar para aquelas pessoas que, em situações quase milagrosas, conseguiram salvar as suas vidas.
É impossível esquecer todas aquelas crianças e bebés retirados in extremis dos escombros, daquelas imensas acumulações de pó, ferro, paredes desmoronadas e restos do que, não muito tempo atrás, era um bloco de edifícios, uma casa, um lar.. Ouvi-las chorar ou rir nos braços dos socorristas foi um sopro de alegria.
No entanto, entre todas essas histórias de luz, há outras quase tão extraordinárias. Muitos animais também conseguiram ser resgatados e, entre todos eles, destaca-se um muito especial que se tornou viral nos dias de hoje.
Enquanto muitas das imagens que vimos do desastre na Turquia e na Síria nos deram um retrato nítido do desastre ocorrido, a fotografia de um animal nos ombros de seu salvador nos trouxe esperança.
O gato resgatado no terremoto na Turquia
Uma das províncias mais afetadas pelo desastre na Turquia é Nurdagi, em Gaziantep, no sul deste país. Neste mesmo local, o bombeiro Ali Cankas colaborou nos trabalhos de resgate. Este jovem pertencente à equipe nacional de ciclismo, fez parte da equipe que participou na busca de sobreviventes num quarteirão de edifícios 129 horas após o sismo.
Foi lá que encontrou uma bolinha suja de olhos luminosos que esperava que alguém a extraísse daquela confusão de ruínas, poeira e solidão desesperada. De ali tirou uma gata preto e branco, idosa e deu água e comida imediatamente. Ela era carinhosa e pertencia àquele tipo de gato que precisa de proximidade, do tipo que uma vez que se sente atraído por um humano, não o abandona mais.
A equipe de bombeiros decidiu nomear a gata resgatada do terremoto na Turquia, Enkaz, que significa escombros em turco. Eles a deixaram em um lugar seguro enquanto continuavam com o trabalho de resgate. Porém, o animal se recusou a ficar sozinho e para surpresa de todos, decidiu subir nas costas de seu salvador… Essa imagem logo percorreu o mundo inteiro.
Enkaz, a gata de olhos tristes que já tem um lar
Enkaz não foi o único animal que Ali Cakas resgatou. Ele também conseguiu tirar outros gatos e um cachorro grande. No entanto, por algum motivo, aquela gata se recusou a sair de seu lado. Durante alguns dias foi a mascote daquele grupo de bombeiros. Eles cuidaram dela, deram-lhe mimos e palavras gentis. Tudo numa tentativa quase inconsciente de oferecer algum carinho a um ser que parecia ter a tristeza estampada nos olhos.
Claramente Enkaz deve ter feito parte de uma família onde ela era amada. Também era provável que aqueles que formaram parte da vida daquela gata estivessem enterrados sem vida sob os restos daquele edifício. A sua foi, sem dúvida, uma história mais marcada pelo drama contido sob todas aquelas toneladas de restos de casas desintegradas.
As imagens de Ali Cakas e Enkaz deram a volta ao mundo em poucos dias. Desde então, este jovem bombeiro postou atualizações sobre suas vidas em sua conta no Instagram. Neste momento, esta gata preto e branco de olhos tristes mora com Ali em sua casa em Mardin, no sul da Turquia. Se seus donos não aparecerem, ela estará nos braços daquele que a salvou.
“Se você machucar um gato, terá que construir uma mesquita para que Deus o perdoe.”
-Ditado turco-
Turquia e o amor pelos gatos
A história do gato resgatado no terremoto na Turquia é mais um exemplo de algo conhecido mundialmente. A metrópole turca de Istambul, por exemplo, reverencia os gatos quase tanto quanto os faraós do antigo Egito. Estão por todo o lado, dominam a paisagem e são aquela nota singular da antiga capital do Império Otomano.
Os gatos fazem parte da cultura turca e são como aquele tapete multicolorido com pelos infinitos que vive em todos os cantos. Alguns dizem que graças a eles a presença de ratos é evitada, outros apontam que os gatos são um sinal de fortuna e boa sorte. Também é lembrado que eles eram os animais favoritos de Muhammad e que ele costumava dar proteção a todos os gatos que encontrava.
Seja como for, a Turquia valoriza muito os gatos e até aloca parte do orçamento para alimentá-los e construir abrigos para eles. Deduzimos que, como Enkaz, a maioria dos gatos resgatados do terremoto encontrará novas famílias onde poderão ser acolhidos. Uma atitude gentil que, sem dúvida, nos traz alguma luz em meio a esse desastre do qual será difícil se recuperar.
Crédito editorial: Merih Salmaz / ymphotos Shutterstock.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Knack, J. M., Chen, Z., Williams, K. D., & Jensen‐Campbell, L. A. (2006). Opportunities and challenges for studying disaster survivors. Analyses of social issues and public policy, 6(1), 175-189.