O ecomapa familiar, uma ferramenta de compreensão mútua

O ecomapa familiar é uma ferramenta muito interessante para conhecer o estado das relações intra e extra-familiares e para identificar as áreas relevantes a serem fortalecidas.
O ecomapa familiar, uma ferramenta de compreensão mútua
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 22 março, 2023

O ecomapa familiar é um instrumento para visualizar de forma rápida e sintética as relações que a família mantém com o meio ambiente e o contexto cultural. Isso ajuda a identificar a “rede extrafamiliar de recursos”. É fácil de preparar e oferece informações relevantes.

Uma das principais contribuições deste ecomapa é que permite reconhecer as deficiências do sistema familiar. Em muitos casos, ajuda a detectar conflitos que requerem mediação. Da mesma forma, ajuda a especificar os recursos que devem ser buscados e mobilizados e as pontes que vale a pena construir.

Existem recursos extrafamiliares que são muito úteis em caso de crise familiar. Importa reconhecê-los e criar as condições que permitam a sua utilização; o ecomapa é um dos que facilitam o processo. Da mesma forma, em alguns casos, o instrumento favorece os psicólogos, pois dá pistas sobre problemas intrafamiliares não identificados.

«Nas ciências sociais e nas ciências da saúde, muitas vezes é necessário conhecer o ambiente em que vive a família ou o paciente do paciente para saber qual é a origem do seu problema».

-Nahum Montagud Rubio-

O ecomapa familiar, o que é?

O ecomapa familiar é um mecanismo psicossocial que nos permite obter uma ideia bastante aproximada, rápida e simples do estado das relações familiares, tanto dentro do grupo quanto de seus vínculos com o exterior. Ajuda a estabelecer como são as relações filiais e afetivas entre os membros do núcleo e como é a sua inter-relação com outros contextos e ambientes sociais.

Esta ferramenta é considerada uma extensão do familiograma. Mas o ecomapa familiar enfatiza mais a identificação das redes significativas às quais a família pertence e como elas a impactam. Tais redes são constituídas por pessoas, grupos ou instituições ligadas às famílias.

Através deste recurso , cada membro da família tem a possibilidade de especificar o grau de satisfação, proximidade e ligação que tem com o grupo. Também para identificar os conflitos potenciais ou mobilizados presentes nessas áreas. Graças a esta informação é possível resolver situações problemáticas ou enriquecer as relações entre a família e o seu meio.

O ecomapa familiar coleta dados importantes de todos os membros da família
Os ecomapas avaliam o status de todos os relacionamentos familiares.

Preparar o ecomapa familiar

Para fazer o ecomapa, procure lápis e papel. Também é necessário coletar informações dentro da família, bem como observar sua dinâmica interna. Em seguida, aplique as etapas detalhadas abaixo.

1. Prepare um gráfico familiar

O familiograma é a representação gráfica de uma família. É uma estrutura que mostra quem compõe a família e como se relacionam entre si, em geral. Apenas o núcleo familiar básico é representado graficamente, não a família extensa. O seguinte deve ser levado em consideração:

  • Os homens são representados por um quadrado e as mulheres por um círculo.
  • A idade de cada membro da família deve ser anotada dentro do círculo ou quadrado.
  • O casamento entre dois membros da família é representado graficamente desenhando uma linha reta entre um e outro.
  • Se houver divórcio, coloca-se uma diagonal rompendo a linha que une os cônjuges.
  • Para representar graficamente os filhos, são feitas linhas verticais que saem da linha do casamento. Eles são apresentados da esquerda para a direita, do maior para o menor.

Para representar graficamente a relação entre os membros da família, é pertinente conhecer os seguintes significados.

  • Relação conflitiva. Uma linha quebrada.
  • Relação harmônica. Uma linha horizontal contínua.
  • Relacionamento próximo. Duas linhas horizontais paralelas.
  • Relacionamento muito próximo. Três linhas horizontais paralelas.
  • Relacionamento muito próximo, mas conflituoso. Três linhas horizontais paralelas e acima delas uma linha quebrada.

Essas convenções são representadas em esquemas onde aparecem as duas pessoas a quem o relacionamento se refere.

2. Informações adicionais

No familiograma é possível anotar datas ou acontecimentos importantes, referentes a um ou vários membros da família. Por exemplo, mortes, ano do divórcio, doenças graves, etc.

3. Desenhe os sistemas externos

Consiste em desenhar círculos, levando em consideração que cada um deles representa uma pessoa, grupo, instituição ou espaço com o qual a família interage. Por exemplo: vovô, clube de jardinagem, escola e bairro. Esses círculos se conectam com o círculo central, onde está o familiograma.

Nesse caso, são usadas as mesmas convenções que foram usadas para representar graficamente os relacionamentos no familiograma. Em outras palavras, três linhas horizontais, duas linhas horizontais, etc., conforme o caso. O vínculo pode ser feito com um ou mais membros, ou com toda a família.

Para fazer um ecomapa é fundamental considerar detalhes como datas relevantes dentro da família
Um ecomapa traz informações sobre datas importantes para toda a família.

A interpretação

Por razões óbvias, o ecomapa familiar fornece apenas informações gerais ou, diríamos, uma visão geral do estado das relações da família com seu ambiente. No entanto, isso é suficiente para ter uma visão global da qualidade das interações intra e extrafamiliares.

Da mesma forma, permite estabelecer o quão bem a família é apoiada pelos contextos com os quais se relaciona. Dessa forma, é possível saber com mais precisão em quais áreas o trabalho deve ser feito para fortalecer o interrelacionamento e oferecer um melhor suporte.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Espronceda Amor, M. (2011). Métodos para el estudio de la familia: Pertinencias y alcances del familograma y sus usos. Santiago, (125). https://santiago.uo.edu.cu/index.php/stgo/article/view/145110205
  • López Larrosa, S., Sánchez Souto, V. & Mendiri, P. (2012). Los adolescentes y el conflicto interparental destructivo: impacto en la percepción del sistema familiar y diferencias según el tipo de familia, la edad y el sexo de los adolescentes. Universitas Psychologica, 11(4), 1255-1262. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-92672012000400019
  • Suárez Cuba, M. Á. (2015). Aplicación del ecomapa como herramienta para identificar recursos extrafamiliares. Revista Médica La Paz, 21(1), 72-74.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.