A infidelidade online ou virtual

maio 2, 2019
O que um casal percebe de uma determinada maneira, outro casal poderia ver de uma forma completamente diferente. Portanto, o significado da infidelidade online depende do que é acordado e estabelecido em cada relacionamento.

Com as novas tecnologias, surgiram novas soluções, mas também novos problemas. Um deles é a infidelidade online ou virtual.

Muitos não sabem se devem classificar essa modalidade como um verdadeiro ato de infidelidade, ou somente como uma brincadeira sem maiores consequências. Neste, como em outros casos, os fatos são mais rápidos do que as ideias, e é por isso que ficamos um pouco confusos.

Seja como for, a verdade é que, atualmente, há muitas pessoas que estabelecem um relacionamento virtual, mesmo que já tenham um compromisso em sua vida real. Nesse caso, não há contato físico e, portanto, é difícil classificar essa infidelidade online. Ela deve ser vista como uma infidelidade real ou como uma fantasia?

A infidelidade online também nos leva a questionar o próprio conceito de infidelidade. Há quem pense que a verdadeira falta ocorre quando os sentimentos amorosos estão envolvidos no relacionamento com um terceiro, e que fazer sexo não seria tão sério quanto amar outra pessoa.

Há também aqueles que pensam que não importa qual seja a modalidade, o que a torna repreensível é mentir ou esconder essa relação com outra pessoa. Como lidar com tudo isso? Vejamos a seguir.

Infidelidade virtual

Infidelidade online: uma questão de oportunidade?

Há algo que é muito claro: as redes sociais facilitam a infidelidade. O portal britânico Divorce-Online divulgou algumas estatísticas de seus clientes, segundo as quais 80% das infidelidades começam na Internet.

Antes que existisse esse mundo de trocas virtuais, flertar era muito mais difícil para alguém que já tinha um compromisso. O risco de ser exposto era maior, além de implicar mais tempo e dinheiro.

Por outro lado, agora basta ser usuário de uma rede social ou entrar em um portal de namoro para iniciar um relacionamento com alguém. Finalmente, o mundo virtual é também um mundo anônimo, no qual todos podem construir a história de sua vida como quiserem. Qualquer um pode criar um personagem e viver vários romances virtuais, sem nenhum problema.

Por tudo isso, aqueles que são considerados infiéis ou que buscam um novo relacionamento têm um grande aliado na Internet. Agora, o importante é saber por que, mesmo tendo um relacionamento de casal, eles procuram novas aventuras. E se essa infidelidade online afeta negativamente o seu relacionamento.

Um jogo perigoso

Certamente, muitos daqueles que se envolvem em infidelidades online estão apaixonados pelo seu parceiro da vida real. Esse tipo de infidelidade, como outros, muitas vezes tem a ver com outros fatores além do amor.

Existem aqueles que simplesmente querem experimentar a adrenalina do proibido. Outros querem testar a sua capacidade de sedução e se sentem lisonjeados. Alguns procuram, simplesmente, fugir da rotina habitual.

O problema é que essa virtualidade pode ser enganosa em vários aspectos. É muito fácil construir imagens idealizadas das pessoas quando você só tem contato com elas via internet. O ser humano tende a acreditar no que quer acreditar.

Muitos se preocupam em mostrar apenas as suas facetas mais apresentáveis e atraentes nas redes sociais. Eles só mostram as fotos em que parecem mais atraentes e interessantes. Os mais inexperientes podem se deixar levar por esse ‘canto da sereia’.

Mulher olhando celular

Tudo que afeta o outro é real

Um estudo sobre a infidelidade online realizado por Guadano e Sagarin em 2010 revelou que, neste assunto, há uma grande diferença entre a percepção dos homens e das mulheres.

Os homens não dão muita importância aos relacionamentos virtuais. Eles não os classificam como infidelidade real, na maioria das vezes. Em contraste, qualquer tipo de relação sexual, incluindo sexo online, é tido como uma traição.

As mulheres, por outro lado, pensam o contrário. Para elas, qualquer tipo de relacionamento que envolva sentimentos é muito mais importante. Por isso, acham que a infidelidade online é uma verdadeira infidelidade, com todas as suas letras. Elas também acreditam que qualquer forma de relacionamento com terceiros gera consequências negativas no casal.

Como acontece com frequência nas realidades humanas, tudo depende da perspectiva e do contexto. É cada casal, e apenas cada casal, que deve esclarecer esse ponto entre os dois. Se não houver acordo e se, por esse motivo, alguém se sentir enganado, fica claro que a infidelidade online vai ameaçar o relacionamento.

  • Núñez, F., Cantó-Milà, N., & Seebach, S. (2015). Confianza, mentira y traición: El papel de la confianza y sus sombras en las relaciones de pareja. Sociológica (México), 30(84), 117-142.