Como evitar a monotonia no namoro

· outubro 31, 2018

É inevitável que a rotina apareça num relacionamento amoroso. Os dias passam sem que nada de novo aconteça, não há motivação e temos a sensação de estar entediados. Podemos inclusive pensar que já sabemos tudo sobre a pessoa que está conosco. Então, como evitar a monotonia no namoro?

Jessica Schainer, psicóloga clínica especialista em relacionamentos amorosos, afirma que “assim como a comida, os relacionamentos também devem ser ‘temperados’ com diferentes ingredientes”. Então, quais são os ingredientes que devemos adicionar ao nosso relacionamento? 

Talvez estejamos usando os mesmos ingredientes há muito tempo e, por isso, precisamos trazer um pouco de novidade para recuperar aquele toque diferente e, assim, saborear o nosso relacionamento novamente. Vamos falar um pouco mais sobre este assunto…

A rotina do casal

Ao começar um relacionamento, a paixão e o entusiasmo nos envolvem e tudo nos parece perfeito, idílico e incrível. No entanto, com o passar do tempo, a rotina aparece e vai nos aprisionando aos poucos. 

É como se fizéssemos sempre os mesmo planos, tivéssemos os mesmos hábitos sexuais, e a surpresa e a inovação tivessem deixado de ter lugar em nossas vidas.

Esta situação é apenas mais uma etapa do relacionamento, o problema é quando ela passa despercebida e se apodera da relação. Desta forma, surgirá a desilusão, o tédio e a decepção, e o relacionamento poderá começar a se deteriorar.

Por isso é tão importante prestar atenção e verificar de vez em quando como está a nossa situação. Além disso, é fundamental tentar não implementar ações de forma mecânica, já que a originalidade é uma peça muito importante no universo amoroso.

Casal brigado

Alimentar a chama do amor, incluir o fator surpresa no nosso dia a dia e tentar fazer coisas diferentes é tarefa dos dois. Por isso, é importante que tanto um quanto o outro proponham algo diferente para manter o interesse e revitalizar os sentimentos.

Sem dúvida, será uma boa forma de encontrar novas perspectivas para salvar o relacionamento monótono.

“O princípio de igualdade não destrói a imaginação, mas diminui o seu voo para o nível da terra”.
-Alexis de Tocqueville-

Segredos para evitar a monotonia no namoro

Agora que sabemos que a rotina pode se instalar num relacionamento amoroso, chegou o momento de aprofundar sobre algumas ideias que nos ajudarão a evitar a monotonia no namoro e escapar do tédio. Nós só temos que dar uso à improvisação e à criatividade. 

Não faça tantos planos

Organizar o nosso dia a dia é normal, mas tudo tem um limite. Podemos planejar os nossos objetivos e tarefas profissionais, metas pessoais ou algum plano com os nossos amigos e a pessoa amada, mas é importante ter em conta que se planejarmos tudo, será difícil nos surpreendermos. 

Na verdade, se todos os dias fizermos a mesma coisa com nossos parceiros, o tédio não tardará a chegar. Neste caso, o hábito pode ser muito prejudicial. 

Não é necessário improvisar tudo, mas sim procurar momentos e atividades que requerem um certo risco e aventura. Em vez de ir à praia com a família toda, porque não vão, por exemplo, os dois para um hotel romântico? Ou talvez vocês tenham mais vontade de ir passear até à cidade vizinha ou simplesmente jantar sob a luz do luar… Existem inúmeras opções!

Seja perfeccionista

A falta de tempo e o descontentamento nos fazem perder a paixão pelos detalhesMas é importante manter aquele beijo furtivo, aquele toque com mais intenção do que casualidade, aquela pequena surpresa inesperada…

Não dê as costas aos pequenos gestos, às palavras poderosas e aos olhares cativantes. No amor, tudo vale, tudo conta. Tudo pode ser um ingrediente a mais para estimular a paixão.

Cuide-se

Se você não se ama, dificilmente conseguirá amar a outra pessoa. O carinho pela sua cara-metade começa por si mesmo, por isso é importante que você se valorize como merece. Aceite os seus erros, mas também os seus sucessos e méritos. Ame-se!

Além disso, é importante que a falta de tempo não o impeça de organizar e desfrutar o tempo livre para se sentir bem. Reserve um tempo só para você. 

Novas atividades… na cama

Um dos graves problemas do casal rotineiro são os hábitos sexuais. Sempre que chega a hora do momento íntimo, tudo é repetitivo e chato. Por que não apostar em novas experiências? Por que não falar sobre isso para introduzir novidades nas relações sexuais?

Isso não significa que você tenha que fazer uma troca de parceiro, ler o Kama Sutra ou algo do gênero. Às vezes basta experimentar novas posições, preliminares diferentes ou usar algum tipo de jogo erótico. O importante é conversar sobre isso e não fazer nada que cause desconforto.

Sexualidade

Atividades… mas de aventura

A ação e as aventuras também podem evitar a monotonia no namoro e despertar a paixão. Já pensaram em fazer atividades diferentes? Por exemplo, esportes radicais como paraquedismo e rafting, ou então experimentar comidas extravagantes…

Vocês só têm que pensar em algo que desperte a sua atenção e que lhes permita rir e vibrar juntos.

“A regularidade, a ordem e a perfeição destroem a arte. A irregularidade é a base de toda a arte”.
-Auguste Renoir-

Comunicação

Obviamente, não pode faltar comunicação. Se vocês não são capazes de falar, transmitir aquilo que precisam, expressar sentimentos e encontrar pontos em comum, será bastante complicado se sentirem bem no relacionamento.

Isso é muito importante e é o básico para vocês poderem ser cúmplices e, evidentemente, para se conhecerem bem.

Evitar a monotonia em um relacionamento que caiu na rotina não é impossível, longe disso. Aliás, às vezes com muito pouco se consegue muito. Os dois precisam ter vontade, predisposição, esforço e estar dispostos a se deixar levar pela novidade e pela surpresa.