A teoria da inovação disruptiva de Clayton Christensen

A teoria da inovação disruptiva foi apresentada por Clayton Christensen e tem como foco as empresas. Entretanto, ela também tem aplicações em diversas áreas, inclusive na psicologia.
A teoria da inovação disruptiva de Clayton Christensen

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 11 julho, 2023

A teoria da inovação disruptiva foi desenvolvida por Clayton Christensen. Ele foi um renomado professor da Harvard Business School e um dos principais teóricos da transformação nos negócios. Além de suas contribuições empresariais, Christensen defendeu a educação e a religião.

Embora essa teoria seja desenvolvida principalmente no contexto de negócios e marketing, vários teóricos exploraram sua possível aplicação na psicologia e em outros campos. Em particular, alguns especialistas acreditam que essa abordagem pode ser aplicada no campo da saúde mental e psicoterapia. Saiba mais sobre isso durante a leitura.

“A inovação não é uma coisa rápida. É um trabalho difícil, constante e muitas vezes sem glamour.”

~ Clayton Christensen ~

Clayton Christensen e sua teoria da inovação disruptiva

A teoria de Christensen apareceu na obra de 1997, O Dilema da Inovação . Ali o autor aponta que empresas estabelecidas podem falir devido a sua própria lógica e estrutura.

Ele também indicou que é possível que novas empresas as superem ao romper com os modelos de negócios tradicionais, como afirma um artigo da Harvard Deusto Business Review.

Em suma, esta teoria afirma que as organizações não estão isentas de colapso devido ao seu próprio sucesso. Ele acrescenta que as empresas de sucesso geralmente se concentram em melhorar seus produtos e serviços atuais para atender às necessidades de seus clientes mais exigentes e lucrativos.

No entanto, Christensen (2006) também indica que essa estratégia de melhoria contínua pode fazer com que as empresas percam de vista as necessidades de clientes menos exigentes ou potenciais. É neste ponto que a inovação disruptiva entra em ação.

A teoria refere-se à introdução de produtos ou serviços novos e mais simples. Estes, a princípio, podem parecer inferiores aos produtos ou serviços existentes, mas são mais acessíveis e baratos para consumidores mal atendidos pelas empresas.

Portanto, ao invés de melhorar o que já existe, a inovação disruptiva cria novos mercados e oportunidades de crescimento. Esta abordagem tem um grande impacto no mundo dos negócios. E é usado para explicar o sucesso de organizações inovadoras, como Amazon, Netflix e Uber . Todos eles conseguiram mudar os mercados existentes e criar modelos de negócios.

Aplicação em psicologia

Como já observado, a teoria da inovação disruptiva tem aplicações na psicologia. Argumenta-se que as terapias existentes geralmente se concentram em melhorar a eficácia das terapias atuais para tratar os pacientes mais complexos e crônicos. Isso às vezes deixa de fora pacientes que poderiam se beneficiar de tratamentos mais simples e acessíveis.

Nesse sentido, a inovação disruptiva seria uma forma de melhorar a acessibilidade e efetividade do cuidado em saúde mental. Algumas das ideias levantadas são a criação de novos tratamentos e modelos de atendimento com maior cobertura.

Da mesma forma, essa abordagem também pode ter aplicações em psicologia social. Por exemplo, seria útil analisar como as mudanças na tecnologia e nas redes sociais afetam a maneira como as pessoas interagem e se relacionam. Isso também é viável para estudar em ambientes de trabalho e com a implementação da psicologia organizacional.

As contribuições desta teoria

A teoria da inovação disruptiva é nova em vários aspectos. Primeiro, concentra-se no papel de produtos ou serviços de baixo custo ou qualidade e na criação de novas oportunidades de mercado.

Assim, o Instituto Christensen sugere que as empresas estabelecidas às vezes subestimam o valor desses produtos ou serviços e se concentram em melhorar seus produtos atuais. Tal decisão as impede de se adaptar às mudanças nas necessidades dos clientes e às novas oportunidades de mercado.

No contexto da psicoterapia, uma inovação disruptiva resultaria em uma nova forma de terapia que desafia as formas tradicionais. Por exemplo, a terapia online representa uma inovação na psicoterapia, pois muda a forma como terapeutas e pacientes interagem e se comunicam.

A própria teoria sugere que uma inovação disruptiva geralmente começa em um mercado pequeno e menos estabelecido e depois se expande à medida que se mostra eficaz.

Em psicoterapia, uma nova técnica terapêutica pode começar com um pequeno grupo de profissionais ou pacientes, mas à medida que apresentar bons resultados, ela se popularizará e terá maior aplicação.

Considerações sobre inovação disruptiva em psicoterapia

Sem dúvida, a teoria da inovação disruptiva seria uma ferramenta muito útil ao repensar as práticas existentes em psicologia e psicoterapia. No entanto, também é importante observar que essa abordagem não é uma receita para o sucesso.

A implementação de uma nova forma de terapia requer tempo, esforço e recursos e nem sempre é garantia de bons resultados. Além disso, é importante que qualquer inovação em psicoterapia seja baseada em evidências científicas sólidas e esteja de acordo com os padrões éticos e profissionais da prática clínica.


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