A virtude de manter a mente aberta
Acontece com muita frequência. No nosso dia-a-dia, encontramos esse tipo de pessoas que permanecem firmes em seus esquemas de pensamento, até amigos íntimos, relutantes em empreender mudanças, a arriscar e ouvir opiniões diferentes por acreditar que tudo o que está se afastando de seus padrões de percepção, é cair no erro e na loucura.
Nossa sociedade abriga um grande número de mentes quadradas que colocaram um bloqueio em seus cérebros, negando a mente aberta e se escondendo atrás do que é conhecido, do que é esperado. São mentes inflexíveis que vivem na rotina e se recusam a se abrir para novas opções.
Temos certeza que você também conhece pessoas com esse perfil de pensamento e personalidade. O problema vem quando são familiares, amigos, colegas de trabalho com quem temos que interagir todos os dias. Devemos ter consciência da grande quantidade de paredes que os habitam, mas também sabemos como é difícil conviver com esse tipo de pessoa.
No entanto, você deve ser claro. Não se deixe influenciar, não se deixe “inocular” pelo vírus da inflexibilidade, da negação, da rotina de ferro que se recusa a mudar por medo de se desestabilizar. Uma mente aberta é uma arma de poder que devemos saber desenvolver.
Estratégias para manter a mente aberta
Há algo que vale a pena ter em mente. Você pode pensar que você mesmo é um exemplo de pessoa que sabe manter a mente aberta, que você se afastou daquele molde que esculpe esses cérebros geométricos embutidos em seus próprios interesses, em seu medo da mudança.
No entanto, de certa forma, todos nós temos algum outro canto que não cedeu completamente a essa abertura. Todos nós temos algum “pequeno” medo e temos uma “zona de conforto” reduzida da qual é muito difícil sairmos. Você é capaz, por exemplo, de aceitar opiniões diferentes das suas? Você acha que seus princípios, suas opiniões e crenças são sempre verdadeiras ?
Para se aprofundar um pouco mais nesses aspectos, agora convidamos você a levar em consideração todas essas dimensões que nos ajudam a manter a mente aberta.
1. Questione o que está ao seu redor
Não se trata de duvidar de tudo o que vemos ou fazemos. Em vez disso, seria nem sempre tomar as coisas como garantidas, aceitando que “tudo está como deveria ser”. É muito possível, por exemplo, que no seu trabalho existam muitos aspectos que precisam ser melhorados, além disso, você pode até conseguir aprimorar suas habilidades para crescer profissionalmente.
É até possível que aquela pessoa que você tanto admira nem sempre esteja certa, e também pode ser que muitas das coisas que você lê todos os dias tenham outras nuances a serem levadas em conta. Seja um pouco mais crítico com tudo ao seu redor.
2. Aceite o desconhecido, admita o inesperado
O medo é o maior arquiteto de barreiras que você pode encontrar em sua vida. É ele que o impede de descobrir novas opções, novos caminhos que podem levá-lo a uma maior satisfação pessoal. Por que não aceitar tudo que vem sem avisar? Por que não dar uma chance ao inesperado?
Poucas coisas envelhecem tanto quanto o medo ou a covardia. As portas que fechamos por medo do imprevisto, são espelhos onde amanhã deixaremos nossos arrependimentos.
3. Inspire-se com tudo ao seu redor, até mesmo com seus inimigos
Acredite ou não, as pessoas podem aprender muito mesmo com o que nos machuca. Uma mente aberta é aquela que ouve todas as opiniões e aquela que não vira o rosto para fugir.
Você pode estar lidando com alguém que está acostumado a ferir os outros, enganar e subjugar, porém, conhecendo esses padrões de comportamento aprendemos mais sobre eles “para saber o que NÃO queremos ser”, para entender “do que temos que fugir e o que queremos para nós mesmos.”
Tente sempre tirar algo de bom de cada situação que você vivencia todos os dias, uma mente aberta não está ancorada apenas em coisas negativas, na chuva de hoje, no erro cometido ou naquele “não” que recebemos como resposta.
A vida não fica presa em fracassos ou perdas, se nos permitirmos a honra de reconhecer os erros para aprender com eles, estaremos acionando as engrenagens da mudança, da melhoria. É uma questão de ser um pouco mais flexível e mudar nossas perspectivas para o positivismo e a superação.
A mente aberta: tenha coragem
A vida é uma inspiração contínua para apreciar com os olhos abertos, atenda o seu exterior e confronte o seu interior, só assim você alcançará um verdadeiro conhecimento das coisas. Não tenha medo de cometer erros e simplesmente ouse viver com a mente aberta.