Abertura à experiência: um traço de personalidade excepcional
O estudo da personalidade sempre despertou um grande interesse nos pesquisadores, ao mesmo tempo em que despertou a curiosidade de pessoas leigas. Os seres humanos tendem a se classificar com base em atitudes e características diferentes. Foi assim que surgiu uma das principais classificações de personalidade, da qual faz parte a característica sobre a qual nós falaremos hoje: a abertura à experiência.
Poderíamos dizer que essa é a característica de quem é curioso, aberto e ávido por emoções. Aquelas pessoas que todos nós conhecemos com fome de conhecimento, com múltiplos interesses e que sempre têm algo a contribuir e aprender. Quer descobrir mais a fundo como essa característica se manifesta? A seguir, falaremos mais sobre o assunto.
Abertura à experiência, um dos cinco grandes fatores da personalidade
O modelo dos cinco fatores é uma das principais taxonomias ou esquemas usados para entender e classificar a personalidade. Surgiu de uma pesquisa realizada por Goldberg e resultou nos seguintes atributos:
- Abertura à experiência.
- Conscienciosidade.
- Amabilidade.
- Extroversão.
- Neuroticismo
Hoje queremos tratar do primeiro, pois é um dos menos conhecidos. No entanto, é uma qualidade que molda significativamente a personalidade e confere certas vantagens a quem a possui.
O que é a abertura à experiência?
Por um lado, as pessoas com uma grande abertura à experiência são fluidas, flexíveis e criativas. Elas procuram novos estímulos, novos conhecimentos e emoções. Assim, elas aceitam a mudança e se abrem para diferentes formas de pensar e proceder.
Pelo contrário, aquelas com pontuação baixa nesta dimensão da personalidade são indivíduos mais fechados e menos tolerantes. Pessoas apegadas à tradição e à rotina, com um pensamento mais convencional. Em geral, esse traço abrange os seguintes aspectos:
- Fantasia. Pessoas com pontuação alta nesta dimensão são criativas, imaginativas e têm um rico mundo interior. Elas também têm pensamentos divergentes e são capazes de associar ideias sem conexão aparente, sempre encontrando novas formas de proceder. Além disso, a criatividade não se limita ao plano artístico. Grandes cientistas e profissionais de todas as áreas com uma visão inovadora mostram uma grande abertura à experiência.
- Inteligência e conhecimento. Esses indivíduos exibem uma grande curiosidade intelectual. São pessoas com tendência a se envolver na análise de ideias e na busca por respostas. Por isso, estão em uma constante busca por conhecimento e são abertas a diferentes pontos de vista. Além disso, elas têm interesses múltiplos e diversos e gostam de aprender.
- Estética. O apreço pela arte, pela música e pela beleza envolvente é muito característico deste tipo de personalidade. Elas parecem ser mais capazes de desfrutar de episódios de atenção plena e de entrar em estados de flow. É mais provável que elas se envolvam totalmente no momento presente e se sintam absorvidas pela atividade que estão realizando.
- Sentimentos. Elas estão mais conectadas com seus estados internos e têm uma alta capacidade de introspecção. Portanto, não têm medo de entrar em contato com as suas emoções e de se permitir senti-las plenamente.
- Valores. Elas estão mais abertas a diferentes pontos de vista e são mais propensas a questionar qualquer dogma ou crença, até os seus próprios. Assim, elas não se submetem a qualquer tipo de autoridade sem examinar os valores que possuem.
- Ações. Claro, elas estão mais abertas a experimentar novas experiências e atividades. Elas estão dispostas a experimentar novos sabores, conhecer diferentes culturas e sair da zona de conforto. Em última análise, elas buscam o incentivo e abraçam a mudança.
Personalidades excepcionais
Você conhece alguém com esse traço de personalidade? Você se reconhece nas definições anteriores? A abertura à experiência é uma característica dos visionários, das pessoas inovadoras e abertas, daquelas que favorecem as mudanças. São aquelas pessoas capazes de analisar, refletir e reexaminar tudo o que é considerado válido antes de aceitá-lo; são elas que impulsionam a curiosidade, o conhecimento e o avanço.
Essas pessoas experimentam afetos positivos com mais frequência e, portanto, desfrutam de uma maior satisfação com a vida. Elas são um sinal de que vale a pena nos abrirmos, despertando a nossa curiosidade e enfrentando o medo que a mudança pode gerar em nós.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Goldberg, L. R. {1981). Language and individual differences: the search for universals in personality lexicons. In: L. Wheeler (Ed.). Review of Personality and Social Psychology, Vol. 2, pp. 141-165. Sage: Beverly Hills, CA.
- Stephan, Y. (2009). Openness to experience and active older adults’ life satisfaction: A trait and facet-level analysis. Personality and Individual Differences, 47(6), 637-641.