Aceitar-se incondicionalmente pode levar a vida inteira

· julho 29, 2016

Todas as pessoas nascem com uma dose de amor incondicional,  mas com o tempo vamos perdendo-a. Aceitar-se incondicionalmente pode levar tempo. As experiências negativas, os problemas com os outros, fazem com que tenhamos que reaprender a amar dessa maneira novamente.

Aceitar-se incondicionalmente não é algo que acontecerá de forma repentina. Será um processo que durará toda a sua vida. Por isso, tenha paciência e lembre-se do que sempre nos disseram: “o que vale a pena leva tempo.”

Eu me aceito incondicionalmente ou não?

Cada discussão, crítica, problema ou dificuldade fará com que você perca um pouco de amor próprio. Todos nós estamos submetidos a esses tipos de situações negativas que vão minando nossa autoconfiança, mas não estamos conscientes disso até que começamos a nos sentir mal.

Você quer saber se você se aceita incondicionalmente ou não? Então apresentaremos alguns fatos a seguir que ajudarão a responder essa pergunta. Se você se sente identificado com eles, você não se aceita incondicionalmente.

  • Você se sente fora do lugar em determinados contextos ou situações.
  • Você acha que não merece o amor dos outros.
  • Você se compara com os outros e constantemente se sente inferior.
  • Você acredita que não é bom o suficiente no que diz respeito às outras pessoas.
  • Você não se arrisca na vida por medo de fracassar.
  • Você se reprime tanto que não se permite ser você mesmo.
  • Você não gosta de ficar só com os seus pensamentos.

mulher-com-barco-no-peito-tentando-aceitar-se

Se você se sente identificado com cada uma das situações anteriores, não se preocupe. É normal que você não se aceite incondicionalmente porque desde pequenos nos educaram para sermos aceitos socialmente. Como consequência disso, perdemos nossa verdadeira autenticidade.

Nos convertemos no que a sociedade quer que sejamos, ainda que existam pessoas que se destaquem, no fundo parece que todas seguem um mesmo padrão. Existe coisas em você que nunca serão iguais em outras pessoas. Isso é o que o faz ser autêntico e único.

Talvez você ande diferente, fale muito, talvez não leve a sério situações delicadas… Existem muitas coisas em você que não precisam coincidir com as outras pessoas. No entanto, as normas que regem a educação foram limitando-o pouco a pouco para que você corrija tudo o que não é visto com bons olhos.

É muito difícil sair dessa situação porque fará com que você se sinta estranho, diferente. Começar a amar-se incondicionalmente exigirá um grande esforço para deixar tudo aquilo que você acreditava que era certo para trás. Uma vez que o fizer, você começará a ser você mesmo.

Redescubra quem você é

Aceitar-se incondicionalmente quer dizer que você deve se conhecer a fundo. Isso pode ser simples, mas geralmente não é. Para conhecermos a nós mesmos o tempo que passamos sozinhos é a chave. Talvez você sinta medo do que pode descobrir, mas não é nada que parecerá estranho. Esse é você!

Você realmente sabe do que gosta? O que espera da vida? Até aonde você quer chegar? O que te faz feliz? Com certeza nesse exato momento você duvida das suas respostas. Com certeza existem muitas perguntas que não terão respostas, mas por isso é importante observar o nosso eu interior.

garota-bebendo-vinho-com-gato-tentando-aceitar-se

Quando você descobrir quem é, seus erros, suas virtudes… aceite todos eles e não se sinta tentado a cair naquilo que dizem que você deve ser. Imagine que você é uma pessoa que fala muito e muito valente para dizer o que não gosta, mas nunca expressa sua opinião porque o resto das pessoas demonstra rejeição; isso não é positivo.

Esse é um bom momento para começar a mudar essa situação e para aceitar que pode ser que algumas pessoas gostem do seu jeito, mas muitas outras não. Sim, você vai se sentir muito melhor quando começar a se expressar livremente, sem medo das reações dos outros.

Dessa maneira, é muito importante que você não se critique, nem se julgue por nada. Muitas pessoas fazem esse papel e não é bom seguir os seus passos. Assuma quem você é e demonstre orgulho por isso. Você é diferente e nem todo mundo vai gostar do seu jeito, não tem problema!

Para aceitar-se é preciso se conectar com o seu “eu” interior

Ainda que tenhamos sucesso e tenhamos alcançado o topo das nossas metas, apesar de você ter consciência de que aceitar-se incondicionalmente será a sua melhor opção, você seguirá criticando-se e se sentindo incomodado. Você terá que lutar continuamente contra isso.

Sempre vamos tender a seguir na direção do “eu social” em que nos sentimos seguros, ainda que fora do lugar. Pensamos que isso é o correto, que a aceitação dos outros é mais importante que a nossa própria. Essas crenças nos deixam ainda mais confusos.

Por isso é tão difícil voltar a se conectar consigo mesmo, recuperar esse “eu” que não tem nada a ver com o “eu social” que você mostra aos outros. O seu “eu” é autêntico, puro. Não é influenciado por nada, nem ninguém.

Você está ciente das limitações que você mesmo põe no seu caminho? Você tira um tempo para descobrir-se? A aceitação incondicional é algo que requer um grande esforço e trabalho, mas o resultado fará você se sentir muito melhor.

ilustração-mulher-tentando-aceitar-se

Aprenda a dar valor a você mesmo e a acreditar em si para não precisar que ninguém mais faça isso no seu lugar. Aprenda a aceitar-se incondicionalmente. Você é uma pessoa autêntica, diferente e cheia de coisas para contribuir! Não negue a oportunidade de conhecer-se, não negue a chance de aceitar-se incondicionalmente.